Turma 7109 - Currículo e Gestão em Ambientes Educativos - 2016/2

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Curso:

Período: 3

Professor(es): Adriana Ziemer Gallert

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Contextualização das dimensões de um novo paradigma curricular, suas inter-relações com as políticas para a Educação Básica, nas perspectivas filosófica, cultural e social, através de saberes e competências necessários a uma gestão participativa, sustentável e de responsabilidade social em  ambientes educativos

Competências

Elaborar uma proposta de currículo, coerente com as dimensões de novo paradigma curricular, e uma proposta de gestão escolar participativa, sustentável e de responsabilidade social em ambientes educativos, evidenciando posicionamentos críticos em relação à complexidade desafios do atual contexto social.

Objetivos

Programa

1. Currículo
1.1 Conceito de currículo na perspectiva do paradigma educacional emergente
1.2 Tipos de currículo: formal, real e oculto
1.3 Trajetória histórica do currículo no Brasil
1.4 Componentes estruturais do currículo: das diretrizes curriculares nacionais ao planejamento do professor
1.5 O currículo e o Projeto Político-Pedagógico da escola
1.6 Orientações curriculares nacionais das etapas e modalidades de educação:
1.6.1 Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
1.6.2 Educação de Jovens e Adultos
1.6.3 Educação Indígena
1.6.4 Educação do Campo
1.6.5 Educação Profissional e Tecnológica
1.6.6 Educação prisional
1.6.7 Educação Especial
1.7 Propostas curriculares do Tocantins para a Educação Básica

2. Gestão educacional
2.1 Gestão da escola e da sala de aula: democrática e participativa
2.2 Equipe gestora da escola: gestor/diretor, coordenação pedagógica, orientação educacional
2.3 Organização da gestão do sistema educacional e da escola
2.3.1 Órgãos colegiados do sistema educacional: Conselho Nacional, Estadual e Municipal de Educação
2.3.2 Órgãos colegiados da escola: Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e Conselho de Classe
2.4 Documentos norteadores da gestão da escola: o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar

3. Políticas públicas e legislação educacional brasileira
3.1 Síntese histórica da educação brasileira no contexto social, político e econômico
3.2 A educação na Constituição Federal de 1988
3.3 A LDB 9394/96 e o Plano Nacional de Educação
3.4 Políticas públicas para a Educação Básica
3.5 Estrutura da educação e sistemas de ensino: aspectos legais, estrutura e funcionamento das etapas e modalidades.

4. Financiamento da educação
4.1 Financiamento e gestão orçamentária da educação: FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)
4.2 Políticas de financiamento para a Educação Básica: FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)

Metodologia

Considerando a importância dos princípios da aprendizagem ativa no Ensino Superior, as aulas acontecerão com a utilização de estratégias metodológicas que promovam a participação dos acadêmicos inserindo-os como protagonistas nos processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, serão desenvolvidos estudos e atividades que estimulem a reflexão crítica sobre os conhecimentos abordados e a curiosidade investigativa sobre diferentes contextos e situações do cotidiano. No decorrer das aulas serão propostas atividades em grupo e individuais, com o intuito de promover a capacidade de trabalho em equipe, propiciando a vivência do respeito às diferenças individuais, multiculturais e étnicas. Nesse processo serão utilizadas estratégias metodológicas como, por exemplo:
-  aulas expositivas, dialogadas e problematizadoras;
- debates a partir de leituras prévias dos acadêmicos e de questionamentos problematizadores;
- elaboração de mapas conceituais, resumos e fichamentos das leituras indicadas;
- seminários para a socialização e o aprofundamento de abordagens teóricas;
- análise do filme “Entre os muros da escola”, realizado no sistema das Web Atividades, refletindo criticamente sobre as articulações entre o currículo, a gestão e o trabalho pedagógico do professor com seus alunos;
- pesquisa de campo: realizar observações, pesquisa documental e entrevistas em escolas de diferentes modalidades de ensino para conhecer o funcionamento e a organização do currículo e da gestão; elaboração de relatório analítico sobre as informações das escolas; socialização com os colegas por meio da realização de seminário;
- web atividades, sistematizadas e postadas no Conecta, que propiciarão aos acadêmicos a reflexão e o aprofundamento sobre conhecimentos trabalhados na disciplina, a autonomia intelectual e o interesse pelo conhecimento científico.
- elaboração de um Portfólio no decorrer do semestre sobre “A escola dos nossos sonhos!”, com os seguintes materiais
* documentos de uma escola: Ato de Criação da escola + PPP + Regimento Escolar
* proposta de currículo: inovador, diferente
* proposta de gestão: equipe gestora, órgãos colegiados, plano de gestão

Além dessas estratégias utilizadas no cotidiano das aulas, será realizada ainda uma atividade interdisciplinar com a turma de Fundamentos da Ação Pedagógica II: visita ao Abrigo João XXIII, em Porto Nacional-TO. Na realização da atividade acontecerão os seguintes momentos:
1) elaboração de um plano de ação;
2) elaboração de um Plano de Aula para trabalhar com os idosos da casa de abrigo;
3) observação da realidade;
4) sistematização das reflexões e análises.

Avaliação

Considerando que a avaliação se constitui em um processo diagnóstico, contínuo e formativo, no decorrer do semestre serão utilizados vários instrumentos, a fim de acompanhar e orientar a maneira como os acadêmicos estarão elaborando os conhecimentos abordados na disciplina.
Além disso, considerando as especificidades das abordagens dos conteúdos de currículo e gestão, o processo avaliativo será organizado de forma a contemplar o acompanhamento das aprendizagens de cada enfoque. Assim, ao final de G1 e de G2, a nota das avaliações realizadas nas aulas de segunda-feira será somada com a de quarta-feira. Segue a descrição desse processo para cada período letivo:

Composição do Grau 1 (G1):
Aulas de segunda-feira:
- Síntese reflexiva sobre o conceito de currículo, identificando os tipos de currículo (formal, real e oculto) e suas diferentes abordagens (acadêmico, humanista, tecnológico e reconstrucionista social).
Critérios de avaliação: argumentação, coesão e coerência textual, criticidade.
Valor: 0,5

- Aula sobre a história do currículo no Brasil.
Valor: 0,5

- Portfólio “A escola dos nossos sonhos”.
Critérios de avaliação: abordagem completa dos itens realizados nas aulas e pesquisados; autoavaliação e avaliação do grupo.
Valor: 1,0

- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de 2ª feira.
Critérios de avaliação: argumentação crítica, clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando conhecimento dos conteúdos trabalhados na teoria e na prática.
Valor: 3,0

Aulas de quarta-feira:
- Síntese reflexiva sobre o conceito de gestão, situando-o no contexto histórico brasileiro.
Critérios de avaliação: argumentação, coesão e coerência textual, criticidade.
Valor: 1,0

- Portfólio “A escola dos nossos sonhos”.
Critérios de avaliação: abordagem completa dos itens realizados nas aulas e pesquisados; autoavaliação e avaliação do grupo.
Valor: 1,0

- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de 4ª feira.
Critérios de avaliação: argumentação crítica, clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando conhecimento dos conteúdos trabalhados na teoria e na prática.
Valor: 3,0

Composição do Grau 2 (G2):
Aulas de segunda-feira:
- Aula sobre as etapas e modalidades de educação
Critérios de avaliação: abordagem teórica; criatividade; autoavaliação e avaliação do grupo.
Valor: 1,0

- Portfólio “A escola dos nossos sonhos”.
Critérios de avaliação: abordagem completa dos itens realizados nas aulas e pesquisados; autoavaliação e avaliação do grupo.
Valor: 1,0

- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de 4ª feira.
Critérios de avaliação: argumentação crítica, clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando conhecimento dos conteúdos trabalhados na teoria e na prática.
Valor: 3,0

Aulas de quarta-feira:
- Portfólio “A escola dos nossos sonhos”.
Critérios de avaliação: abordagem completa dos itens realizados nas aulas e pesquisados; autoavaliação e avaliação do grupo.
Valor: 1,0

- Síntese reflexiva sobre a visita no Abrigo João XXIII, em Porto Nacional-TO.
Critérios de avaliação: argumentação, coesão e coerência textual, criticidade.
Valor: 1,0

- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de 4ª feira.
Critérios de avaliação: argumentação crítica, clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando conhecimento dos conteúdos trabalhados na teoria e na prática.
Valor: 3,0

Bibliografia

Básica

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática . 5ª. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LUCK, Heloisa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Complementar

SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. São Paulo: Autores Associados, 1998.
VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula , 6ª. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
GADOTTI, M. e ROMÃO, J. E. (orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
RESENDE, L. M. G. de & VEIGA, I. P. A. (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 6ª. ed. Campinas: Papirus, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Material Digital

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