Turma 1107 - Estágio em Serviço Social II - 2017/1

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Curso:

Período: 7

Professor(es): GIOVANNI BEZERRA DO NASCIMENTO

Carga Horária: 204 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

A iniciação do exercício profissional a partir das demandas dos usuários e dos processos de trabalho do serviço social. O uso do instrumental técnico-operativo, teórico-metodológico e ético-político a serem empregados de acordo com o código de ética profissional e com respeito aos direcionamentos institucionais e dos profissionais responsáveis técnicos. Elaboração, execução e avaliação do projeto de intervenção proposto no espaço socio-ocupacional.

Competências

Ao final do semestre, espera-se que os acadêmicos tenham condições de:
* Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar;
* Desenvolver aprendizagem no que concerne às dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa da profissão;
* Habilidades; atitudes e valores visando à formação profissional e integral do aluno;
* Desenvolver habilidades e atitudes investigativa, propositiva e interventiva para um agir profissional competente.

Objetivos

Programa

Fevereiro
02/02 Apresentação do Plano de Ensino e Reencaminhamento dos Estagiários aos campos;
Aula 2 09/02 Estágio na Formação Superior e Elaboração do Plano Individual do Estágio
Aula 3 16/02 Visita aos campos de estágio: Reinserção das estagiárias e metas para o Estágio II
Aula 4 23/02 Aula magna inaugural: O Projeto de Intervenção para o Estágio e no Exercício Profissional.
MARÇO
Aula 5 02/03 Identificação e Análise de Demandas e possibilidades de Intervenção
Aula 6 09/03 Roda de Conversa: Identificando os elementos da intervenção profissional, proposta para o Projeto de Intervenção.  
Aula 8 16/03 Oficina I: Projeto de Intervenção: elementos necessários para a sua construção (Etapa 1 – Tema, Público alvo, Objeto e Objetivos e Elaboração do Projeto de Extensão).
Aula 7 18/03 Web atividade 1 – Disciplina isenta
Aula 8 23/03 AVALIAÇÃO DE GRAU 1: Disciplina dispensada. Cadastro da Justificativa e metas do Projeto de Intervenção.
Aula 9 30/03 Oficina III: Projeto de Intervenção: elementos necessários para a sua construção – Metodologia do Projeto
ABRIL
Aula 10 06/04 Oficina IV: Projeto de Intervenção: elementos necessários para a sua construção – Cronograma de Execução; Recursos Humanos, materiais e financeiro;
Aula 11 20/04 Oficina V: Projeto de Intervenção: elementos necessários para a sua construção – Sistema de Monitoramento e Avaliação; Indicadores de Avaliação e Parcerias Estabelecidas.
Aula 12 27/04 Roda de Conversa: Protocolo da Versão Final do Projeto de Intervenção e Cronograma das intervenções
MAIO
Aula 13 04/05 Período de Intervenção em Campo: Orientações sobre a elaboração do Relatório Final de estágio em Serviço Social I
Aula 14 11/05 Período de Intervenção em Campo: Orientações sobre a elaboração do Relatório Final de estágio em Serviço Social II
Aula 15 13/05 Web Atividade 2 – Disciplina isenta
Aula 16 18/05 Orientação dialogada: Produção do Relatório Final do Projeto de Intervenção em Campo e Construção do Banner para exposição no Seminário de Estágio.  
Aula 17 25/05 Orientação dialogada: Entrega do Relatório avaliativo do Projeto de Intervenção e finalização do Banner para exposição no Mural da Formação Profissional.
JUNHO
Aula 18 01/06 Avaliação de Grau 1: Disciplina dispensada: Seminário: “Estágio na formação profissional em Serviço Social” e as Experiências de Estágio e Projeto de Intervenção.
Aula 19 08/06 Mural da Formação Profissional: Exposição dos Banners das experiências de Estágio I e Projetos de Intervenção, Estágio II
Aula 20 22/06 Encerramento da disciplina: Documentos do Estágio II, apresentação oral da experiência no Projeto de Intervenção, avaliação da disciplina e fechamento de notas.


Metodologia

A disciplina de estágio em Serviço Social contempla duas perspectivas de trabalho: a de sala de aula (supervisão acadêmica) e a de campo (supervisão de campo). Ambas supervisionados por Assistentes Sociais: na supervisão acadêmica, o professor e na supervisão de campo, o Assistente Social vinculado à Instituição que acolheu o aluno/estagiário.
A supervisão acadêmica dará ênfase, ainda, ao relato e à problematização, à criticidade, à reconstrução do real e da práxis reflexiva, ao questionamento e à proposição da cotidianidade do Estágio por meio da supervisão acadêmica coletiva. Será oportunizado aos discentes dirimir dúvidas, esclarecer caminhos e redirecioná-los, sempre relacionando-os aos princípios ético-político, teórico-metodológico, técnico-operativo da profissão, buscando a unidade entre a teoria e a prática.
Para a condução e materialização desta proposta a supervisão acadêmica valer-se-á de alguns recursos didáticos e algumas técnicas de ensino. São elas:
1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina;
2. Calendário Acadêmico: informe da Instituição de Ensino com a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo;
3. Atividade semipresencial: Disciplina dispensada;
4. Frequência: Os alunos terão um registro de frequência para as atividades em sala de aula (supervisão acadêmica) e uma ficha para registro das frequências das atividades em campo (supervisão de campo);
5. Avaliação da Disciplina: para a avaliação da disciplina serão utilizados os instrumentos apontados neste Plano de Ensino, devendo os(as) discentes cumprir todas etapas para obter o grau de aprovado(a);
6. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período de desenvolvimento da disciplina, conforme orientação do professor, fundamentado no Projeto de Intervenção;  
7. Oficinas: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização o projeto de intervenção, de maneira que compreendam a aplicabilidade e relevância para as transformações sociais;
8. Seminários: durante o desenvolvimento da disciplina estão previstos a realização do Ciclo de Relatos de Experiências e Intervenções de Estágio (CREIS) em parceria com a Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS);
9. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

9/2-02/3-09/03 Aluno responsável pela aula – dinâmica – atividade interativa, experiência da semana no estágio. 0,0 –0,5 pontos
23/03 Oficina I: Tema, Público alvo, Objeto e Objetivos e Elaboração do Projeto de Extensão 0,0 – 1,0 pontos
30/03 Oficina II: Justificativa e metas do Projeto de Intervenção 0,0 – 1,0 pontos
06/04 Oficina III: Metodologia do Projeto de Intervenção 0,0 – 1,0 pontos
20/04 Oficina IV: Cronograma de Execução; Recursos Humanos, materiais e financeiro; 0,0 –1,0 pontos
27/04 Versão Final do Projeto de Intervenção 0,0 – 1,0 pontos
4/5 – 11/5 Execução do projeto de Intervenção 0,0 – 1,5 pontos
25/05 Relatório de Avaliação do Projeto de Intervenção 0,0 – 2,0 pontos
08/06 Exposição de Banners: Mural da Formação Profissional. 0,0 – 1,0 pontos

Bibliografia

Básica

ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos?: guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo, 2008. 94 p., il. (Coleção Amencar).
LEWGOY. Maria Alzira Baptista. Supervisão de Estágio em Serviço Social: desafios para a formação e o exercício profissional. São Paulo: Cortez. 2009.
NETTO, José Paulo, BRANT, Maria do Carmo. Cotidiano: conhecimento e critica. 2ª. ed. São Paulo : Cortez, 1989.

Complementar

BAPTISTA, Myriam Veras. A investigação em Serviço Social. Lisboa: Veras Editora, 2006.
CFESS/ABEPSS. Serviço Social : direitos sociais e competências profissionais – Brasília : CFESS/ABEPSS, 2009.
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1995.
PONTES, R. N. Mediação e Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

Material Digital

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