Turma 1304 - Redação Publicitária I – Impressos - 2017/1

Imprimir

Curso:

Período: 3

Professor(es): Sonielson Luciano de Sousa

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

Linguagem verbal e não verbal. Figuras de linguagem e estilo. Processos de comunicação aplicados em publicidade e propaganda. Estilos argumentativos. Conceitos e técnicas de redação publicitária. Elaboração e adequação de peças para mídia impressa e visual em campanhas publicitárias de natureza promocional, institucional e comunitária.

Competências

Ter a capacidade de criar diferentes tipos de peças publicitárias impressas, de acordo com o público-alvo ao qual estão destinadas e ao nicho da campanha, utilizando os conhecimentos sobre linguagem, argumentos e persuasão.

Objetivos

Programa

- O processo de comunicação e o texto publicitário.
- O texto persuasivo e o feedback pré-determinado.
- Usando as interferências do processo de comunicação como argumentos.
- A utilização das figuras de linguagem e estilo na publicidade e propaganda.
- Linguagem verbal e não-verbal.
- Estilos argumentativos.
- 4C´s - Cross Cultural Consumer Characterization
- Conceitos de linguagem subliminar e semiótica e suas aplicações na publicidade e propaganda.
- Como definir o mote(tema) da campanha.
- As particularidades e criação de textos, a partir de briefing, para as seguintes peças:
> Slogan
> Outdoor
> Busdoor
> Anúncio (revista e jornal)
> Cartaz
> Panfleto, folheto, flyer e filipeta
> Banner´s e painel
> Peças de identidade visual
> Brindes
> Folder
> Revista
> Cartilhas
> Jornal

Metodologia

Para que os objetivos propostos sejam alcançados serão utilizados os seguintes recursos:

- aulas expositivas
- debates mediados pelo professor
- estudos de 'cases' locais e nacionais
- ealização de trabalhos em sala de aula e extra-sala
- web atividades

Avaliação

G1
1.Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (6.0)
2.Trabalhos práticos (4.0)

G2
1.Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (6.0)
2.Trabalhos práticos (4.0)

SUBSTITUIÇÃO DE GRAU
1.Prova escrita individual, com questões objetivas e subjetivas (10.0)

Bibliografia

Básica

CARRASCOZA, João Anzanello. A Evolução do Texto Publicitário: A Associação de Palavras Como Elemento de Sedução na Publicidade. São Paulo:
MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: A Prática na Prática. São Paulo:Atlas, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação Publicitária: Estudos Sobre a Retórica do Consumo. São Paulo: Futura, 2003.

Complementar

VIEIRA, Stalimir.Raciocínio Criativo na Publicidade. São Paulo: Loyola, 2001.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 3 Edição. São Paulo: Ática, 2007.
BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2002.
LADEIRA, Julieta de Godoy. Criação de Propaganda. São Paulo: Global, 1997
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária: Para Cursos de Comunicação, Publicidade e Propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Material Digital


Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000