Turma 1104 - Pesquisa em Serviço Social I - 2017/1

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Curso:

Período: 6

Professor(es): Maurício José da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

As características essenciais da produção do conhecimento e os métodos científicos de construção do conhecimento. A transformação do objeto social em objeto científico. A pesquisa social como competência profissional. A investigação como dimensão constitutiva do trabalho do assistente social. Os elementos e etapas de um projeto de pesquisa. A definição do problema de pesquisa.

Competências

Entender o conhecimento humano em seus diferentes níveis de produção, bem como planejar projetos de pesquisa em Serviço Social, buscando o conhecimento científico na realidade social, dentro de parâmetros éticos e avaliação crítica. Entender a particularidade da investigação em Serviço Social.

Objetivos

Programa

Aula 01 (30.01) – Apresentação e discussão do Plano de Ensino da disciplina; Ciência e conhecimento científico.
Aula 02 (06.02) – A dimensão investigativa no exercício profissional. Questões preliminares da pesquisa.
Aula 03 (13.02) – O Conhecimento: conceitos, concepções e tipificações: Conhecimento Popular; Conhecimento Filosófico; Conhecimento Teológico; Conhecimento Científico.
Aula 04 (20.02) – A Ciência Social e o Método. Os métodos indutivo, dedutivo, hipotético, dialético e o fenomenológico.
Aula 05 (06.03) – Pesquisa quantitativa, quantitativa, quantiqualitativa: características gerais e instrumento de coleta de dados.
Aula 06 (13.03) – Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (RESOLUÇÃO 466/12[510/16]).
Aula 07 (18.03) – Web Atividade 1 – A partir de pesquisa nas Monografias já realizada no âmbito do Serviço Social do CEULP/ULBRA, identificar os seguintes elementos: Tema da pesquisa; Problema de Pesquisa; Hipóteses; Objetivos: Geral e específicos; Resumo do resultado da pesquisa.
Aula 08 (20.03) – Atividade avaliativa 1.
Aula 09 (27.03) – Avaliação de Grau 1.
Aula 10 (03.04) – Devolutiva a Avaliação de Grau 1. Elementos de uma Pesquisa em Ciências Sociais Aplicada: Tema; Problema; Hipótese; Objetivos: Geral e específicos; Justificativa; Referencial Teórico; Metodologia; Cronograma; Orçamento; Instrumentos de Coleta de Dados.
Aula 11 (17.04) – Oficina 1: Delimitando o tema e o problema da pesquisa.
Aula 12 (24.04) – Oficina 2: Delimitando as hipóteses da pesquisa. (Entrega do tema e problema de pesquisa).
Aula 13 (08.05) – Oficina 3: Delimitando os objetivos da pesquisa. (Entrega das hipóteses de pesquisa). Realizar o estudo de viabilidade da pesquisa na instituição coparticipante da pesquisa (entregar relatório até 15/05).
Aula 14 (13.05) – Web Atividade 2 – Realize visita junto à instituição coparticipante, com o objetivo de apresentar a proposta do estudo e identificar a viabilidade da execução da pesquisa. Postar relatório do estudo de viabilidade.
Aula 15 (15.05) – Discutindo o estudo de viabilidade e a construção das etapas referentes as oficinas 1, 2 e 3. (Entrega dos objetivos da pesquisa e do estudo de viabilidade).
Aula 16 (22.05) – Oficina 4: Justificativa da pesquisa. Indicar o início da construção do referencial teórico (trazer na próxima aula o roteiro do referencial teórico).
Aula 17 (29.05) – Referencial teórico: Compreender os elementos essenciais para uma fundamentação ética em Pesquisa. (Entrega da justificativa).
Aula 18 (05.06) – Orientações sobre a escrita do referencial teórico.
Aula 19 (12.06) – Avaliação de Grau 2 – Apresentação do pré-projeto de pesquisa. Apresentar projeto de pesquisa de maneira a socializar os temas abordados. (Prazo final para entrega do Referencial teórico).
Aula 20 (19.06) – Devolutiva da construção do pré-projeto de pesquisa.
Aula 21 (26.06) – Finalização da disciplina e orientações para disciplina de Pesquisa II.

Metodologia

A disciplina é categorizada como teórico-prática, portanto em todos os momentos serão conduzidas metodologias que integrem as reflexões teóricas e a materialização dos elementos práticos estudados. As aulas serão divididas em dois momentos, onde o primeiro consistirá em aula expositiva/dialogada e o segundo momento para a elaboração do projeto de pesquisa.  Ocorrerão trabalhos em grupos e orientações individuais para elaboração do projeto. Posterior a G 1, as aulas serão teóricas-práticas. Todo conteúdo discutido relacionado ao projeto, devendo o(a) discente elaborar um produto e entregar na aula seguinte, relacionado ao conteúdo trabalhado em sala. Chegando ao final da disciplina com uma proposta de projeto de pesquisa.

Avaliação

Nessa disciplina haverá avaliações apenas de Grau 1. A avaliação de Grau 2 e substituição de grau serão dispensadas, em razão de sua natureza laboratorial. Tais diretivas são devidamente autorizadas pelo Conselho de Curso. A avaliação da disciplina será processual e diferenciada das demais disciplinas do curso, por se tratar de laboratório de produção de projetos de pesquisa. Portanto, a avaliação de Grau 2 será considerado no processo avaliativo os itens gradativamente construídos pelos acadêmicos, seguindo o abaixo descrito.  Tais modificações, abaixo descrito, foram aprovadas pelo Conselho de Curso.
G1: Peso 1
Avalição escrita (individual) 6,0
Atividades e participação nas atividades propostas em sala 4,0

G2: Peso 2
Oficina 1: Tema e problema de pesquisa. 1,0
Oficina 2: Hipóteses da pesquisa. 1,0
Oficina 3: Objetivos da pesquisa. 1,0
Estudo de viabilidade. 1,0
Oficina 4: Justificativa da pesquisa. 1,0
Referencial teórico. 3,0
Apresentação do pré-projeto de pesquisa. 2,0
Total 10,0

Substituição de Grau:
Substituição de grau é dispensada, em razão de sua natureza laboratorial.

Bibliografia

Básica

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 80 p. (Coleção temas sociais).

Complementar

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
DEMO, Pedro. Pesquisa: principio científico e educativo. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Material Digital

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