Turma 1305 - Planejamento de Mídia - 2017/1

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Curso:

Período: 4

Professor(es): Sonielson Luciano de Sousa

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

Técnicas de pesquisa de mídia e sua utilização. Planejamento estratégico de mídia. Circulação, audiência, seleção de veículos. Relação da atividade de mídia com a de criação.

Competências


Identificar diferentes tipos de mídias, como também desenvolver, trabalhar e finalizar um planejamento de Mídia.

Objetivos

Programa

Conceito de mídia;
• Histórico da Mídia no Brasil;
• Tipos de mídias: Impressas, eletrônicas, mistas, virtuais e alternativas;
• Técnicas de programação e veiculação em mídias impressas, eletrônicas e digitais; Estratégias de veiculação e público alvo;
•  Posição e horários;
• Pesquisa de mídia e sua utilização;
• Circulação, audiência, seleção de veículos;
• Relação da atividade de mídia com a de criação.
•Roteiro básico de um planejamento de mídia

Metodologia

s aulas serão ministradas por meio de exposições dialogadas.
- Serão formados grupos de trabalho para execução de atividades referentes ao planejamento de mídia e estudos de casos.
- Simulação de campanhas publicitárias;
- Será realizada comparação de campanhas publicitárias reais com o contexto acadêmico;
- Os acadêmicos participarão de palestra com especialistas;
- Para as web atividades será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis três atividades da disciplina como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas.

Avaliação

A avaliação será contínua, levando-se em consideração o interesse, a consciência crítica, a criatividade, a postura, a participação e a pontualidade em sala de aula e na entrega e apresentação das atividades realizadas na disciplina (individuais ou em pequenos grupos).

As notas para a avaliação de G1 serão distribuídas da seguinte forma: avaliação escrita (6,0); debates e estudo de caso (4,0) (divididos em duas atividades, no valor de 2,0 pontos, cada uma).

A avaliação de G2 será cumulativa e terá a seguinte distribuição: avaliação escrita (6,0); execução de planejamento de mídia (4,0).

A substituição de grau consistirá de uma avaliação escrita no valor de 10,0 pontos.

OBS: nas produções escritas será considerado o processo desenvolvido pelo acadêmico e sua capacidade de síntese e consciência crítica. Às cópias de textos da Internet ou de outras fontes será atribuída a nota zero.

Bibliografia

Básica

SAMPAIO,Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Pioneira, 1990.
TAMANAHA, Paulo. Planejamento de Mídia: teoria e experiência. São Paulo: Pearson, 2009.

Complementar

BARBAN, Arnold M. A essência do planejamento de mídia: um ponto de vista. São Paulo: Nobel, 2001 SISSORS, Jack Z. [et al.].
Planejamento de mídia. São Paulo: Nobel, 2001. TAHARA, Mizuho. Contato imediato com mídia. São Paulo: Global, 1998.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
VERONEZZI, José Carlos. Mídia de A a Z: os termos de mídia, seus conceitos, critérios e fórmulas, explicados e mostrados graficamente como são utilizados na. São Paulo : EDICON, 2002.

Material Digital

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