Turma 1107 - Estágio em Serviço Social I - 2016/2

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Curso:

Período: 6

Professor(es): GIOVANNI BEZERRA DO NASCIMENTO

Carga Horária: 204 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

O conhecimento da realidade organizacional de maneira a identificar as demandas dos usuários, bem como as possibilidades profissionais. A primeira aproximação com a realidade prática, de forma a contemplar permanentemente o exercício de articulação com o conteúdo de outras disciplinas curriculares do curso. A dinâmica institucional e a experimentação prática dos conhecimentos profissionais já construídos.

Competências

Ao final do semestre, espera-se que os acadêmicos tenham capacidade de:
• Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar;
• Articular as dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa do fazer profissional;
• Adquirir habilidades e atitudes investigativa, propositiva e interventiva para um agir profissional competente.

Objetivos

Programa

01 28/07 Abertura do Semestre Letivo – Aula Coletiva Contextualizando a realidade do estágio: normativas e legislação; período de estágio; direitos e deveres dos estagiários; Orientações sobre a dinâmica da disciplina; encaminhamento dos(as) alunos(as)/estagiários(as) aos Campos de Estágio.
02 04/08 - O Estágio na formação do/a Assistente Social: conceitos, concepções e elementos para uma crítica reflexão na relação estágio com teoria social e os elementos de trabalho do Profissional.  
03 11/08 Oficina: Legislações pertinentes ao estágio: Lei Nacional do Estágio; Política Nacional do Estágio; Lei de Regulamentação da Profissão; Código de Ética Profissional; Resolução 533/08 e Manual de Estágio do CEULP/ULBRA.  
04 18/08 Seminário de Comemoração dia do Estagiário: Estágio no Contexto da formação profissional: na prática a teoria é outra?
05 25/08 Roda de Conversa: Instrumentos de Produção e Registro no Exercício do Estágio I - Diário de Campo; Frequência; Plano Individual de Estágio; Diagnóstico Institucional; Relatório Final Estágio I.
06 01/09 Oficina I: Construção do Plano Individual de Estágio I;
07 15/09 G 1: Dispensada: Último prazo para entrega do Plano Individual de Estágio
08 22/09 Oficina II - Diagnóstico Institucional – Política Social; Histórico Institucional; Demandas Institucionais; Público Alvo; Estratégias de trabalho do Assistente Social; Fonte de Financiamento Institucional; Articulação com a rede.
09 24/09 1 Web atividade: Disciplina Dispensada  
10 29/09 Oficina III: Apresentação do Campo de Estágio: Política Social; Histórico Institucional; Demandas Institucionais; Público Alvo; Estratégias de trabalho do Assistente Social; Fonte de Financiamento Institucional; Articulação com a rede.
11 06/10 Oficina IV: As expressões da Questão Social no espaço institucional e as intervenções profissionais.
12 13/10 Oficina V: Percepção do(a) Estagiário(a)  no exercício em campo das dimensões: técnico-operativo, teórico-metodológico, ético-político e investigativo.  
13 20/10 Oficina VI: Reconhecendo e Refletindo sobre o processo de trabalho do/a Assistente Social: Objeto de trabalho; objetivo e ações profissionais; competências e atribuições privativas; Supervisão de Estágio e futuros supervisores; a ação do/a acadêmico/a estagiário/a na efetivação do projeto ético-político do Serviço Social (pensando nos princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional).
14 27/10 Fórum Estágio Supervisionado em Serviço Social: Ciclo de Relato de Experiências e Intervenções de Estágio em Serviço Social (CREISS): Tema – Estágio na Formação Profissional;
15 29/10 2 Web atividade: Disciplina dispensada  
16 03/11 Ciclo de Relato de Experiências e Intervenções de Estágio em Serviço Social (CREISS): Experiências e Intervenções de Estágio;
17 10/11 Ciclo de Relato de Experiências e Intervenções de Estágio em Serviço Social (CREISS): Experiências e Intervenções de Estágio;
18 17/11 Avaliação de Competências: Visita aos campos de estágios para avaliação conjunta com supervisor de campo;
19 24/11 G 2: Dispensada: - Entrega do Relatório Final do Estágio I.
20 01/12 Roda de conversa: Devolutiva dos Trabalhos acadêmicos, avaliação do estágio supervisionado em campo, supervisão acadêmica e metodologia da disciplina.
21 08/12 Substituição de Grau: disciplina isenta

Metodologia

A disciplina de estágio em Serviço Social I contempla duas perspectivas de trabalho: o de sala de aula (supervisão acadêmica) e o de campo (supervisão de campo); ambos supervisionados por Assistentes Sociais. Na supervisão acadêmica, o professor, vinculado à Instituição de Ensino, e na supervisão de campo, o Assistente Social vinculado à Organização concedente do estágio, que acolheu o aluno/estagiário.
O processo de acompanhamento e trabalho da supervisão acadêmica terá como matéria prima a cotidianidade do estágio de campo, nele os processos de trabalho do Assistente Social e as expressões da questão social e a vivência objetiva e subjetiva do (a) estagiário (a). A partir delas, a disciplina buscará criar uma relação teoria/prática que possibilite o preparo efetivo do discente para um agir profissional competente em suas dimensões investigativa, propositiva, interventiva, ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa.
Será oportunizado aos discentes dirimir dúvidas, esclarecer caminhos e redirecioná-los, sempre relacionando-os aos princípios ético-político, teórico-metodológico, técnico-operativo da profissão, buscando a unidade entre a teoria e a prática.
No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento da disciplina ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:
1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina;
2. Calendário de Atividades: elaborado pelo professor responsável pela disciplina e disponibilizado aos/às alunos/as.
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico.
4. Web Atividade: Disciplina dispensada;
5. Frequência: documento que regula e registra a presença do aluno em sala.
6. Frequência de campo: documento que regula e registra a presença do aluno no campo de estágio.
7. Avaliação da Disciplina: a avaliação da disciplina é marcada por seu caráter contínuo e cumulativo, não se dividindo em duas médias (G1 e G2). A nota para a composição da média é representada pela somatória simples doas valores resultados das atividades propostas, de 0 a 10 pontos que comporão a nota da média final;
8. Reflexões e discussões: Após as leituras indicadas, espera-se que os alunos identifiquem os conceitos-chave, as idéias e as questões. Esses itens formarão a base para a discussão em sala de aula. Os/as alunos/as poderão ampliar as questões que estão sendo discutidas e sugerir leituras complementares. O professor poderá indicar aos demais alunos/as se a sugestão for pertinente à proposta de trabalho;
9. Exercícios teóricos e práticos: Exercícios planejados para complementar, ampliar e organizar a aprendizagem que serão disponibilizados ao longo das aulas.  
10. Oficina: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à participação de oficinas na disciplina que posterior gera um relatório Técnico Cientifico;
11. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

Oficina I: Construção do Plano Individual de Estágio I; 15/09 0,0 a 0,5
Oficina II - Diagnóstico Institucional – Política Social; Histórico Institucional; Demandas Institucionais; Público Alvo; Estratégias de trabalho do Assistente Social; Fonte de Financiamento Institucional; Articulação com a rede. 29/09 0,0 a 1,0
Oficina III: Apresentação do Campo de Estágio 29/09 0,0 a 0,5
Oficina IV: As expressões da Questão Social no espaço institucional e as intervenções profissionais. 13/10 0,0 a 1,0
Oficina V: Relatório sobre a percepção do(a) Estagiário(a)  no exercício em campo das dimensões: técnico-operativo, teórico-metodológico, ético-político e investigativo.   20/10 0,0 a 1,0
Oficina VI: Relatório sobre o processo de trabalho do/a Assistente Social: Objeto de trabalho; objetivo e ações profissionais; competências e atribuições privativas; Supervisão de Estágio e futuros supervisores; a ação do/a acadêmico/a estagiário/a na efetivação do projeto ético-político do Serviço Social (pensando nos princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional). 27/10 0,0 a 1,0
Apresentação no CREISS 03 e 10/11 0,0 a 1,0
Avaliação de Competências: Visita aos campos de estágios para avaliação conjunta com supervisor de campo; 17/11 0,0 a 2,0
Relatório Final Estágio I 03/12 0,0 a 2,0
Total 10,0

Observações:
1. A aprovação do aluno está condicionada ao aproveitamento da disciplina, que se sustenta em três pilares: (a) frequência em sala – que deve ser superior à 75 % de presença; (b) média final igual ou superior a 6,0 – sendo obrigatória a entrega dos trabalhos que são eixos da disciplina; (c) carga horária em atividades de campo – que deve ser igual ou superior a 204 horas; (c) carga horária em atividades em sala de aula – que deve ser igual 68 horas, ou 75%;
2. A postura não ética do acadêmico durante o estágio (tendo como referência: o Código de Ética Profissional do Assistente Social, o Regulamento de Estágio do CEULP/ULBRA e/ou as Normas da Instituição Concedente de estágio), seja na supervisão acadêmica ou supervisão de campo, poderá levá-lo à reprovação. A postura e/ou situação não ética será encaminhada pelo supervisor acadêmico e/ou de campo, por meio de relatório, à Coordenação de Estágio e posteriormente avaliada pelo Conselho de Curso (CONCUR);
3. O término do estágio e da supervisão de campo e acadêmica deverá ocorrer concomitantemente ao término do semestre letivo;
4. De acordo com o regulamento de estágio, aprovado pelo conselho de curso, não há avaliação de substituição para o eixo Prática Profissional;
5. Não compõe nota, mas é obrigatória a entrega (dentro dos prazos estabelecidos pelo docente: (i) Documentos pessoais para organização da pasta/arquivo no CEULP (2 fotos 3x4, 1 cópia do RG, CPF, Comprovante de endereço); (ii) Via assinada da Carta de Apresentação do/a acadêmico/a ao Campo de Estágio; (iii) Plano de Estágio e Supervisão em Serviço Social. A não entrega destes indica a reprovação automática na disciplina.

Bibliografia

Básica

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
LEWGOY, Alzira B. Supervisão de estágio em Serviço Social : desafios para a formação e o exercício. 2. ed. São Paulo : Cortez, 2010. 232 p.
PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço. 3. ed. São Paulo : Cortez, 2002. 198 p.

Complementar

BAPTISTA, Myriam Veras. A investigação em serviço. São Paulo : Veras, 2006. 104 p.
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 3. ed. São Paulo : Cortez, 2001. 176 p.
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. 7. ed. São Paulo : Cortez, 2009. 215 p.
IAMAMOTO, Marilda. Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2011. 495 p.
NETTO, José Paulo, BRANT, Maria do Carmo. Cotidiano: conhecimento e critica. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2000. 93 p.

Material Digital

ABEPSS. Associação brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Política Nacional de Estágio. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/pneabepss_maio2010_corrigida.pdf. Acessada em 13 de janeiro de 2014.
BRASIL. Presidência da República. LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
CFESS. CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética Profissional do/a assistente social. Lei 8662/1993. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
_______________________________________________. Meia formação não garante um direito: o que você precisa saber sobre a supervisão de estágio direta em Serviço Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_ESTAGIO-SUPERVISIONADO.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
_______________________________________________. Resolução 533/2008. Regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
GUERRA, Y e BRAGA, M. E. Supervisão em Serviço Social. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fxa.yimg.com%2Fkq%2Fgroups%2F22603673%2F2047760758%2Fname%2FTexto-base_4.pdf&ei=-Y7WU6mYBvXesASO9IHYAg&usg=AFQjCNHzAxYzF2EtP5QhZrHkyTrzzvrunQ. Acessado em 28 de julho de 2014.
GUERRA, Y. No que se sustenta a falácia de que “na prática a teoria é outra”. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/mss20.pdf. Acesso dia 28 de julho de 2014.
ALMEIDA, Suênya Thatiane Souza de. A importância do estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social. Disponível in: http://www.cress-mg.org.br/arquivos/simposio/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DO%20EST%C3%81GIO%20SUPERVISIONADO%20NA%20FORMA%C3%87%C3%83O%20PROFISSIONAL%20DO%20ASSISTENTE%20SOCIAL.pdf. Acesso dia 27 de julho de 2016.

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