Turma 1312 - Assessoria e Consultoria em Comunicação - 2016/2

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Curso:

Período: 6

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Desenvolver competências práticas de assessoria e consultoria em comunicação.   Construir projeto de implantação de uma assessoria de comunicação integrada, aprimorando os processos de gestão organizacional.

Competências

Compreender a natureza da comunicação organizacional em seus aspectos políticos, sociais e culturais e sua importância no processo de construção da imagem empresarial.

Objetivos

Programa

1. Conceitos e terminologias em Comunicação Organizacional
2. A comunicação como poder nas organizações
3. Comunicação organizacional versus comunicação empresarial
3.1 Comunicação Organizacional: processo histórico no Brasil e no mundo.
4. A prática em assessoria de comunicação: instrumentos e estratégias.
5. Assessoria e consultoria de imprensa
6. As relações com a Imprensa
7. Ferramentas de Publicidade na Comunicação Organizacional
7.1 Ferramentas do Jornalismo na Comunicação Organizacional: técnicas de redação em assessoria
7.2 Ferramentas de Relações Públicas (RP) na Comunicação Organizacional
8. A mídia e a construção da imagem organizacional
9. A comunicação integrada
9.1 Planos, projetos e programas de assessoria em comunicação integrada
9.2 Roteiro de um plano de comunicação
10. Consultoria em comunicação ? atividade prática
10.1 Implicações éticas nas atividades de estágio em comunicação social;  
10.2 Estrutura da organização (campo de estágio), organograma, missão, visão, serviços, público alvo, publico institucional e das demandas de trabalho nas áreas que formam o tripé da comunicação.

Metodologia

Para o desenvolvimento da disciplina serão adotadas técnicas de ensino diversificadas, tais como: aulas expositivo-dialogadas; leitura prévia e análise de textos; exercícios orientados; produção de textos em assessoria (release).
Além disso, os acadêmicos elaborarão projeto de consultoria e atendimento organizacional, precedido de roteiro, dentre outros. A proposta implica em utilizar, de forma adequada, a reflexão em torno dos assuntos da disciplina e alcançar os objetivos preestabelecidos no plano de ensino.
Como a disciplina apresenta um aporte prático, serão realizadas atividades de observação junto a instituições da cidade.  
A carga horária deste estágio é de 4h semanais, em campo, por aluno. Os horários para o campo serão acordados com os alunos e o supervisor do campo. As atividades de estágio ocorrerão instituições, com presença obrigatória até o final do semestre. Estas acontecerão de forma interativa, socializada e reflexiva, utilizando-se relatos, discussões e supervisão das experiências dos estagiários, assim como estudo para embasamento teórico.
Os estagiários são responsáveis pelo preenchimento de documentos solicitados pela coordenação de estágio. Além de FICHA DE CADASTRO DO ESTAGIÁRIO E REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTAGIO.

Avaliação

No que diz respeito aos conteúdos da disciplina, a avaliação será contínua levando-se em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos). Consistirá em notas parciais atribuídas a uma prova e a trabalhos realizados no decorrer da disciplina, abordando os conteúdos ministrados. Em relação ao estágio: conforme ficha de avaliação apresentada aos alunos e relatório com seqüência estabelecida pelo conselho de curso.
G1
Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas (4,0)
Leituras e debates de textos em sala (2,0)
Produção de releases (1,0).
Consultoria e produção de relatório das atividades em campo (3,0)
G2
Defesa do planejamento de comunicação (10,0).
Substituição de grau: Não haverá substituição de grau nesta disciplina.

Bibliografia

Básica

DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia ? Teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2003.
FRANÇA, Fábio. Manual da qualidade em projetos de comunicação. São Paulo: Pioneira, 1997.
KOPPLIN, Elisa e FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: Sagra, 2001.

Complementar

BAHIA, Juarez. Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 1995.
CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial: a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. São Paulo: Best Seller, 1990.
PINHO, José Benedito. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas / José Benedito Pinho. 2. ed. São Paulo: Summus, 1990.
REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. 5. ed. São Paulo: Summus, 1986.

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