Turma 1107 - Estágio em Serviço Social I - 2016/1

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Curso:

Período: 6

Professor(es): Ewandelina de Moraes

Carga Horária: 204 h

Ano/Semestre: 2016/1

Ementa

O conhecimento da realidade organizacional de maneira a identificar as demandas dos usuários, bem como as possibilidades profissionais. A primeira aproximação com a realidade prática, de forma a contemplar permanentemente o exercício de articulação com o conteúdo de outras disciplinas curriculares do curso. A dinâmica institucional e a experimentação prática dos conhecimentos profissionais já construídos.

Competências

Ao final do semestre, espera-se que os acadêmicos tenham capacidade de:
• Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar;
• Articular as dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa do fazer profissional, e;
• Adquirir habilidades e atitudes investigativa, propositiva e interventiva para um agir profissional competente.

Objetivos

Programa

 Aula 01: 04 de fevereiro
Tema: Contextualizando a realidade do estágio: normativas e legislação; período de estágio; direitos e deveres dos estagiários; Orientações sobre a dinâmica da disciplina;

 Aula 02: 11 de fevereiro
Tema: Supervisão Direta de Estágio.  Lewgoy Apresentações/ avaliação
Orientações sobre o Diário de Campo – Roteiro
Aula dialogada – Resolução 533/08

 Aula 03: 18 de fevereiro
Colação de Grau

 Aula 04: 25 de fevereiro
Tema: Supervisão Direta de Estágio.  Lewgoy. Apresentações/ avaliação
Instrumentos de Produção e Registro no Exercício do Estágio I: Frequência; Plano Individual de Estágio; Diagnóstico Institucional; Diário de Campo; Relatório Final Estágio I; Instrumentos avaliativos; Planejamento e Contrato de Trabalho em Estágio I (Documentação, Legislações, Manual de Estágio do CEULP/ULBRA; Encaminhamento dos/as acadêmicos aos Campos de Estágio
Aula expositiva “ Plano de Estágio em Serviço Social”

 Aula 5: 03 de Março
Oficina: Construção do Plano Individual de Estágio

 Aula 6:10 de março
Orientação individual
Tema: Plano de estágio

 Aula 7: 12 de março – 1ª Web Atividade
Disciplina dispensada
 Aula 8: 17 de março
Supervisão Acadêmica Coletiva (Análise Institucional) – Reconhecendo e refletindo sobre a Organização Institucional: elementos para uma Análise Conjuntural e Estrutural da realidade: Construção do Diagnóstico Institucional fundamentado na aula coletiva.

 Aula  9: 31 de março
Tema: O ESTÁGIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS. Ana Maria Ferreira

 Aula 10: 7 de abril
Oficina: Apresentação do Campo de Estágio: Política Social; Histórico; Demandas Institucionais; Público Alvo; Estratégias de trabalho do Assistente Social;

 Aula 11: 14 de abril
Roda de Discussões: “No que se sustenta a falácia de que na prática a teoria é outra”: Relação da teoria no exercício profissional;
Orientações individuais no término da aula.

 Aula 12: 28 de abril
Roda de conversa: As expressões da Questão Social na realidade institucional.

 Aula 13: 5 de maio
Supervisão Acadêmica Coletiva - Relatório Final de Estágio: descrevendo, discutindo e delineando perspectivas

 Aula 14: 12 de maio
Semana Acadêmica de Serviço Social

 Aula 15: 14 de maio-  2ª Web
Turma dispensada

 Aula 16: 19 de maio
Tema: A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo.  Telma Cristiane Sasso de Lima, Regina Célia Tamaso Mioto, Keli Regina e Dal Prá*

Aula 17: 2 de junho
 Aula 18: 9 de junho
Ciclo de Relatos de Experiências e Intervenções de Estágio em Serviço Social (CREISS).

 Aula 19: 16 de junho
Tema: Supervisão acadêmica individual -  Avaliação de Competências

 Aula 20: 23 de junho
Roda de conversa: Devolutiva dos Trabalhos acadêmicos; avaliação estágio supervisionado em campo e supervisão acadêmica
 Aula 21: 27 de junho
Avaliação Final da disciplina e orientações para o semestre 2016/2.
Fechamentos da disciplina

Metodologia

A disciplina de estágio em Serviço Social I contempla duas perspectivas de trabalho: o de sala de aula (supervisão acadêmica) e o de campo (supervisão de campo); ambos supervisionados por Assistentes Sociais. Na supervisão acadêmica, o professor, vinculado à Instituição de Ensino, e na supervisão de campo, o Assistente Social vinculado à Organização concedente do estágio, que acolheu o aluno/estagiário.

O processo de acompanhamento e trabalho da supervisão acadêmica terá como matéria prima a cotidianidade do estágio de campo, nele os processos de trabalho do Assistente Social e as expressões da questão social e a vivência objetiva e subjetiva do (a) estagiário (a). A partir delas, a disciplina buscará criar uma relação teoria/prática que possibilite o preparo efetivo do discente para um agir profissional competente em suas dimensões investigativa, propositiva, interventiva, ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa.

A supervisão acadêmica dará ênfase, ainda, ao relato e à problematização, à criticidade, à reconstrução do real e da práxis reflexiva, ao questionamento e à proposição da cotidianidade do Estágio por meio da supervisão acadêmica coletiva. Será oportunizado aos discentes dirimir dúvidas, esclarecer caminhos e redirecioná-los, sempre relacionando-os aos princípios ético-político, teórico-metodológico, técnico-operativo da profissão, buscando a unidade entre a teoria e a prática.

A interdisciplinaridade será um recurso didático-pedagógico e para tal o discente será levado a articular os conhecimentos adquiridos ao longo da formação para apreender a realidade e solucionar problemas. Ele também será instigado a buscar conhecimento em outras áreas. No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento da disciplina ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e web atividades.


Avaliação

1. A aprovação do aluno está condicionada ao aproveitamento da disciplina, que se sustenta em três pilares: (a) frequência em sala – que deve ser superior à 75 % de presença; (b) média final igual ou superior a 6,0 – sendo obrigatória a entrega dos trabalhos que são eixos da disciplina; (c) carga horária em atividades de campo – que deve ser igual ou superior a 204 horas; (c) carga horária em atividades em sala de aula – que deve ser igual 68 horas, ou 75%;

2. A postura não ética do acadêmico durante o estágio (tendo como referência: o Código de Ética Profissional do Assistente Social, o Regulamento de Estágio do CEULP/ULBRA e/ou as Normas da Instituição Concedente de estágio), seja na supervisão acadêmica ou supervisão de campo, poderá levá-lo à reprovação. A postura e/ou situação não ética será encaminhada pelo supervisor acadêmico e/ou de campo, por meio de relatório, à Coordenação do curso e posteriormente avaliada pelo Conselho de Curso (CONCUR);

3. O término do estágio e da supervisão de campo e acadêmica deverá ocorrer concomitantemente ao término do semestre letivo. Ao término do semestre letivo o aluno deverá ter cumprido a carga horária estabelecida para a etapa, sendo esta uma das condicionantes à aprovação;

4. De acordo com o regulamento de estágio, aprovado pelo conselho de curso, não há avaliação de substituição para o eixo Prática Profissional;

5. A data para entrega das atividades e exercícios propostos serão marcadas pelo docente a partir da complexidade e funcionalidade da disciplina. O atraso na entrega dos mesmos devem ser justificados, por escrito ao professor responsável e este, ao avaliar o motivo, se reserva no direito de descontar 2% por cento da nota da mesma;

6. Não compõe nota, mas é obrigatória a entrega (dentro dos prazos estabelecidos pelo docente: (i) Documentos pessoais para organização da pasta/arquivo no CEULP (2 fotos 3x4, 1 cópia do RG, CPF, Comprovante de endereço); (ii) Via assinada da Carta de Apresentação do/a acadêmico/a ao Campo de Estágio; (iii) Plano de Estágio e Supervisão em Serviço Social. A não entrega destes indica a reprovação automática na disciplina.

Bibliografia

Básica

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
LEWGOY, Alzira B. Supervisão de estágio em Serviço Social : desafios para a formação e o exercício. 2. ed. São Paulo : Cortez, 2010. 232 p.
PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço. 3. ed. São Paulo : Cortez, 2002. 198 p.

Complementar

BAPTISTA, Myriam Veras. A investigação em serviço. São Paulo : Veras, 2006. 104 p.
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 3. ed. São Paulo : Cortez, 2001. 176 p.
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. 7. ed. São Paulo : Cortez, 2009. 215 p.
IAMAMOTO, Marilda. Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2011. 495 p.
NETTO, José Paulo, BRANT, Maria do Carmo. Cotidiano: conhecimento e critica. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2000. 93 p.

Material Digital

ABEPSS. Associação brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Política Nacional de Estágio. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/pneabepss_maio2010_corrigida.pdf. Acessada em 13 de janeiro de 2014.
BRASIL. Presidência da República. LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
CFESS. CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética Profissional do/a assistente social. Lei 8662/1993. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
_______________________________________________. Meia formação não garante um direito: o que você precisa saber sobre a supervisão de estágio direta em Serviço Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_ESTAGIO-SUPERVISIONADO.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
_______________________________________________. Resolução 533/2008. Regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
GUERRA, Y e BRAGA, M. E. Supervisão em Serviço Social. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fxa.yimg.com%2Fkq%2Fgroups%2F22603673%2F2047760758%2Fname%2FTexto-base_4.pdf&ei=-Y7WU6mYBvXesASO9IHYAg&usg=AFQjCNHzAxYzF2EtP5QhZrHkyTrzzvrunQ. Acessado em 28 de julho de 2014.
GUERRA, Y. No que se sustenta a falácia de que “na prática a teoria é outra”. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/mss20.pdf. Acesso dia 28 de julho de 2014.

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