Turma 1303 - Ética, Estética e Comunicação - 2017/1

Imprimir

Curso:

Período: 3

Professor(es): Sonielson Luciano de Sousa

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

Introdução à ética e moral. A estética, o belo e a arte. Fenômeno estético e cultura de massa. Corpo e estética. Estética e reprodutibilidade técnica. Comunicação e Arte. Abordagem estética e tecnologias contemporâneas. Relações entre ética, estética e impactos na subjetividade contemporânea.

Competências

- Analisar diferentes produtos culturais e obras artísticas em perspectiva crítica e estética, como também refletir sobre a ética na comunicação e na sociedade.

Objetivos

Programa

• Ética na comunicação: introdução conceitual; códigos de ética do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda.
• Introdução ao estudo da ética e da moral.
• Conceitos básicos de estética: a arte e o belo.
• Estética e Sociedade.
• Fenômenos estéticos e cultura de massa.
• Interpretações estéticas da indústria cultural – comunicação de massa e gosto popular; movimentos estéticos e sua influência na contemporaneidade; a sociedade do espetáculo.
• Estética e reprodutibilidade técnica - convergência entre arte e comunicação.
• Abordagem estética e novas tecnologias.
• Relações entre ética, estética e impactos na sociedade contemporânea.

Metodologia

- As aulas serão expositivas;
- Será realizado debate em sala de aula sobre os conceitos de ética e moral;
- Como atividade prática, os acadêmicos farão análises estéticas de produções artísticas contemporâneas, como também aplicação da teoria em acontecimentos midiáticos contemporâneos;
- Para as aulas semipresenciais será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis três atividades da disciplina como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas.

Avaliação

A avaliação será contínua levando-se em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos). As notas para a avaliação de G1 serão distribuídas da seguinte forma: avaliação escrita (8,0); produção de textos sobre os assuntos discutidos (1,0); debate em sala de aula sobre ética e moral (1,0); A avaliação de G2 terá a seguinte distribuição: avaliação escrita (6,0); seminário sobre manifestações estéticas (2,0), criação estética (2,0).

OBS: nas produções escritas será considerado o processo desenvolvido pelo acadêmico e sua capacidade se síntese e consciência crítica. Às cópias de textos da Internet ou de outras fontes será atribuída nota zero.

Bibliografia

Básica

COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
LIMA, Luiz Costa (org). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. 10. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2009.

Complementar

BLÁZQUEZ, Niceto. Ética e meios de comunicação. São Paulo: Paulinas, 2000.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1979.
KARAM, Francisco José. Jornalismo, ética e liberdade. São Paulo: Summus, 1997.
PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Ática, 1997.
SANCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 2003.

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000