Turma 1109 - Laboratório de Produção Científica em Serviço Social - 2017/1

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Curso:

Período: 2

Professor(es): GIOVANNI BEZERRA DO NASCIMENTO

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

A preparação para aplicação de uma pesquisa científica. A habilitação ética e técnica dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. A construção do referencial teórico de base fundamental para a pesquisa em Serviço Social.

Competências

Entender o conhecimento humano em seus diferentes níveis de produção, bem como planejar projetos de pesquisa em Serviço Social, buscando o conhecimento científico na realidade social, dentro de parâmetros éticos e avaliação crítica. Entender a particularidade da investigação em Serviço Social.

Objetivos

Programa

31/01 Apresentação dos objetivos da disciplina
Apresentação e discussão do Plano de Ensino;
Calendário de Atividades;
Contrato Pedagógico.
Apresentar Cronograma das Bancas de qualificação.
FEVEREIRO
7/2 Bancas de qualificação do projeto de Pesquisa;
14/2 Orientação individual: Monitoramento das correções sugeridas pela banca de qualificação;
21/2 Orientação individual: Monitoramento das correções sugeridas pela banca de qualificação;
MARÇO
7/3 Roda de Conversa: Ética em Pesquisa e os tramites para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP);
14/3 Oficina: Cadastro do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil – Submeter ao Comitê de Ética
18/3 1ª Web Atividade: Escolher um artigo sobre a temática da Pesquisa que estão realizando: Identificar o tema da Pesquisa; Objetivos; Problema de Pesquisa; Procedimentos Metodológicos; fundamentação teórica; resultados alcançados.
21/3 Oficina: Produção do Conhecimento: Técnicas e didática na produção científica
28/3 Orientação individual: Orientações e Monitoramento aos/às acadêmicos/as na elaboração do Capítulo I;
ABRIL
4/4 Avaliação de Grau 1 - G 1: Oficina: Construir o Sumário do Capítulo I e definir ficha de leitura.  
18/4 Orientação individual: Orientações e Monitoramento aos/às acadêmicos/as na elaboração do Capítulo I;
25/4 Orientação individual: Orientações e Monitoramento aos/às acadêmicos/as na elaboração do Capítulo I;
MAIO
2/5 Orientações individuais: Monitoramento e Suporte na Elaboração do Resumo Expandido;
9/5 Orientações individuais: Monitoramento e Suporte na Elaboração do Resumo Expandido;
13/5 2ª Web Atividade: Cadastro do Capítulo I, Estrutura do LAIC.
16/5 Orientações e correções das pendências do Projeto emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).  
23/5 Oficina: Monitoramento para elaboração do Banner com resumo do projeto de Pesquisa.
30/5 Mural de pesquisa em Serviço Social: Socialização das pesquisas em andamento realizada pelos discentes.
JUNHO
6/6 Avaliação de Grau 2 - G 2: Protocolo do Capítulo I resumo expandido no CONECTA.  
13/6 Atendimento Individual: Roda de conversa sobre o Capítulo I e Resumo Expandido.
20/6 Devolutiva do Capítulo I com as Correções e avaliação da disciplina e encerramento das atividades;

Metodologia

A disciplina é categorizada com teórico-prática, portanto em todos os momentos serão conduzidas metodologias que integrem as reflexões teóricas e a materialização dos elementos práticos estudados.
Os encontros servirão de subsídios para a qualificação do projeto de pesquisa, elaboração do Capítulo I da Monografia, submissão do Projeto de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa.
O desenvolvimento da disciplina ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:
1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina – Será apresentado no início do semestre letivo, pactuado com os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e acessado, durante o semestre, sempre que se fizer necessário;
2. Calendário de Atividades: elaborado pelo professor responsável pela disciplina e disponibilizado aos/às alunos/as. Este material conterá todas as atividades previstas ao semestre letivo dispostas e descritas em um calendário;
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 18 encontros, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. As aulas serão expositivas e dialogadas;
4. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos complementares ao abordado nos encontros presenciais.  
5. Frequência: documento que regula e registra a presença do aluno em sala. Será disponibilizada ao/à aluno/a em cada encontro presencial e após a análise das web atividades para assinatura;
6. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. As avaliações serão composta das etapas estabelecidas no item Avaliação, porém não será aplicada substituição dada a natureza da disciplina;
7. Leituras: leituras deverão ocorrer no período de desenvolvimento da disciplina, conforme orientação do professor. O professor poderá indicar aos alunos/as se a sugestão for pertinente à proposta de trabalho;
8. Rodas de Conversa: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à reflexão e discussão de questões e temáticas relevantes a pesquisa;

Avaliação

Avaliação de Grau 1: G 1
Nota atribuída pela banca de qualificação 7/02 e 14/02 Estrutura do LAIC 0 a 5 pontos
Correções das sugestões da banca de qualificação 4/4 Projeto de Pesquisa 0 a 5 pontos
Total 0 a 10 pontos
Avaliação de Grau 2: G 2
Capítulo I 06/06 Estrutura do LAIC 0 a 5 pontos
Resumo Expandido 06/06 Modelo Jornada Cientifica 0 a 3 pontos
Apresentação do Banner – Mural da Pesquisa 23/05 e 30/05 Modelo Jornada Cientifica 0 a 2 pontos

Bibliografia

Básica

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.

Complementar

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.

Material Digital

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.
BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.
PEREIRA, Potyara A. P. A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.

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