Turma 1306 - Estratégias Promocionais em Comunicação - 2016/2

Imprimir

Curso:

Período: 5

Professor(es): Vladimir Alencastro Feitosa

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Estratégias e ações promocionais de comunicação.  Ponto-de-venda e relacionamento com consumidores. Calendário promocional e suas aplicações. Princípios éticos da promoção de vendas e merchandising.

Competências

A disciplina Estratégias Promocionais contribui no desenvolvimento das seguintes competências:
Que o aluno seja capaz de criar, planejar e executar um plano de promoção coerente com produto e estratégias promocionais visando divulgar a marca junto ao público-alvo, maior volume de vendas e lucratividade da empresa, bem como fazer como que a marca seja reconhecida no mercado. Encontrar as melhores ferramentas de apoio á divulgação e posicionamento produto/serviço diante do mercado. Selecionar os diversos veículos de comunicação de massa que sejam os mais efetivos dentro dos objetivos de divulgação e do perfil da campanha publicitária focando o público-alvo.

Objetivos

Programa

• Habilidades, competências do profissional de publicidade
• Planejamento estratégico promocional e 4 P’s
• Comportamento do consumido
• Promoção de vendas;
• Propaganda e promoção
• Merchandising;
• Ponto de venda;
• Problemas éticos em comunicações de marketing
• Marketing de varejo
• Marketing promocional
• Marketing promocional para mercados competitivos

Metodologia

O conteúdo programático será desenvolvido por meio de aulas expositivas com participação dos alunos. Também serão realizados seminários para o aprimoramento da oralidade e a capacidade de síntese. De caráter prático, além de realizar estudos de caso, os acadêmicos desenvolverão um Planejamento Estratégico Promocional. Nas aulas presenciais serão utilizados também recursos midiáticos. Enquanto as aulas semipresenciais funcionarão no sistema web, via portal da instituição, onde estarão disponíveis duas atividades da disciplina a serem realizadas de acordo com os critérios estabelecidos.

Avaliação

• O processo avaliativo será contínuo (diagnóstico, formativo e somativo), por meio de observação quanto à participação, ao interesse e à pontualidade na apresentação e entrega de trabalhos individuais e em pequenos grupos. Espera-se que as apresentações dos alunos, orais e/ou por escrito, demonstrem conhecimento do conteúdo, coerência, adequação, entusiasmo, consciência crítica e postura profissional. Como também é desejável o uso adequado de recursos didáticos e/ou audiovisuais.
Notas de G1:
• 1- Avaliação escrita (5,0)
• 2 – Seminários (3,0)
• 3- Trabalhos (2,0)

Notas de G2:
1- Avaliação escrita (6,0)
2- Trabalhos (4,0)

Prova Substitutiva de grau:
Avaliação - Assunto cumulativo do semestre. Prova (v.10,0), conforme resolução institucional.

Bibliografia

Básica

DE SIMONI, João. Promoção de vendas. São Paulo: Makron, 1997.
ENGEL, James F.; BLACKWELL, Roger D; MINIARD, Paul W. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. São Paulo: Atlas, 2000.
TALARICO, Edson. Marketing promocional. São Paulo: Atlas, 1996.

Complementar

BUAIRIDE, Ana Maria e ZENONE, Luiz C. Marketing da promoção e merchandising. São Paulo: Thomson Pioneira, 2004.
COSTA, A. R. Marketing promocional para mercados competitivos. São Paulo: Atlas, 1999.
GIGLIO, Ernesto M. O comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira, 2003.
MATTAR, Fauze N. Pesquisa em marketing. São Paulo: Atlas, 1997.
SHIMP, Terence A. Propaganda e promoção. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000