Turma 1109 - Serviço Social e Famílias - 2016/2

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Curso:

Período: 3

Professor(es): Ewandelina de Moraes

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Estudo da família, sua historicidade, transformações através dos tempos até a sociedade contemporânea. A família no contexto das relações sociais contemporâneas. O universo das relações familiares e sua importância na constituição dos sujeitos. Inclusão nas políticas sociais. A centralidade da família nas políticas sociais. Desafios colocados para os profissionais na abordagem com famílias na atualidade.

Competências

- Refletir a respeito da centralidade da família no Serviço Social e nas políticas sociais;
- Analisar a complexidade existente entre o tema famílias e realidade social;
- Fundamentar as ações de acordo com a legislação e a ética profissional.


Objetivos

Programa

UNIDADE I
- Família
- Núcleo Familiar
- Matricialidade Familiar
- Novas conformações familiares
- Convivência Familiar e Comunitária

UNIDADE II
- A família e políticas públicas - SUAS
- A família e o Serviço Social
- Família e Direito Social


- Aula 01 - 26/07 - Apresentação das propostas da disciplina e do Plano de Ensino.
Iniciando o assunto Família, o que é?
Aplicação de atividade valendo 1,0 ponto para composição de G1 (Questões dissertativas)

- Aula 02 - 02/08 – Aula expositiva: O que é família?Novas configurações de família. Direito de Família, Código Civil, CF.

- Aula 03 - 09/08 – Aula expositiva: Matricialidade familiar.

- Aula 04 – 16 /08 - Aula expositiva e estudo dirigido: A família como questão social no Brasil. (COSTA, P. 19-25. 1998). As produções textuais estão vinculadas a 1º Web Atividade.

- Aula 05 – 23 /08 -Família e Serviço Social.
Aula expositiva e aplicação de questões.

- Aula 06 – 30/08 - O direito à Convivência Familiar e Comunitária.
A ruptura dos vínculos.
Aula expositiva dialogada.

- Aula 07 - 06/09 -  Debate sobre as temáticas estudadas. Aplicação de questões discursivas

- Aula 08 - 13/09 -  Avaliação de Grau

- Aula 09 - 20/09 -  Aula expositiva: Família e Políticas Públicas - PNAS.
Divisão dos grupos para os Seminários

- Aula 10 - 24/09 – 1º Web atividade – Via conecta
A família como questão social. Postagem dos trabalhos elaborados da aula 5


- Aula 11 - 27/09 – Tema: A priorização da família na agenda da política social.

- Aula 12 - 04/10 – Tema: Autoridade e poder na família. Geraldo Romanelli.
Estudo dirigido

- Aula 13 - 11/10 – Seminários – Temas: família e sociedade contemporânea - Violência e Violência Doméstica; homossexualidade/Homoafetividade.

- Aula 14 - 18/10 – Seminários – Temas: família e sociedade contemporânea - Mercado de trabalho e mulher; Primeiro Emprego; Desemprego.

- Aula 15 - 25/10 – Seminários – Temas : família e sociedade contemporânea - Alcoolismo e outras drogas; Gravidez na adolescência; Idosos

- Aula 16- 29/10 – 2º Web atividade- Postagem da parte teórica dos Seminários.

- Aula 17 ?01/11 – Roda de conversa com profissionais da área de Família

- Aula 18 - 08/11 – Resolução de exercícios de revisão dos conteúdos estudados (objetiva e subjetiva)

- Aula 19 - 22/11 - Avaliação Grau 2

- Aula 20- 29/11- Encerramento com entrega das avaliações e orientações sobre a substituição.  Avaliação da disciplina pelos acadêmicos.

- Aula 21 - 06/12 - Substituição de grau escrita.

Metodologia

Serão ministradas aulas diversificadas, contando com aulas expositivas, dinâmicas de leitura de textos, apresentações e dinâmicas grupais.
As aulas serão em círculo para facilitar a visualização dos participantes.
Serão selecionados vídeos temáticos para exibição em sala.
Aos acadêmicos caberá a leitura prévia dos textos das aulas sobre os temas expostos neste plano de ensino e no material didático deste portal.
Serão realizados trabalhos temáticos como painel, seminário e atividades extra sala.
As web atividades serão conforme os conteúdos de sala, buscando fomentar maior aproveitamento dos acadêmicos. Nenhum material deve ser entregue à professora referentes às web atividades. A entrega será exclusivamente via portal institucional.
A avaliação será contínua, portanto, contando com uma avaliação escrita e demais atividades e participações.
Será incentivado diálogo ampliado dos temas das aulas, no sentido de problematizar o assunto e depois assimilar o conteúdo trabalhado em sala.
A substituição será uma avaliação escrita com todo o conteúdo trabalhado.

Avaliação

Avaliação G1
- Avaliação escrita ................................. 6,0
- Atividade em sala ................................ 1,0
- Projeto ................................................ 3,0
TOTAL ................................................ 10,0

Avaliação G2
- Avaliação escrita ................................. 6,0
- Trabalhos ............................................. 4,0
TOTAL ................................................ 10,0


Bibliografia

Básica

Sarti, Cynthia Andersen A família como espelho : um estudo sobre a moral dos pobres / Cynthia Sarti. 2. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 152 p.

Família : redes, laços e políticas públicas / organizadoras Ana Rojas Acosta, Maria Amalia Faller Vitale. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2010. 316 p., il.

Família brasileira, a base de tudo / [organizado por] Sílvio Manoug Kaloustian. 3. ed. São Paulo : Cortez, 1998. 183 p., il.

A família contemporânea em debate / [organizado por] Maria do Carmo Brant de Carvalho. 4. ed. São Paulo : Cortez, 2002. 122 p.

Complementar

Netto, J. Paulo Cotidiano : conhecimento e critica / M. C. Brant de Carvalho. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2000. 93 p.
Faleiros, Vicente de Paula Estratégias em serviço social / Vicente de Paula Faleiros. 4. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 208 p.
Behring, Elaine Rossetti Política social: fundamentos e história / Elaine Rossetti Behring, Ivanete Boschetti. 8. ed. São Paulo : Cortez, 2011. 213 p. (Biblioteca básica de serviço social ; v.2).
Castel, Robert
As metamorfoses da questão social : uma crônica do salário / Robert Castel ; tradução Iraci D. Poleti. 4. ed. Petrópolis : Vozes, 2003. 611 p. (Coleção zero à esquerda).
Yazbek, Maria Carmelita
Classes subalternas e assistência social / Maria Carmelita Yazbek. 4. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 184 p.

Material Digital

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