Turma 2101 - Metodologia de Ensino de Ciências - 2017/1
ImprimirCurso:
Período: 6
Professor(es): Mênfis Bernardes Alves
Carga Horária: 34 h
Ano/Semestre: 2017/1
Ementa
Relações do ensino das ciências com o meio.
Contextualização do ensino de ciências. Análise crítica de
teorias da aprendizagem no contexto do ensino
de ciências. Estudo de projetos de
ensino de ciências. Ensino e aprendizagem em ciências.
Competências
Compreensão das atividades desenvolvidas por docentes de Ciências.
Objetivos
Programa
O Trabalho Docente: a Construção da Práxis Pedagógica
Ética e Educação Clássica/ Ética e Competência Profissional na Educação
Reflexões Teórico-Metodológicas: Estabelecendo Relações entre Ciência e Desenvolvimento Tecnológico
Inteligências Múltiplas e diversidade em sala de aula
Buscando Democratizar Experiências e Ambientes de Aprendizagem
O Pensamento
Pré-Projeto de Intervenção: a Importância do Ensino de Ciências
Projetos de Ensino de Ciências
O Jogo no Contexto Escolar
Esquemas de Conhecimento: Enriquecendo-os Através dos Recursos Didáticos
Avaliação de G1 - Escrita e Individual
Oficina de recursos didáticos para o ensino de ciências
Oficina de recursos didáticos para o ensino de ciências
Internet: Aprenda de Forma Lúdica
Internet: Aprenda de Forma Lúdica
Ludicidade: Importante para o Desenvolvimento Neuropsicológico e sua Utilização no ensino de ciências
O Lúdico no Processo de Formação do Professor
Seminário
Seminário
Avaliação de G2 - Escrita e Individual
Aulas práticas para o Ensino de Ciências
Aulas práticas para o Ensino de Ciências
Metodologia
Aulas expositivas
Redação/Questões reflexivas
Visitas Técnicas
Trabalhos em grupo
Palestras e debates
Resenhas e fichamentos
Estudos de Caso
Seminários
Dinâmicas de grupo
Pesquisa
Avaliação
G1 Trabalhos individuais
G2 Trabalhos individuais
Trabalhos individuais
Trabalhos em Grupo
Bibliografia
Básica
DRIVER, R. Children?s ideas in science. Milton Keynes, Open University Press, 1985.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2003.
KAMII, C. e outros. O conhecimento físico no pré-escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo, EPU/EDUSP, 1987.
GROSSO, Alexandre Brandão. Eureka: práticas de ciências para o ensino fundamental. São Paulo, Cortez, 2003
CARRAHER, T.N. Ensino de ciências e desenvolvimento cognitivo. Coletânea do II Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia". São Paulo, FEUSP, 1986, pp. 107-123.
Complementar
NIGRO, Rogério G. Didática das ciências: o ensino-aprendizagem como investigação, São Paulo, FTD, 1999.
GASPAR. Alberto. Experiências de ciências para o ensino fundamental. São Paulo, Ática, 2003.
BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências para o ensino fundamental 1º e 2º ciclos. Brasília, MEC,1996.