Turma 2101 - Didatica - 2017/2

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Curso:

Período: 5

Professor(es): MAria Aparecida da Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/2

Ementa

Organização e contextualização do trabalho pedagógico no
processo de ensino e aprendizagem, através da análise
crítico-reflexiva das abordagens sócio-históricas das
tendências educacionais. Pesquisa da ação educacional
articulada ao planejamento e à avaliação institucional e
educativa, a partir de metodologias que possibilitem a
construção de redes de conhecimento.

Competências

- Assumir uma postura ética e ecológica em sala de aula, no espaço universitário e na vida, contribuindo com a humanização e a transformação da educação na diversidade cultural;
- Planejar aulas reflexivas e problematizadoras  com coerência nas modalidades metodológicas (plano com objetivos e planos por competências e planos interdisciplinares).

Objetivos

Programa

1Educação & Sociedade
1.1Função social da escola: manutenção ou transformação da realidade?
2. O processo de ensino-aprendizagem
2.2 Professor, estudante e conhecimento
2. 3. A sala de aula: ética, diálogo e violência
2.4. Tempo e espaço na escola (Essa parte será contemplada de maneira geral por nós duas ao estudarmos os fundamentos da OTP).
3. Didática
3. 1. Desenvolvimento histórico e tendências pedagógicas
3. 2. Professor: características pessoais, compromisso político e capacidade técnica;
3. 3. Trabalho docente – natureza, desafios, possibilidades e limites
4. Organização do trabalho didático-pedagógico
4. 1. Práticas interdisciplinares
4. 2. Planejamento educacional: aspectos conceituais, modalidades e relações,
4. 3. Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação
4. 4. Elaboração de Planos de Ensino e Planos de Aula
4.5. Competências e habilidades
4.5.1 A proposta da construção de competência na perspectiva critica
5. Avaliação Dialógica do ensino e da aprendizagem
5.1. Pressupostos teóricos e práticos da avaliação
5.2. Instrumentos de avaliação

Metodologia

As aulas acontecerão por meio da utilização de estratégias metodológicas que promovam a participação dos acadêmicos inserindo-os como protagonistas nos processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, serão desenvolvidos estudos e atividades que estimulem a reflexão crítica sobre os conhecimentos abordados e a curiosidade investigativa sobre diferentes contextos e situações do cotidiano. No decorrer das aulas serão propostas atividades em grupo e individuais, com o intuito de promover a capacidade de trabalhar em equipe, propiciando a vivência do respeito às diferenças individuais, multiculturais e étnicas, como por exemplo:
-  aulas expositivas e dialogadas;
- debates a partir de leituras prévias dos acadêmicos e de questionamentos problematizadores;
- elaboração de mapas conceituais, resumos das leituras indicadas;
- seminários para a socialização e o aprofundamento de abordagens teóricas;
- estudos e análise de filmes e documentários que possibilitem a articulação entre os conteúdos abordados no programa da disciplina;
- elaboração de Planos de Aula e Planos de Ação com as metodologias estudadas;
- apresentação dos Planos por meio da realização de microaulas e ação interdisciplinar, incluindo o momento da avaliação coletiva e autoavaliação de cada vivência;
- realização de Web Atividades, no qual serão postadas atividades que propiciarão aos acadêmicos a reflexão e o aprofundamento sobre conhecimentos trabalhados na disciplina, a autonomia intelectual e o interesse pelo conhecimento científico.
Além dessas estratégias utilizadas no cotidiano das aulas, será realizada ainda uma atividade interdisciplinar com a turma de Currículo, Gestão em Ambientes Educativos, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico e Ritmo, Ludicidade e Motricidade: visita à Escola Indígena Waĩkarnãse- Aldeia Salto Kripre(povo Xerente), município de Tocantínia-TO.  Na realização da atividade acontecerão os seguintes momentos:
1) elaboração de um plano de ação;
2) elaboração de um Plano de Aula para trabalhar com os alunos da escola do campo;
3) realização de oficina com os professores da escola;
4) observação da realidade da comunidade indígena;
5) sistematização das reflexões e análises por meio da elaboração de um relatório analítico.

Avaliação

Considerando que a avaliação se constitui em um processo diagnóstico, contínuo e formativo, no decorrer do semestre serão utilizados vários instrumentos, a fim de acompanhar e orientar a maneira como os acadêmicos estarão elaborando os conhecimentos abordados na disciplina.
Segue a descrição desse processo para cada período letivo:

Composição do Grau 1 (G1):
Trabalhos e atividades avaliados - 6ª feira
- Resumo das Tendências Pedagógicas: Valor: 1,0
Critérios de avaliação: identificação e análise das características de cada tendência.
- Trabalho sobre metodologias e estratégias e ensino. Valor: 1,0
Critérios de avaliação: sistematização teoricamente fundamentada, com coerência e coesão textual.


- Elaboração e execução de um Plano de Ação para desenvolver com os alunos da Escola indígena. Valor: 2,0
OBS: Os alunos que não forem à aldeia vão planejar uma roda: discutindo a diversidade no dia 08 ou 10 de Novembro sobre questões de gênero, cor, direitos humanos. (A combinar)

Critérios de avaliação: utilização de estratégias metodológicas que contemplem os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização da Escola indígena; coerência entre as partes que compõem um Plano de Ação, na perspectiva do desenvolvimento de competências; postura docente coerente com as exigências da profissão.

- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de 6ª feira.
Critérios de avaliação: argumentação crítica, clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando conhecimento dos conteúdos trabalhados na teoria e na prática.
Valor: 6,0

Composição do Grau 2 (G2):
Trabalhos e atividades (valor 4,0):

- Relatório crítico analítico do trabalho da roda: discutindo a diversidade e ação na Escola Indígena Waĩkarnãse- Aldeia Salto Kripre (povo Xerente).
Critérios de avaliação: argumentação com base nas teorias estudadas, produção textual com coesão, coerência, criticidade; sistematização que contemple as normas de um trabalho científico.
Valor 2,0

- Avaliação coletiva e auto avaliação do trabalho na Escola indígena (avaliado pelas professoras Maria Aparecida e Marisa das disciplinas envolvidas na ação interdisciplinar).
Valor: 1,0 ponto

- Trabalho sobre Planejamento
Critérios de avaliação: apresentação dos pressupostos teóricos do planejamento e seus diferentes níveis, destacando as fases, as funções e os elementos que o compõe.
Valor: 1,0


- Prova com abordagem dos conteúdos das aulas de 6ª feira.
Critérios de avaliação: argumentação crítica e clareza na produção objetiva e discursiva, demonstrando coesão e coerência em relação aos fundamentos didáticos e à prática pedagógica vivenciada durante o semestre.
Valor: 6,0

Bibliografia

Básica

CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 18. ed. Petrópolis: vozes, 2000.
VEIGA, I.P.A (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 5ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.
________________ . Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 17. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

Complementar

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
VEIGA, I.P.A (Org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. 7ª. ed. São Paulo: Papirus, 1999.
CUNHA, M. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Material Digital

Escolarizando o mundo -Filme-documentário- 1h 4min Completo e legendado em português: http://youtu.be/6t_HN95-Urs.

LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas ressignificadas pelo debate contemporâneo na educação. 2005. Disponível em:
<http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/martim/profes_form/teoria_debatecontempo.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2013.

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