Turma 7105 - Ciência Política - 2017/1

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Curso:

Período: 2

Professor(es): Josiane Aparecida Ferreira

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/1

Ementa

Ciência política, estado e sociedade. Origem e evolução do estado. Fundamentos teóricos da administração pública. Planejamento e políticas públicas. Alterações sociopolíticas da sociedade contemporânea. Tendências da gestão pública.

Competências

- Refletir sobre a realidade política do país e do mundo;
- Compreender o caminho histórico percorrido pela política no país e no mundo;
- Apreender o local e o global quanto aos conceitos e práticas relacionados à política e à Ciência Política.

Objetivos

Programa

Aula 1 – 30/01  – Apresentação da disciplina, dos discentes e docente.
Aula 2 – 06/02 – Conceito e prática da Política.
Aula 03 –13/02  – Conceito, prática e tipos de Poder.
Aula 04 – 20/02  – Passeio Histórico.                          
Aula 05 – 06/03 – O processo que tornou a Política uma Ciência.                    
Aula 06 – 13/03 –  SEMINÁRIO ECONOMIA POLÍTICA: Introdução; cap. 1, 2, 3, 4.                
Aula 07 – 18/03 – WEBatividade I -  Apresentar um fichamento do Artigo REVISITANDO QUATRO CATEGORIAS: Estado de Direito, Estado Liberal, Estado Social e Democracia. Apresentar claramente os conceitos das quatro categorias.
Aula 08 – 20/03  – SEMINÁRIO ECONOMIA POLÍTICA: Cap. 5, 6, 7, 8, 9 e conclusão.
Aula 09 –27/03  - Avaliação GI.
Aula 10 – 03/04 -  Entrega e correção das avaliações junto aos acadêmicos.
Aula 11 –17/04  – Estado Moderno.
Aula 12 – 24/04 – Partidos Políticos.
Aula 13 – 08/05 –Democracia e Cidadania.
Aula 14 – 13/05 –  WEBatividade II – Assistir ao vídeo A SERVIDÃO MODERNA, disponível no you tube. Postar relatório com suas anotações e conclusão crítica.
Aula 15 – 15/05  – Estado e política no Brasil.
Aula 16 – 22/05 – Estado e política no Brasil.
Aula 17 – 29/05 – SEMINÁRIO CIÊNCIA POLÍTICA (Paulo Bonavides) – Cap 4 População e Povo; Cap 09 A Soberania; Cap 10 A Separação de Poderes; Cap 16 O Sufrágio .
Aula 18 – 05/06  - SEMINÁRIO CIÊNCIA POLÍTICA (Paulo Bonavides) – Cap  25 O Partido Político no Brasil; Cap 26 Revolução e Golpe de Estado; Cap 27 Os Grupos de Pressão e a Tecnocracia; Cap 28 Opinião Pública.
Aula 19 – 12/06  – Avaliação GII.
Aula 20 –19/06  – Encerramento com entrega das avaliações.
Aula 21 –26/06  - Substituição de Grau.

Metodologia

No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos da disciplina e do curso, a disciplina valer-se-á de alguns recursos didáticos e estratégias de ensino, a saber:
1. Plano de Ensino da Disciplina: este documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina (ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina) será apresentado e discutido durante o semestre letivo, na tentativa de manter clara a proposta e finalidade da disciplina;
2. Calendário Acadêmico: sendo este um informe da Instituição de Ensino que congrega a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo, será também norteador para as ações e atividades propostas e seguidas no calendário da disciplina;
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 3 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia;
4. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de complementar o estudo e estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos transversais ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pelo docente e validadas se atendidas às orientações da proposta;
5. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da Instituição;
6. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
7. Debate: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
8. Painel: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
9. Seminário: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;
10. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas , entre outros ) que deverão ser explorados criticamente;
11. Pesquisa: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas, onde o aluno deverá levantar informações e coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados;
12. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):
a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;

b. b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do bimestre);

c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);

d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.

Bibliografia

Básica

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política, 21ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2014.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado / Dalmo de Abreu Dallari. 30. ed. São Paulo : Saraiva.
RANIERI, Nina. Teoria do Estado: do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito. Barueri: Manole, 2013. (Biblioteca Virtual. Disponível em: http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications

Complementar

ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Teoria Geral do Estado. 3ª Ed. Barueri: Manole, 2010. (Biblioteca Virtual. Disponível em: http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications)
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Nova Edição (Prefácio de Celso Lafer) Rio de Janeiro : Campus.
MALUF, Sahid. Teoria geral do Estado - revista e atualizada por Miguel Alfredo Maluf Neto. São Paulo : Saraiva,
MENDONÇA, Jacy de Souza. Iniciação à Filosofia Política: o homem e o Estado. São Paulo: Rideel, 2010. (Biblioteca Virtual. Disponível em: http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications)
RICCITELLI, Antonio. Direito Constitucional: teoria do Estado e da Constituição. 4ª ed. Ver. Barueri: Manole, 2007. (Biblioteca Virtual. Disponível em: http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications)

Material Digital

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