Turma 2101 - Metodologia de Ensino de Ciências - 2017/1

Imprimir

Curso:

Período: 6

Professor(es): Mênfis Bernardes Alves

Carga Horária: 34 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

Relações do ensino das ciências com o meio.
Contextualização do ensino de ciências. Análise crítica de
teorias da aprendizagem no contexto do ensino
de ciências. Estudo de projetos de
ensino de ciências. Ensino e aprendizagem em ciências.

Competências

Compreensão das atividades desenvolvidas por docentes de Ciências.

Objetivos

Programa

O Trabalho Docente: a Construção da Práxis Pedagógica
Ética e Educação Clássica/ Ética e Competência Profissional na Educação
Reflexões Teórico-Metodológicas: Estabelecendo Relações entre Ciência e Desenvolvimento Tecnológico
Inteligências Múltiplas e diversidade em sala de aula
Buscando Democratizar Experiências e Ambientes de Aprendizagem
O Pensamento
Pré-Projeto de Intervenção: a Importância do Ensino de Ciências
Projetos de Ensino de Ciências
O Jogo no Contexto Escolar
Esquemas de Conhecimento: Enriquecendo-os Através dos Recursos Didáticos
Avaliação de G1 - Escrita e Individual
Oficina de recursos didáticos para o ensino de ciências
Oficina de recursos didáticos para o ensino de ciências
Internet: Aprenda de Forma Lúdica
Internet: Aprenda de Forma Lúdica
Ludicidade: Importante para o Desenvolvimento Neuropsicológico e sua Utilização no ensino de ciências
O Lúdico no Processo de Formação do Professor
Seminário
Seminário
Avaliação de G2 - Escrita e Individual
Aulas práticas para o Ensino de Ciências
Aulas práticas para o Ensino de Ciências

Metodologia

Aulas expositivas

Redação/Questões reflexivas

Visitas Técnicas

Trabalhos em grupo

Palestras e debates

Resenhas e fichamentos

Estudos de Caso

Seminários

Dinâmicas de grupo

Pesquisa

Avaliação

G1 Trabalhos individuais

G2 Trabalhos individuais

Trabalhos individuais

Trabalhos em Grupo

Bibliografia

Básica

DRIVER, R. Children?s ideas in science. Milton Keynes, Open University Press, 1985.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2003.
KAMII, C. e outros. O conhecimento físico no pré-escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo, EPU/EDUSP, 1987.
GROSSO, Alexandre Brandão. Eureka: práticas de ciências para o ensino fundamental. São Paulo, Cortez, 2003
CARRAHER, T.N. Ensino de ciências e desenvolvimento cognitivo. Coletânea do II Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia". São Paulo, FEUSP, 1986, pp. 107-123.

Complementar

NIGRO, Rogério G. Didática das ciências: o ensino-aprendizagem como investigação, São Paulo, FTD, 1999.
GASPAR. Alberto. Experiências de ciências para o ensino fundamental. São Paulo, Ática, 2003.
BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências para o ensino fundamental 1º e 2º ciclos. Brasília, MEC,1996.

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000