Turma 1306 - Pesquisa Mercadológica - 2017/1

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Curso:

Período: 4

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

Conceituação de pesquisa mercadológica. Métodos quantitativos. Métodos qualitativos. Coordenação, planejamento e execução de pesquisas mercadológicas. Processamento e interpretação de dados. Aferição de resultados.

Competências

- Elaborar, direcionar, aplicar e avaliar instrumentos de pesquisa de opinião e mercado para elaboração de campanhas publicitária;
- Ser ético, pontual e entusiasmado pela compreensão da comunicação visual, visando posterior atuação profissional.

Objetivos

Programa

Conceitos e características da Pesquisa Mercadológica
1.2 - As propriedades da Pesquisa Mercadológica
1.3  Análise de Briefing
1.4 - Investigação formal e informal

Métodos Quantitativos
2.2 Métodos Qualitativos
UNIDADE 3  TIPOS E FORMATOS DE APLICAÇÃO EM PESQUISA
3.1  Questionários
3.2  Entrevistas
3.3  Call to Action
3.4  Inovações em Pesquisas de Opinião e Mercado

UNIDADE 4 - ELEMENTOS DE PESQUISA
4.1  Lançamento de Produto e/ou Serviço
4.2  Pesquisa de Público-Alvo
4.3  Pesquisa de Concorrência
4.4  Pesquisa Psicológica
4.5  Pesquisa de Mídia
4.6  Organização dos elementos no instrumento de pesquisa

UNIDADE 5 PESQUISA MERCADOLÓGICA
5.1 Diagnóstico de Instrumentos de Pesquisa
5.2  Elaboração de Instrumentos de Pesquisa
5.3 Seleção e Treinamento de Pesquisadores
5.4 Determinação de Área
5.5 Objetivos de Pesquisa
5.5 Pré-teste
5.6 Pós-teste

Metodologia

O conteúdo programático será desenvolvido por meio de aulas expositivas com a participação dos alunos. Os acadêmicos produzirão e socializarão análise de textos. Além disso, eles realizarão seminários para o aprimoramento da oralidade e da síntese de ideias em relação a pesquisas bibliográficas. Como trabalho prático, os alunos desenvolverão um projeto institucional que pode culminar com a elaboração de uma pesquisa mercadológica para um cliente a ser definido.

Avaliação

A avaliação será processual, contínua, qualitativa e cumulativa, utilizando os seguintes instrumentos:

Notas de G1:
Avaliação escrita (6,0)
Trabalhos (3,0)
Participação em aula (1,0)

Notas de G2:
Avaliação escrita (6,0)
Trabalhos Práticos (3,0)
Participação em aula (1,0)

Substitutiva de grau:
Avaliação- Assunto cumulativo do semestre
Prova (10,0), conforme resolução institucional.

Bibliografia

Básica

SAMARA, Beatriz Santos. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia [impresso e on-line. 4 ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.
:: Básica
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. São Paulo. Atlas, 1998.

SAMARA, Beatriz dos S. Pesquisa de Marketing. 3.ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2002

Complementar

BARROS, Aidil P.; LEHFELD, Neide A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 15.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
CORRÊA, Tupã G. Opinião pública: os bastidores da ação política. 2ed. São Paulo: Global, 1988.
SANT?ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Pioneira,

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