Turma 1106 - Competência Técnica Operativa em Serviço Social II - 2016/1
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Período: 6
Professor(es): Maurício José da Silva
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2016/1
Ementa
A competência técnico-operativa do Serviço Social, sua utilização nos processos de conhecimento e intervenção profissional do assistente social. A postura crítico-reflexiva acerca das dimensões, dos saberes, das habilidades e das atitudes na construção das estratégias de intervenção, em especial na elaboração dos instrumentos de trabalho. A documentação, os registros e os instrumentais privativos.
Competências
Ao final do semestre, espera-se que os acadêmicos tenham condições de:
- Compreender e reconhecer os saberes, as habilidades, atitudes e instrumentos que subsidiam a operacionalização do processo de trabalho do Assistente Social.
- Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar;
- Desenvolver aprendizagem no que concerne às dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa da profissão; habilidades; atitudes e valores visando à formação profissional e integral do aluno;
- Desenvolver habilidades a cerca da prática dos instrumentais técnico-operativos do Serviço Social.
Objetivos
Programa
1. Processo de Trabalho no Serviço Social.
2. Instrumentalidade do Serviço Social.
2.1 A escuta e a fala na comunicação.
2.2 Instrumentais operativos (face a face) do processo de trabalho.
2.2.1 Entrevista.
2.2.2 Visita como instrumento.
2.2.3 Grupo como instrumento.
2.2.4 Técnicas de abordagem.
2.3 Documentação do processo de trabalho.
2.3.1 Planejamento.
2.3.2 Relatórios Sociais.
2.3.3 Estudo Social.
2.3.4 Laudo Social.
2.3.5 Parecer Social.
2.3.6 Perícia Social.
Cronograma
Aula 1 (05.02) – Início das Atividades do Semestre. Avaliação Diagnóstica e Contextualização da disciplina para o curso.
Aula 2 (12.02) – Processo de Trabalho no Serviço Social.
Aula 3 (19.02) – Elementos constitutivos do processo de trabalho no Serviço Social.
Aula 4 (26.02) – Instrumentalidade do Serviço Social.
Aula 5 (04.03) – A escuta e a fala na comunicação.
Aula 6 (11.03) – Instrumentais operativos (face a face) do processo de trabalho: Visita como instrumento.
Aula 7 (12.03) – Web Atividade 1 – Faça um levantamento sobre os instrumentos de trabalho do assistente social evidenciando sua importância para a efetividade da intervenção profissional.
Aula 8 (18.03) – Exercício coletivo – Vivenciando a visita domiciliar / Estudo de caso.
Aula 9 (01.04) – Avaliação de Grau I.
Aula 10 (08.04) – Documentação do processo de trabalho: Estudo social e laudo social.
Divisão dos grupos para trabalho de G2 – conhecendo a realidade local (visita domiciliar e estudo social).
Aula 11 (15.04) – Instrumentais operativos (face a face) do processo de trabalho: Técnicas de abordagem.
Aula 12 (22.04) – Instrumentais operativos (face a face) do processo de trabalho: Grupo como instrumento.
Aula 13 (29.04) – Instrumentais operativos (face a face) do processo de trabalho: Entrevista / Relatórios Sociais.
Aula 14 (06.05) – Documentação do processo de trabalho: Planejamento. Buscar conteúdo da disciplina de Gestão.
Aula 15 (13.05) – Documentação do processo de trabalho: Parecer social / Perícia Social
Aula 16 (14.05) – Web Atividade 2 – Visite um campo de trabalho do assistente social a sua escolha, e identifique os instrumentais técnicos utilizados nas intervenções profissionais.
Aula 17 (03.06) – Exercício Coletivo – Discutindo a experiência das visitas realizadas.
Aula 18 (10.06) – Exercício Coletivo – Discutindo a experiência das visitas realizadas.
Aula 19 (17.06) – Avaliação de Grau II.
Aula 20 (24.06) – Devolutiva da Avalição de Grau II.
Aula 21 (29.06) – Substituição de Grau.
Metodologia
As aulas constarão de exposição dialogada dos conteúdos teóricos, com debates e exercícios que estimulem a participação do acadêmico, dando-lhe protagonismo no processo de ensino/aprendizagem. Os conteúdos serão correlacionados com a realidade estimulando a reflexão crítica dos acadêmicos. Utilizar-se-á de recursos audiovisuais como: slides, imagens, vídeos, entre outros, como instrumentos dinamizadores das aulas presenciais. Para tornar efetiva a proposta de aprendizagem serão desenvolvidos trabalhos complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula, exercícios de fixação, vivencias práticas, estudos de caso e web atividades, vislumbrando o desenvolvimento da leitura e escrita dos acadêmicos, bem como sua inserção no universo prático e interventivo da profissão.
Avaliação
GRAU 1
Avaliação Escrita (individual) – valor 6,0.
Exercício avaliativo – Resumo expandido e atividades em sala – 4,0.
GRAU 2
Avaliação Escrita (individual) – 6,0.
Exercício avaliativo – Experiência de visitas domiciliares e atividades em sala – 4,0.
SUBSTITUIÇÃO DE GRAU
Avaliação Individual e cumulativa dos conteúdos de G1 e G2 – valor 10,0.
Bibliografia
Básica
SCHEUNEMANN, Arno Vorpagel [et al]. Processo de trabalho no Serviço Social. Canoas: Ed. ULBRA, 2010. 116p.
SPEROTTO, Neila. Instrumentalidade do serviço social. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 136p.
Complementar
GIONGO, Cláudia Deitos. Processos de trabalho do serviço social II. Canoas: Ed. Ulbra 2003. (cadernos universitários 90).
Complementar
AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.
MAGALHÃES, Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. 2. ed.. São Paulo: Veras, 2006. 93 p. (Série livros-textos 3).