Turma 1111 - Desenvolvimento e Sustentabilidade - 2016/2

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Curso:

Período: 2

Professor(es): Ewandelina de Moraes

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Conhecimentos básicos e reflexões das relações do desenvolvimento histórico, tecnológico, produtivo e social do homem com a Natureza. A importância sustentabilidade da vida na Terra. As questões ambientais no contexto da interdisciplinaridade, considerando como principais, os temas relacionados à implementação de ações e práticas que tenham o Desenvolvimento Sustentável como objetivo. A interação sociedade-natureza e suas relações com as principais problemáticas atuais.

Competências

Entender o processo evolutivo da sociedade e o contexto histórico do surgimento do tema Desenvolvimento Sustentável e sua importância na atualidade;
Conhecer o conceito de participação social e “empoderamento” dos sujeitos na solução dos problemas do meio ambiente para que sejam coerentes com a sustentabilidade;
Entender os problemas vivenciados no contexto ambiental e a complexidade dos mesmos em âmbito local e mundial;
Fazer uma leitura ética da questão ambiental, se percebendo como sujeito pensante e ativo no processo.

Objetivos

Programa


Julho-
25 – Aula introdutória / produção textual (0,5 ponto)

Agosto –
1- Aula expositiva: Educação Ambiental
Carta escrita no ano de 2070.

8-  Lei nº 9.795/99 - Educação Ambiental
Decreto nº 4.281/02 – Política nacional de EA
Questões (discussão)

15-  Roda de Conversa
Tema 1: Sustentabilidade: De que, Para quem, Para o quê? LOUREIRO2012.
Tema 2 : Sustentabilidade e educação. LOUREIRO2012.
22-  Temas:   Homem – natureza: a nova relação ética / 2 – A relação homem- natureza e suas interfaces;

29- Roda de conversa com profissionais da área.
Tema: Serviço Social e Meio Ambiente

Setembro –

5- Tema: Interdisciplinaridade, ambiente e desenvolvimento sustentável. LEFF, 2007

12- Questões de revisão de conteúdo para G1 ( vale 0,5 ponto)

19   - Avaliação de G1

24-  1º Web-  Postagem do Projeto que será desenvolvido na comunidade.
Temática: Desenvolvimento e Sustentabilidade / Serviço Social

26 – Devolutiva das avaliações de G1
Tema: Pensar a complexidade ambiental.LEFF, 2007.

Outubro-

3- Tema: Necessidades de formação do assistente social no campo ambiental. (Serviço Social e meio ambiente.)

10- Tema : Reflexão sobre o papel dos assistentes sociais como educadores ambientais. (Serviço Social e meio ambiente.) Aula expositiva

17- Tema : O meio ambiente como fator de desenvolvimento: uma perspectiva a partir do Serviço Social. (Serviço Social e meio ambiente.)

24- Seminários - Temáticas:
1. Novos espaços de atuação sócio-ocupacional do Serviço Social: a responsabilidade socioambiental em perspectiva. GUERRA, 2013
2. A (in) sustentabilidade do Desenvolvimento Sustentável. SILVA,2010.
3. O Estado da arte do debate sobre Desenvolvimento Sustentável. SILVA, 2010.

29- 2º Web – Seminários / postagem da parte teórica/ pesquisa.

31- Seminários – Temáticas:
1. A sustentabilidade ambiental em foco: uma questão técnica. SILVA, 2010
2. Desenvolvimento Sustentável: principais estratégias de implementação. SILVA, 2010.

Novembro –

7- Aula de revisão / conteudista

21  - Avaliação de Grau 2

28 – Tema: Entrega das Avaliações de G2;
Fechamento da disciplina.

Dezembro –

5- Substituição de Grau
Conteúdos Cumulativos

Metodologia

No intuito de contribuir para a aprendizagem dos acadêmicos e conduzí-los em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o professor empregará as seguintes técnicas de ensino:
Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia, ou retro-projetor.
Seminários para apresentação de trabalhos de pesquisa;
Estudos dirigidos em sala de aula;
Debates;
Web Atividades, via portal;
Trabalhos individuais e coletivos.
Questões em sala
Elaboração e execução de projetos na comunidade.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):
a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 ( com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.


INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação de G1
6.0 pontos Prova Objetiva e Subjetiva
1.0 Atividades em sala
3.0 Elaboração e execução de projetos na comunidade.



Avaliação de G2
6.0 pontos Prova
4.0 pontos atividades em sala

Bibliografia

Básica

Dias, Reinaldo
Gestão ambiental : responsabilidade social e sustentabilidade / Reinaldo Dias. São Paulo : Atlas, 2006. 196 p.

Radomsky, Guilherme Francisco Waterloo
Desenvolvimento e sustentabilidade / Guilherme Francisco Waterloo, Adriana Paola Paredes Peñafiel. Canoas : Ed. ULBRA, [200-]. 140 p., il.

Silva, Maria das Graças e.
Questão ambiental e desenvolvimento sustentável : um desafio ético-político ao Serviço Social / Maria das Graças e Silva. São Paulo : Cortez, 2010. 256 p.



Complementar

Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 nacional
Agenda 21 brasileira : bases para discussão / Ministério do Meio Ambiente. Brasília : MMA, 2000. 192 p.

Gomes, Kelines.Competência técnico-operativa em serviço social / Kelines Gomes, Simone da Fonseca Sanghi, Maria Suzete Muller Lopes. – Canoas: Ed.ULBRA, 2010

SACHS, Ignacy. Rumo à ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2007

Material Digital

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