Turma 1102 - Fundamentos Teórico-Metodológicos Contemporâneos I - 2017/1
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Período: 4
Professor(es): Ewandelina de Moraes
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2017/1
Ementa
Configurações e tendências das demandas contemporâneas no Serviço Social. A gestão da carreira e da prática profissional frente às exigências postas por tais demandas. O mercado de trabalho do assistente social e os espaços não convencionais da prática profissional.
Competências
Reflexão acerca do Serviço Social na cena contemporânea;
Apreensão da profissão e de seu processo de trabalho;
Capacidade de compreensão da profissão em suas áreas de atuação.
Objetivos
Programa
CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS:
O SERVIÇO SOCIAL NA CENA CONTEMPORÂNEA.
CRISE CONTEMPORÂNEA E AS TRANSFORMAÇÕES NA PRODUÇÃO CAPITALISTA.
EXPRESSÕES IDEOCULTURAIS DA CRISE CAPITALISTA NA ATUALIDADE E SUA INFLUÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA.
EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE CAPITALISTA NA ATUALIDADE.
REDE DE ATENDIMENTO SOCIAL: UMA AÇÃO POSSÍVEL?
O TRABALHO EM REDE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO A FENÔMENOS SOCIAIS COMPLEXOS
REDES SOCIAIS COMO FORMA DE INTERVENÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL: Profissão, Carreira e Mercado de trabalho
A IMPORTÂNCIA CATEGORIA MEDIAÇÃO PARA O SERVIÇO SOCIAL
O SIGNIFICADO DA CATEGORIA MEDIAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL
A CATEGORIA MEDIAÇÃO E O PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL: uma relação possível?
Metodologia
A disciplina será desenvolvida por meio de técnicas de ensino como apresentação e discussão do Plano de Ensino; indicação de referências bibliográficas; aulas expositivas dialogadas com a utilização de projetor de multimídia; atividades em grupo; instalações no campus; mapeamentos; estudo em campo; debates; dinâmicas que facilitem a aprendizagem. Sempre buscando uma relação docente-discente de sujeito-sujeito. Uma relação horizontal e dialogada que proporcione a participação ativa do discente no processo de ensino-aprendizagem.
As técnicas utilizadas colocam o docente como mediador do processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno é agente do seu processo, buscando incentivar a atividade intelectual do acadêmico, levando-o a descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o desenvolvimento das habilidades operações de pensamento significativas – identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicar o que aprendeu. Busca-se também formar um profissional crítico, participativo e agente do seu processo de formação e histórico.
Por fim, a avaliação pelos discentes e pelo docente do ensino e da aprendizagem proporcionados pela disciplina.
As Web Atividades serão desenvolvidas de maneira concatenada com as atividades em sala e deverão ser postadas conforme as orientações da docente para que seja validada.
Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma contínua, cumulativa e sistemática. Os alunos serão avaliados quanto à participação nas atividades, apreensão do conteúdo, articulação dos mesmos à realidade e capacidade crítica. Como a maioria das atividades serão desenvolvidas em sala de aula, a disciplina avaliará também, a presença e a participação do discente na sala de aula. A avaliação será distribuída da seguinte maneira:
Avaliação de G1:
Prova escrita (objetiva e subjejtiva).............................. 6,0 pontos
Produção do Resumo Expandido (1º e 2º versão) ...... 2,0 pontos
Atividades em sala ..........................................................2,0 pontos
Avaliação de G2:
Prova escrita (objetiva e subjejtiva).............................. 6,0 pontos
Produção do Resumo Expandido (3º e 4º versão) ...... 2,0 pontos
Instalações no campus / Atividade em grupo .............2,0 pontos
Bibliografia
Básica
FALEIROS, Vicente de Paula.Estratégias em serviço social / Vicente de Paula Faleiros. 4. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 208 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela.O serviço social na comtemporaneidade : trabalho e formação profissional / Marilda V. Iamamoto. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2001. 326 p.
___________.Serviço social em tempo de capital fetiche : capital financeiro, trabalho e questão social / Marilda Villela Iamamoto. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2011. 495 p.
PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social : um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço social / Reinaldo Nobre Pontes. 3. ed. São Paulo : Cortez, 2002. 198 p.
Complementar
FALCÃO, Maria do Carmo.Cotidiano : conhecimento e critica. 3. ed. São Paulo : Cortez, 1994. 93 p.
GUEIROS, Maria José Galvão.Servico social e cidadania. Rio de Janeiro : Agir, 1991. 107 p.
GUERRA, Yolanda.A instrumentalidade do serviço social / Yolanda Guerra. 7. ed. São Paulo : Cortez, 2009. 215 p.
IAMAMOTO, Marilda Villela.Renovação e conservadorismo no serviço social : ensaios críticos / Marilda Villela Iamamoto. 9. ed. São Paulo : Cortez, 2007. 216 p.