Turma 1307 - Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda I - Produto de Comunicação - 2016/2

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Curso:

Período: 6

Professor(es): Adriano Alves da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Regras da elaboração de um trabalho científico. Desenvolvimento de uma agência. Levantamento de um cliente. Estruturação de um briefing. Composição do planejamento de marketing. Plano de mídia e plano de criação. Desenvolvimento da apresentação escrita e Oral.

Competências

Ao término da disciplina o aluno deverá ter desenvolvido uma visão realista do mercado onde atuará profissionalmente.
Fazer com que o aluno desenvolva um projeto de comunicação e marketing, com base no aprendizado desenvolvido ao longo do curso, para um cliente real, respeitando seus limites de verba, objetivos e condições de mercado, nos moldes de um trabalho acadêmico no qual as regras da metodologia científica devem ser aplicadas.

Objetivos

Programa

1) Briefing: Histórico da empresa; Histórico do produto; Mercado; Consumidor; Distribuição; Preços; Concorrência
2) Análise dos dados da Pesquisa. Razões de compra do produto ( reason why); Emocionais; racionais;benefício que espera do produto; outras informações relevantes
3) Objetivos de mercado
4) Objetivos de comunicação
5) Planejamento de Marketing
6) Planejamento de Comunicação
7) Planejamento de Campanha: Briefing de criação; Objetivo de campanha; Estratégia de campanha
8) Plano promocional
9) Plano de Mídia
10) Orientações metodológicas: Formatação/revisão; Apresentação oral

Metodologia

Aulas expositivas acompanhadas de recursos como projeções e vídeos.
Uma vez formatado os grupos do trabalho, as aulas serão de assessoria grupo a grupo para o desenvolvimento do projeto experimental.

Avaliação

G1 - Banca de Qualificação
G2 - Banca composta por professores e profissional convidado

Bibliografia

Básica

COLLARO, Antônio Celso. Produção Gráfica – arte e técnica na direção de arte, 2 ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall. 2012
TYBOUT, Alice M. e CALKINS, Tim. Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas. São Paulo Atlas. 2006.
CESAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda / São Paulo: Futura, 2000

Complementar

OLIVEIRA, Marina. Produção Gráfica para Designers / Rio de Janeiro: 2AB, 2ª ed. 2002.

A ser indicado de acordo com o tema.

Material Digital

A ser indicado de acordo com o tema.

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