Turma 1102 - Estágio em Serviço Social I - 2017/2

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Curso:

Período: 6

Professor(es): GIOVANNI BEZERRA DO NASCIMENTO

Carga Horária: 204 h

Ano/Semestre: 2017/2

Ementa

O conhecimento da realidade organizacional de maneira a identificar as demandas dos usuários, bem como as possibilidades profissionais. A primeira aproximação com a realidade prática, de forma a contemplar permanentemente o exercício de articulação com o conteúdo de outras disciplinas curriculares do curso. A dinâmica institucional e a experimentação prática dos conhecimentos profissionais já construídos.

Competências

Ao final do semestre, espera-se que os acadêmicos tenham capacidade de:
• Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar;
• Proporcionar formação para a compreensão das dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa do fazer profissional;
• Construir habilidades e atitudes investigativa, propositiva e interventiva para um agir profissional competente.

Objetivos

Programa

Programa
1.O estágio e a formação profissional
1.1.Conceituando estágio
1.2.O estágio em serviço social: normatizações e particularidades desta formação profissional
1.3.O estágio e a supervisão de estágio em serviço social: ações, funções e sujeitos
1.4.O estágio e a supervisão de estágio no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA): metodologia e operacionalização
1.5.Estágio em serviço social X Projeto ético-político X Código de Ética Profissional: que relação existe entre eles?
2.Estágio em Serviço Social: Projeto Pedagógico do CEULP/ULBRA
2.1.Organização Curricular
2.2.Objetivo das disciplinas
2.3.Sujeitos envolvidos no processo de estágio: papéis e responsabilidades
2.3.1.Coordenação de Estágio
2.3.2.Supervisor de Campo
2.3.3.Supervisor Acadêmico
2.3.4.Acadêmico-Estagiário
2.4.Processo de trabalho no estágio em serviço social
2.4.1.Inserção do acadêmico no campo de estágio
2.4.2.Acompanhamento/supervisão de estágio
2.4.3.Supervisão Acadêmica
2.4.4.Supervisão de Campo
2.4.5.Visitas de Supervisão Acadêmica
2.5.Sistema de Avaliação do Estágio em Serviço Social
2.5.1.Plano de Estágio em Serviço Social I
2.5.2.Análise Institucional/Relatórios Técnico-Científicos
2.5.4.Relatório Final de Estágio I
2.5.5.Avaliação de Competências
2.6.Atividades de complementação do conhecimento
2.6.1. Fórum de Estágio Supervisionado em Serviço Social  
                                                                                                                 Aulas
Aula 01 03/08 Abertura do Semestre Letivo
– Aula Coletiva Contextualizando a realidade do estágio: normativas e legislação; período de estágio; direitos e deveres dos estagiários; Orientações sobre a dinâmica da disciplina; encaminhamento dos(as) alunos(as)/estagiários(as) aos Campos de Estágio.
Aula 02 10/08 - O Estágio na formação do/a Assistente Social: conceitos, concepções e elementos para uma crítica reflexão na relação estágio com teoria social e os elementos de trabalho do Profissional.  
Aula 03 17/08 Oficina I: Estágio Supervisionado: Na prática a teoria é outra?  
Aula 04 24/08 Gincana do Conhecimento: Supervisão acadêmica e supervisão de campo: algumas indagações e tentativas de respostas
Aula 05 31/08 Teatro da exclusão social: Debate Contemporâneo da Questão Social: seus rebatimentos no exercício profissional
Aula 06 14/09 Oficina II: Construção do Plano Individual de Estágio I; Roda de Conversa: Instrumentos de Produção e Registro no Exercício do Estágio I - Diário de Campo; Frequência;
Aula 07 16/09 1 Web atividade: Disciplina Dispensada  
Aula 08 21/09 Oficina III - Diagnóstico Institucional: Política Social; Histórico Institucional; Demandas Institucionais; Público Alvo; Estratégias de trabalho do Assistente Social; Fonte de Financiamento Institucional; Articulação com a rede.
Aula 09 28/09 G 1: Dispensada: Último prazo para entrega do Plano Individual de Estágio e Diagnóstico Institucional
Reunião de preparação do Fórum de Estágio: com Estágio II para Preparação do Fórum de Estágio Supervisionado em Serviço Social.  
Aula 10 19/10 Painel I: Apresentação do Campo de Estágio: Política Social; Histórico Institucional; Demandas Institucionais; Público Alvo; Estratégias de trabalho do Assistente Social; Fonte de Financiamento Institucional; Articulação com a rede.
Reunião de preparação do Fórum de Estágio: com Estágio II para Preparação do Fórum de Estágio Supervisionado em Serviço Social.  
Aula 11 26/10 Painel II: As expressões da Questão Social no espaço institucional e as intervenções profissionais.

Aula 12 28/10 2 Web atividade: Disciplina Dispensada  
Aula 13 09/11 Fórum de Estágio Supervisionado em Serviço Social
Aula 14 16/11 Seminário: Percepção do(a) Estagiário(a)  no exercício em campo das dimensões: técnico-operativo, teórico-metodológico, ético-político e investigativo.  
Aula 15 23/11 Oficina IV: Reconhecendo e Refletindo sobre o processo de trabalho do/a Assistente Social: Objeto de trabalho; objetivo e ações profissionais; competências e atribuições privativas; Supervisão de Estágio e futuros supervisores; a ação do/a acadêmico/a estagiário/a na efetivação do projeto ético-político do Serviço Social (pensando nos princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional).
Aula 16 30/11 Oficina V: Elaborar o Relatório Final do Estágio I
Aula 17 07/12 Avaliação de Competências: Visita aos campos de estágios para avaliação conjunta com supervisor de campo;
Aula 18 14/12 G 2: Dispensada: - Entrega do Relatório Final do Estágio I e Avaliação da disciplina
Aula 19 20/12 Substituição de Grau: disciplina isenta

Metodologia

A disciplina de estágio em Serviço Social I contempla duas perspectivas de trabalho: o de sala de aula (supervisão acadêmica) e o de campo (supervisão de campo); ambos supervisionados por Assistentes Sociais. Na supervisão acadêmica, o professor, vinculado à Instituição de Ensino, e na supervisão de campo, o Assistente Social vinculado à Organização concedente do estágio, que acolheu o aluno/estagiário.
O processo de acompanhamento e trabalho da supervisão acadêmica terá como matéria prima a cotidianidade do estágio de campo, nele os processos de trabalho do Assistente Social e as expressões da questão social e a vivência objetiva e subjetiva do (a) estagiário (a). A partir delas, a disciplina buscará criar uma relação teoria/prática que possibilite o preparo efetivo do discente para um agir profissional competente em suas dimensões investigativa, propositiva, interventiva, ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa.
Será oportunizado aos discentes dirimir dúvidas, esclarecer caminhos e redirecioná-los, sempre relacionando-os aos princípios ético-político, teórico-metodológico, técnico-operativo da profissão, buscando a unidade entre a teoria e a prática.
No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento da disciplina ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:
1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina;
2. Calendário de Atividades: elaborado pelo professor responsável pela disciplina e disponibilizado aos/às alunos/as.
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico.
4. Web Atividade: Disciplina dispensada;
5. Frequência: documento que regula e registra a presença do aluno em sala.
6. Frequência de campo: documento que regula e registra a presença do aluno no campo de estágio.
7. Avaliação da Disciplina: a avaliação da disciplina é marcada por seu caráter contínuo e cumulativo, não se dividindo em duas médias (G1 e G2). A nota para a composição da média é representada pela somatória simples doas valores resultados das atividades propostas, de 0 a 10 pontos que comporão a nota da média final;
8. Reflexões e discussões: Após as leituras indicadas, espera-se que os alunos identifiquem os conceitos-chave, as idéias e as questões. Esses itens formarão a base para a discussão em sala de aula. Os/as alunos/as poderão ampliar as questões que estão sendo discutidas e sugerir leituras complementares. O professor poderá indicar aos demais alunos/as se a sugestão for pertinente à proposta de trabalho;
9. Exercícios teóricos e práticos: Exercícios planejados para complementar, ampliar e organizar a aprendizagem que serão disponibilizados ao longo das aulas.  
10. Oficina: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à participação de oficinas na disciplina que posterior gera um relatório Técnico Cientifico;
11. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

Oficina I: Estágio Supervisionado: Na prática a teoria é outra?   0,5
Gincana do Conhecimento: Supervisão acadêmica e supervisão de campo: algumas indagações e tentativas de respostas 0,5
Teatro da exclusão social: Debate Contemporâneo da Questão Social: seus rebatimentos no exercício profissional 0,5
Oficina II: Construção do Plano Individual de Estágio I; 1,0
Oficina III - Diagnóstico Institucional 1,0
Painel I: Apresentação do Campo de Estágio 0,5
Painel II: As expressões da Questão Social no espaço institucional e as intervenções profissionais. 0,5
Seminário: Percepção do(a) Estagiário(a)  no exercício em campo das três dimensões 0,5
Oficina IV: Reconhecendo e Refletindo sobre o processo de trabalho do/a Assistente Social 1,0
Avaliação de Competência 3,0
Relatório Final do Estágio Supervisionado I 1,0
Total 10,0
Observações:
1. A aprovação do aluno está condicionada ao aproveitamento da disciplina, que se sustenta em três pilares: (a) frequência em sala – que deve ser superior à 75 % de presença; (b) média final igual ou superior a 6,0 – sendo obrigatória a entrega dos trabalhos que são eixos da disciplina; (c) carga horária em atividades de campo – que deve ser igual ou superior a 204 horas; (c) carga horária em atividades em sala de aula – que deve ser igual 68 horas, ou 75%;
2. A postura não ética do acadêmico durante o estágio (tendo como referência: o Código de Ética Profissional do Assistente Social, o Regulamento de Estágio do CEULP/ULBRA e/ou as Normas da Instituição Concedente de estágio), seja na supervisão acadêmica ou supervisão de campo, poderá levá-lo à reprovação. A postura e/ou situação não ética será encaminhada pelo supervisor acadêmico e/ou de campo, por meio de relatório, à Coordenação de Estágio e posteriormente avaliada pelo Conselho de Curso (CONCUR);
3. O término do estágio e da supervisão de campo e acadêmica deverá ocorrer concomitantemente ao término do semestre letivo;
4. De acordo com o regulamento de estágio, aprovado pelo conselho de curso, não há avaliação de substituição para o eixo Prática Profissional;
5. Não compõe nota, mas é obrigatória a entrega (dentro dos prazos estabelecidos pelo docente: (i) Documentos pessoais para organização da pasta/arquivo no CEULP (2 fotos 3x4, 1 cópia do RG, CPF, Comprovante de endereço); (ii) Via assinada da Carta de Apresentação do/a acadêmico/a ao Campo de Estágio; (iii) Plano de Estágio e Supervisão em Serviço Social. A não entrega destes indica a reprovação automática na disciplina.

Bibliografia

Básica

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.
LEWGOY, Alzira B. Supervisão de estágio em Serviço Social : desafios para a formação e o exercício. 2. ed. São Paulo : Cortez, 2010. 232 p.
PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço. 3. ed. São Paulo : Cortez, 2002. 198 p.

Complementar

BAPTISTA, Myriam Veras. A investigação em serviço. São Paulo : Veras, 2006. 104 p.
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 3. ed. São Paulo : Cortez, 2001. 176 p.
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. 7. ed. São Paulo : Cortez, 2009. 215 p.
IAMAMOTO, Marilda. Vilela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2011. 495 p.
NETTO, José Paulo, BRANT, Maria do Carmo. Cotidiano: conhecimento e critica. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2000. 93 p.

Material Digital

ABEPSS. Associação brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Política Nacional de Estágio. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/pneabepss_maio2010_corrigida.pdf. Acessada em 13 de janeiro de 2014.
BRASIL. Presidência da República. LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
CFESS. CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética Profissional do/a assistente social. Lei 8662/1993. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
_______________________________________________. Meia formação não garante um direito: o que você precisa saber sobre a supervisão de estágio direta em Serviço Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_ESTAGIO-SUPERVISIONADO.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
_______________________________________________. Resolução 533/2008. Regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf. Acessado em 13 de janeiro de 2014.
GUERRA, Y e BRAGA, M. E. Supervisão em Serviço Social. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fxa.yimg.com%2Fkq%2Fgroups%2F22603673%2F2047760758%2Fname%2FTexto-base_4.pdf&ei=-Y7WU6mYBvXesASO9IHYAg&usg=AFQjCNHzAxYzF2EtP5QhZrHkyTrzzvrunQ. Acessado em 28 de julho de 2014.
GUERRA, Y. No que se sustenta a falácia de que “na prática a teoria é outra”. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/mss20.pdf. Acesso dia 28 de julho de 2014.
ALMEIDA, Suênya Thatiane Souza de. A importância do estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social. Disponível in: http://www.cress-mg.org.br/arquivos/simposio/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DO%20EST%C3%81GIO%20SUPERVISIONADO%20NA%20FORMA%C3%87%C3%83O%20PROFISSIONAL%20DO%20ASSISTENTE%20SOCIAL.pdf. Acesso dia 27 de julho de 2016.

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