Turma 1110 - Serviço Social e Educação - 2017/1

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Curso:

Período: 8

Professor(es): Maurício José da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

O Serviço Social e a política de educação, aproximações e fundamentos teórico-metodológicos. A função social da escola. A construção profissional do assistente social na educação. O debate contemporâneo da inserção do assistente social como profissional na escola. O perfil profissional nessa política social. As dimensões pedagógica e educativa do assistente social.

Competências

- Posicionar-se criticamente em relação à complexidade da organização do sistema educacional, do currículo e da gestão, frente à diversidade e aos desafios da sociedade atual;
- Reconhecer o objeto de trabalho (investigação e intervenção) do assistente social na política educacional a partir dos princípios ético-políticos da profissão; apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade.

Objetivos

Programa

AULA 1 (03.02) – Apresentação e contextualização da disciplina e discussão do Plano de Ensino e do Plano de Trabalho para o semestre.
AULA 2 (10.02) – As políticas educacionais: dos princípios de organização à proposta da democratização.
AULA 3 (17.02) – A qualidade da educação brasileira: perspectivas e desafios.
AULA 4 (24.02) – Função Social da escola e a educação como um direito social.
AULA 5 (03.03) – Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica.
AULA  6 (10.03) – Concepção de educação que orienta a atuação de assistentes sociais na política de educação.
AULA 7 (17.03) – Atividade avaliativa 1.
AULA 8 (18.03) – Web Atividade I – Produza um texto argumentativo sobre a necessidade de assistentes sociais nas escolas, evidenciando quais elementos motivam a intervenção desse profissional no campo educacional.
AULA 9 (24.03) – Avaliação de Grau 1.
AULA 10 (31.03) – Serviço Social e Educação: uma questão em debate. (Divisão de grupos para produção do texto)
AULA 11 (07.04) – O trabalho do assistente social na política de educação.
AULA 12 (28.04) – Dimensões que particularizam a inserção dos assistentes sociais na política de educação. (Envio para primeira correção)
AULA 13 (05.05) – Procedimentos e ações profissionais dos assistentes sociais na política de educação.
AULA 14 (12.05) – A escola como uma instancia de atuação do assistente social.
AULA 15 (13.05) – Web Atividade 2 – Produza um resumo sobre a Medida Provisória nº 476 de 22 de setembro de 2016, evidenciando sua análise crítica em relação ao proposto por esta medida.
AULA 16 (19.05) – Reforma do Ensino Médio (Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016). (Envio para segunda correção)
AULA 17 (26.05) – Debate acadêmico 1.
AULA 18 (02.06) – Debate acadêmico 2. (Entrega do trabalho final)
AULA 19 (09.06) – Avalição de Grau 2.
AULA 20 (16.06) – Entrega de avaliações e revisão de conteúdo para substituição.
AULA 21 (23.06) – Substituição de Grau.

Metodologia

As aulas constarão de exposição dialogada dos conteúdos teóricos, com debates e exercícios que estimulem a participação do acadêmico, dando-lhe protagonismo no processo de ensino/aprendizagem. Os conteúdos serão correlacionados com a realidade estimulando a reflexão crítica dos acadêmicos. Utilizar-se-á de recursos audiovisuais como: slides, imagens, vídeos, entre outros, como instrumentos dinamizadores das aulas presenciais. Para tornar efetiva a proposta de aprendizagem serão desenvolvidos trabalhos complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula, exercícios de fixação, vivencias práticas, estudos de caso e web atividades, vislumbrando o desenvolvimento da leitura e escrita dos acadêmicos, bem como sua inserção no universo prático e interventivo da profissão.

Avaliação

GRAU 1
Avaliação Escrita (individual) – valor 6,0
Exercícios avaliativos – 4,0

GRAU 2
Avaliação Escrita (individual) – 6,0
Exercícios avaliativos – 4,0

SUBSTITUIÇÃO DE GRAU
Avaliação Individual e cumulativa dos conteúdos de G1 e G2 – valor 10,0.

Bibliografia

Básica

MAGALHAES, Maria Cristina Soares. Educação Popular e Serviço Social. In Revista serviço social e Sociedade nº 6. São Paulo: Cortez. 2009.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5º edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2000, p. 148 – 154.
GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. 7. Ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed., rev. e ampl. Goiânia: Alternativa, 2001. 259 p.

Complementar

CFESS. Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação. Série trabalho e projeto profissional nas políticas sociais. 2012.
_______. Serviço Social na Educação. Grupo de estudos sobre Serviço Social na Educação. Brasília, 2001.
_______. Resolução CFESS, 273/93 de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, 1993.
GADOTTI, Moacir. Uma só escola para todos: caminho da autonomia escolar. Petrópolis: Vozes, 1990.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2002.
PIANA, Maria Cristina. A Construção do perfil do assistente social no espaço educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
SOUZA, Iris de Lima. Serviço Social e educação: uma questão em debate. Interface – Natal/ RN – v1. 2005.

Material Digital

BRASIL. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm Acesso em 18 de janeiro de 2017.
DENTZ, Marta Von; DIAS, Roberto Rafael Dias da. Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 121, p. 7-31, jan./mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n121/0101-6628-sssoc-n121-0007.pdf Acesso em 20 de dezembro de 2016.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Caderno CEDES, vol.29, no.78. Campinas May/Aug. 2009.

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