Turma 1301 - Redação para Comunicação - 2016/2

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Curso:

Período: 2

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Funções da linguagem. Leitura de imagens publicitárias clássicas e das que circulam no entorno do acadêmico. Introdução à teoria das cores e à semiótica aplicada a texto publicitário. Produção e refacção de textos.  

Competências

A disciplina redação para comunicação contribui no desenvolvimento das seguintes competências:

Comentar criticamente peças publicitárias;
Ser ético, pontual e entusiasmado pela compreensão de peças publicitárias, visando posterior atuação profissional.

Objetivos

Programa

Funções da linguagem - com destaque para a função conativa;  
Código verbal e não verbal e suas peculiaridades na composição de peças publicitárias;
Visão panorâmica de teoria das cores e da semiótica peirceana e sua utilização na análise de textos publicitários;
Autocorreção e refacção de textos descritivos e discursivos;
Revisão gramatical a partir de produções textuais próprias.

LEITURAS MÍNIMAS:
Raciocínio criativo na publicidade, de Stalimir Vieira, 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Semiótica aplicada (capítulos), de Lúcia Santaella. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Seis propostas para o próximo milênio, de Ítalo Calvino (capítulo ?Exatidão?).

Metodologia

A disciplina tem como propósito metodológico desautomatizar o olhar acostumado a excessivo número de imagens as quais circulam no cotidiano. Isso será feito a partir da discussão peças publicitárias de forma a perceber os detalhes da elaboração. Também serão discutidos textos acerca da publicidade. As aulas iniciarão a partir dos conhecimentos prévios dos alunos a fim de valorizar a participação de todos. Os acadêmicos discutirão imagem publicitária em grupo e, a seguir, eles produzirão, individualmente, texto escrito o qual passará por autocorreção e refacção com a finalidade de aperfeiçoar a escrita. Serão realizadas discussões a partir de textos acadêmicos que funcionarão como modelo para a produção escrita dos alunos. O laboratório de informática será utilizado para a escrita de textos. Nos encontros presenciais serão utilizadas técnicas diversas, tais como: discussão circular; GV-GO; Peritos e Interrogadores, painel, além de outras sugeridas pelo próprio grupo, de acordo com os objetivos e os conteúdos em pauta. Quando for necessária, haverá aula expositivo-dialogada. Serão usados recursos como quadro, datashow, computador, imagens impressas e digitalizadas. As web atividades são disponibilizadas no sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde também estão os critérios para respostas.

Avaliação

O processo avaliativo será contínuo (diagnóstico, formativo e somativo), por meio de observação quanto à participação, ao interesse e à pontualidade na apresentação e entrega de trabalhos individuais e em pequenos grupos. Espera-se que as apresentações dos alunos, orais e/ou por escrito, demonstrem conhecimento do conteúdo, coerência, adequação, entusiasmo, consciência crítica e postura profissional. Como também é desejável o uso adequado de recursos didáticos e/ou audiovisuais.

A prática da descrição de peças publicitárias ocupará lugar de destaque. Inicialmente, a professora apresentará aos acadêmicos os critérios de avaliação dos textos orais e escritos os quais serão utilizados.

Notas de G1:
- produção e refacção de textos sobre peças publicitárias: (1,0);
- cap. ?Exatidão? ? cap. de Seis propostas para o próximo milênio.
- apresentação oral: 1,0
- livro: Raciocínio criativo na publicidade.
- apresentação oral: (1,0);
- texto escrito: 1,0
- prova: 6,0.

Notas de G2:
- apresentação oral de um capítulo do texto Semiótica aplicada: (1,0);
- produção e refacção de textos sobre peças publicitárias (1,0);
- comentário crítico - de 3 a 5 laudas - sobre peça publicitária na perspectiva da semiótica peirceana: (2,0)  
- prova: 6,0.

Substitutiva de grau:
Avaliação- Assunto cumulativo do semestre
Prova (v.10,0), conforme resolução institucional.

1. Critérios de avaliação oral

Aspectos que serão avaliados desde o primeiro ao último dia:
a) demonstração, por meio de informações precisas, de que fez a leitura do texto proposto;
b) exposição de ideias claras, coerentes e com senso crítico;
c) volume e entonação de voz adequados, além de entusiasmo ao fazer exposição oral;
d) inscrição (sinalizar com a mão) para falar; e respeito às ideias dos colegas;
e) postura adequada quando fizer exposição;
f) uso da norma culta da língua na modalidades oral, exceto em situações específicas que exijam outras variantes.

2. Critérios de avaliação escrita

Os textos escritos serão avaliados a partir dos critérios:

1. Quanto à estrutura, o texto: (valor: 30%)
1.1 apresenta características do tipo e gênero textuais solicitados, de forma que é possível identificá-los?
1.2 apresenta indicadores que caracterizam o propósito textual?
1.3 apresenta as ideias centrais (tese e argumentos) quando o texto é argumentativo?
1.4 apresenta paragrafação correta (distribuída de forma adequada)?
1.5 apresenta título criativo?

2. Quanto aos aspectos de coesão, coerência, clareza e criticidade, o texto: (valor: 30%)
1.1 apresenta uso adequado de anafóricos, de elementos coesivos e de articuladores?
1.2 apresenta o assunto de maneira original, clara, crítica, criativa e progressiva?

3. Quanto a aspectos gramaticais, o texto: (valor: 25%)
3.1 está escrito de acordo com a variante linguística proposta?
3.2 está adequado quanto à ortografia?
3.3. está adequado quanto à concordância?
3.4 está adequado quanto à pontuação?
3.5 está adequado quanto à sintaxe?
3.6 está adequado quanto ao uso de letras minúsculas e maiúsculas?

4.  Quanto a aspectos estéticos, o texto: (valor: 15%)
4.1 apresenta letra legível (quando manuscrito)?

Bibliografia

Básica

CARVALHO, Nelly. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Trad. Marina Appenzeller. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002.
SERAFINI, Maria T. Como escrever textos. 11. ed. São Paulo: Globo, 2001.

Complementar

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
GABRIELLI, Lourdes. Redação publicitária. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MARTINS, Jorge S. Redação publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

Material Digital

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