Turma 1134 - Assessoria e Consultoria em Serviço Social - 2008/2

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Curso:

Período: 8

Professor(es):

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2008/2

Ementa

Competências

1- Apreender o movimento e consolidação da dinâmica das atividades de consultoria e assessoria;
2 - Saber identificar as áreas e oportunidades de atuação do assistente social como consultor e assessor;
3- Saber fundamentar teórica e metodologicamente a inserção do Serviço Social na área de consultoria e assessoria.

Objetivos

Programa

UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ATIVIDADE DE CONSULTORIA E ASSESSORIA EM SERVIÇO SOCIAL

1.1 O mercado de trabalho e a desmistificação da atividade de consultoria e assessoria em Serviço Social
1.2 Os principais conceitos de consultoria de forma geral
1.3 O entedimento sobre consultoria e assessoria no  Serviço Social
1.4 Um visão contextualizado do Serviço Social para melhor atuar nesta área

UNIDADE II METODOLOGIA DO TRABALHO EM CONSULTORIA E ASSESSORIA NO SERVIÇO SOCIAL

2.1 Os primeiros passos - armadilhas e erros mais comuns na área de consutoria e assessoria
2.2 O plano de neógicio e o estudo de viabilidade
2.2.1 juridico
2.2.2 técnico
2.2.3 financeiro
2.23 plano de ação

2.3 O fluxograma e a metodológia básica do trabalho em consultoria e assessoria

UNIDADE III GESTÃO DO TRABALHO EM CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

3.1 Principios básicos de gestão de serviços
3.2 Markentig e venda dos serviços de consultoria
3.3 Contato e negóciação com o cliente
3.4 Proposta e planejamento do trabalho
3.5 Negociação e fechamento do contrato de trabalho
3.6 Execução e monitoramento do trabalho
3.7 Avaliação do trabalho e relatório final
3.8 Os desafios do Serviço Social na área da consultoria e assessoria.  

Metodologia

Aulas teóricas expositivas com a participação dos acadêmicos
Dinâmicas e trabalhos em grupo
Seminários
Projeção de filmes seguida de debate e reflexão grupal
Leitura de textos de apoio e material complementar

Avaliação

Serão aplicadas duas avaliações, G1 e G2 respectivamente, nas datas previstas no calendário acadêmico. Para composição da nota do G1 será aplicada uma prova objetiva-mista, com peso de 0 a 10 e no G2 um trabalho escrito com apresentação em seminário em grupo, o que será considerado para pontuação: tempo de apresentação, objetividade, apresentação, conteúdo e forma do material escrito, tendo como peso a nota de 0 a 10. Para compor a nota final do aluno serão  somadas as notas G1 e G2. Ressaltando que o aluno será avaliado de forma individual no G1 e grupal no G2.

Bibliografia

Básica

BLOCK, Peter Consultoria o desafio da liberdade São Paulo: Makronbook, 1993
Freire, Lucia.O serviço social na reestruturação produtiva : espaços, programa e trabalho profissional / Lúcia M. B. Freire. São Paulo : Cortez, 2003.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial : conceitos, metodologia, práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 2001.

BLOCK, Peter Consultoria o desafio da liberdade São Paulo: Makronbook, 1993
Freire, Lucia.O serviço social na reestruturação produtiva : espaços, programa e trabalho profissional / Lúcia M. B. Freire. São Paulo : Cortez, 2003.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial : conceitos, metodologia, práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 2001.

BLOCK, Peter Consultoria o desafio da liberdade São Paulo: Makronbook, 1993
Freire, Lucia.O serviço social na reestruturação produtiva : espaços, programa e trabalho profissional / Lúcia M. B. Freire. São Paulo : Cortez, 2003.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial : conceitos, metodologia, práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 2001.

BLOCK, Peter Consultoria o desafio da liberdade São Paulo: Makronbook, 1993
Freire, Lucia.O serviço social na reestruturação produtiva : espaços, programa e trabalho profissional / Lúcia M. B. Freire. São Paulo : Cortez, 2003.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial : conceitos, metodologia, práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 2001.

BLOCK, Peter Consultoria o desafio da liberdade São Paulo: Makronbook, 1993
Freire, Lucia.O serviço social na reestruturação produtiva : espaços, programa e trabalho profissional / Lúcia M. B. Freire. São Paulo : Cortez, 2003.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial : conceitos, metodologia, práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 2001.

BLOCK, Peter Consultoria o desafio da liberdade São Paulo: Makronbook, 1993
Freire, Lucia.O serviço social na reestruturação produtiva : espaços, programa e trabalho profissional / Lúcia M. B. Freire. São Paulo : Cortez, 2003.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial : conceitos, metodologia, práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 2001.

BLOCK, Peter Consultoria o desafio da liberdade São Paulo: Makronbook, 1993
Freire, Lucia.O serviço social na reestruturação produtiva : espaços, programa e trabalho profissional / Lúcia M. B. Freire. São Paulo : Cortez, 2003.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial : conceitos, metodologia, práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 2001.

BLOCK, Peter Consultoria o desafio da liberdade São Paulo: Makronbook, 1993
Freire, Lucia.O serviço social na reestruturação produtiva : espaços, programa e trabalho profissional / Lúcia M. B. Freire. São Paulo : Cortez, 2003.
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial : conceitos, metodologia, práticas / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo : Atlas, 2001.

Complementar

DOURADO, Elziane Olinda. Serviço Social e Gestão do trabalho: uma experiência de assessoria e consultoria. www.portalsocial.ufsc.br
Orlickas, Elizenda.Consultoria interna de recursos humanos : conceitos, casos e estrategias / Elizenda Orlickas. 4. ed. São Paulo : Makron, 1999.
KRASCH, Ursula. Serviço Social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1996
Pereira, Paulo.Enfrentando o mercado de trabalho : orientações para posicionamento mais adequado para os tempos atuais / Paulo Pereira. São Paulo : Nobel, 1997
Serviço total ao cliente : a arma decisiva. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

DOURADO, Elziane Olinda. Serviço Social e Gestão do trabalho: uma experiência de assessoria e consultoria. www.portalsocial.ufsc.br
Orlickas, Elizenda.Consultoria interna de recursos humanos : conceitos, casos e estrategias / Elizenda Orlickas. 4. ed. São Paulo : Makron, 1999.
KRASCH, Ursula. Serviço Social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1996
Pereira, Paulo.Enfrentando o mercado de trabalho : orientações para posicionamento mais adequado para os tempos atuais / Paulo Pereira. São Paulo : Nobel, 1997
Serviço total ao cliente : a arma decisiva. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

DOURADO, Elziane Olinda. Serviço Social e Gestão do trabalho: uma experiência de assessoria e consultoria. www.portalsocial.ufsc.br
Orlickas, Elizenda.Consultoria interna de recursos humanos : conceitos, casos e estrategias / Elizenda Orlickas. 4. ed. São Paulo : Makron, 1999.
KRASCH, Ursula. Serviço Social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1996
Pereira, Paulo.Enfrentando o mercado de trabalho : orientações para posicionamento mais adequado para os tempos atuais / Paulo Pereira. São Paulo : Nobel, 1997
Serviço total ao cliente : a arma decisiva. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

DOURADO, Elziane Olinda. Serviço Social e Gestão do trabalho: uma experiência de assessoria e consultoria. www.portalsocial.ufsc.br
Orlickas, Elizenda.Consultoria interna de recursos humanos : conceitos, casos e estrategias / Elizenda Orlickas. 4. ed. São Paulo : Makron, 1999.
KRASCH, Ursula. Serviço Social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1996
Pereira, Paulo.Enfrentando o mercado de trabalho : orientações para posicionamento mais adequado para os tempos atuais / Paulo Pereira. São Paulo : Nobel, 1997
Serviço total ao cliente : a arma decisiva. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

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KRASCH, Ursula. Serviço Social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1996
Pereira, Paulo.Enfrentando o mercado de trabalho : orientações para posicionamento mais adequado para os tempos atuais / Paulo Pereira. São Paulo : Nobel, 1997
Serviço total ao cliente : a arma decisiva. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

DOURADO, Elziane Olinda. Serviço Social e Gestão do trabalho: uma experiência de assessoria e consultoria. www.portalsocial.ufsc.br
Orlickas, Elizenda.Consultoria interna de recursos humanos : conceitos, casos e estrategias / Elizenda Orlickas. 4. ed. São Paulo : Makron, 1999.
KRASCH, Ursula. Serviço Social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1996
Pereira, Paulo.Enfrentando o mercado de trabalho : orientações para posicionamento mais adequado para os tempos atuais / Paulo Pereira. São Paulo : Nobel, 1997
Serviço total ao cliente : a arma decisiva. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

DOURADO, Elziane Olinda. Serviço Social e Gestão do trabalho: uma experiência de assessoria e consultoria. www.portalsocial.ufsc.br
Orlickas, Elizenda.Consultoria interna de recursos humanos : conceitos, casos e estrategias / Elizenda Orlickas. 4. ed. São Paulo : Makron, 1999.
KRASCH, Ursula. Serviço Social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1996
Pereira, Paulo.Enfrentando o mercado de trabalho : orientações para posicionamento mais adequado para os tempos atuais / Paulo Pereira. São Paulo : Nobel, 1997
Serviço total ao cliente : a arma decisiva. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

DOURADO, Elziane Olinda. Serviço Social e Gestão do trabalho: uma experiência de assessoria e consultoria. www.portalsocial.ufsc.br
Orlickas, Elizenda.Consultoria interna de recursos humanos : conceitos, casos e estrategias / Elizenda Orlickas. 4. ed. São Paulo : Makron, 1999.
KRASCH, Ursula. Serviço Social na era dos serviços. São Paulo: Cortez, 1996
Pereira, Paulo.Enfrentando o mercado de trabalho : orientações para posicionamento mais adequado para os tempos atuais / Paulo Pereira. São Paulo : Nobel, 1997
Serviço total ao cliente : a arma decisiva. Rio de Janeiro : Campus, 1991.

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