Turma 1302 - Comunicação, Mídia e Cultura - 2016/2

Imprimir

Curso:

Período: 2

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Conceito de Cultura. Natureza e Cultura. Sociedade e Cultura. Cultura e identidade nas sociedades contemporâneas. Mídia e cultura. O debate em torno da cultura de massas. Cultura de massas e cultura popular. Cultura de massas e indústria cultural.

Competências

Compreender a cultura como aspecto determinante para o entendimento dos processos e produtos midiáticos.

Entender a inter-relação comunicação, mídia e cultura e as questões sociais que os produtos midiáticos induzem/reproduzem em consequência das diversas conjunturas e públicos em que são gerados.

Objetivos

Programa

1. Conceito de cultura.
1.1 Relação comunicação e cultura
1.2 Fenômeno cultural e relações comunicacionais.

2. Simbolização e cultura.
2.1 Cultura e universo simbólico.

3. A sociedade e os processos culturais.
3.1 Cultura e construção social.
3.2 O ser humano e a pluralidade das relações.

4. Conceito de identidade cultural.
4.1 O processo da construção da identidade cultural.

5. A cultura da mídia.
5.1 Mídia e cultura popular.
5.2 Cultura global.

6. Cultura de massas: questões fundamentais.

7. A indústria cultural

Metodologia

1. Na aula
A proposta implica em utilizar, de forma adequada, a reflexão em torno da disciplina e alcançar os objetivos preestabelecidos no plano de ensino, a partir de aulas expositivas, atividades em grupo; realização de seminários e debates em sala de aula.
2. Outras atividades acadêmicas
Elaboração de textos e produção de um curta-metragem com a temática do Diálogos Culturais, organização do Diálogos Culturais.
Substituição de grau: avaliação com questões objetivas e subjetivas - assunto ministrado durante o semestre letivo (10,0), conforme resolução institucional.

OBS: nas produções escritas será considerado o processo desenvolvido pelo acadêmico e sua capacidade se síntese e consciência crítica. Às cópias de textos da Internet ou de outras fontes será atribuída a nota zero.
Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis atividades da disciplina que envolva o conteúdo ministrado em sala de aula.

Avaliação

1ª. Avaliação bimestral, com valor final de 10,0 (dez) pontos; 2ª. Avaliação bimestral, com valor final de 10,0(dez) pontos; Prova substitutiva de uma das avaliações bimestrais, com valor 10,0(dez).
As notas das Avaliações Bimestrais terão as seguintes composições:
Avaliação Primeira (G1)
Avaliação: 6,0
Atividades Contínuas: 4,0
Total: 10,0
Avaliação Segunda (G2)
Produção do curta-metragem: 5,0
Organização do Diálogos Culturais: 5,0
Total: 10,0

Bibliografia

Básica

CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução: Ana Lessa, Heloísa Cintrão. São Paulo: USP, 2000.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Tradução Klauss Brandini Gerhardt. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico13. ed. Rio de Janeiro : Zahar, 2000.

Complementar

ADORNO. Theodor W.Prismas : critica cultural e sociedade / Theodor W. Adorno; tradução Augustin Werner, Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo : Ática, 1998. 285 p. (Série Temas ; v. 64).
ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. 2.ed. Campinas: Papirus, 2001.
MORAES, Dênis. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.
TAPSCOTT, Don. Geração digital: a crescente e irreversível ascensão da geração net. Tradução Ruth Bahr. São Paulo: Makron, 1999.

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000