Turma 1104 - Laboratório de Produção Científica em Serviço Social - 2017/2

Imprimir

Curso:

Período: 2

Professor(es): Márcia Mesquita Vieira

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/2

Ementa

A preparação para aplicação de uma pesquisa científica. A habilitação ética e técnica dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. A construção do referencial teórico de base fundamental para a pesquisa em Serviço Social.

Competências

Entender o conhecimento humano em seus diferentes níveis de produção, bem como planejar projetos de pesquisa em Serviço Social, buscando o conhecimento científico na realidade social, dentro de parâmetros éticos e avaliação crítica. Entender a particularidade da investigação em Serviço Social.

Objetivos

Programa

Aula 1 - Apresentação dos objetivos da disciplina; Apresentação e discussão do Plano de Ensino; Calendário de Atividades; Contrato Pedagógico.
Apresentação Cronograma das Bancas de qualificação.

Aula 2 - Bancas de qualificação do projeto de Pesquisa;
Aula 3 - Orientação individual: Monitoramento das correções sugeridas pela banca de qualificação;
Aula 4 - Orientação individual: Monitoramento das correções sugeridas pela banca de qualificação;
Aula 5 - Roda de Conversa: Ética em Pesquisa e os tramites para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP);
Aula 6 - Oficina: Cadastro na Plataforma Lattes e Cadastro de pesquisador na Plataforma Brasil
Aula 7 - Oficina: Cadastro do Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil – Submeter ao Comitê de Ética
Aula 8 - 1ª Web Atividade: Cadastramento  do projeto na Plataforma Brasil
Aula 9 - Avaliação de Grau 1 - G1 (projeto versão final - qualificação e correções indicadas)
Aula 10 - Orientação individual na elaboração do sumário e Capítulo I;
Aula 11 - Orientação individual na elaboração do Capítulo I;
Aula 12 - Orientação individual na elaboração do Capítulo I;
Aula 13 - Orientação individual na elaboração do Resumo expandido;
Aula 14 - Orientação individual para correções demandadas pelo Comitê de Ética;
Aula 15 - 2ª Web Atividade: Resumo expandido a partir do Capítulo 1;
Aula 16 - Orientação individual para correções demandadas pelo Comitê de Ética;
Aula 17 - Orientação individual na elaboração do Capítulo I;
Aula 18 - Orientação individual na elaboração dos elementos pré-textuais do TCC;
Aula 19 - Avaliação de Grau 2 - Avaliação do Capítulo 1 e dos elementos pré-textuais; 
Aula 20 - Entrega da produção total do semestre para encaminhamento aos orientadores;
Aula 21 - Orientações e encaminhamentos para as orientações individuais no próximo semestre, avaliação da disciplina e encerramento das atividades;

Metodologia

A disciplina é categorizada com teórico-prática, portanto em todos os momentos serão conduzidas metodologias que integrem as reflexões teóricas e a materialização dos elementos práticos estudados.
Os encontros servirão de subsídios para a qualificação do projeto de pesquisa, elaboração do Capítulo I da Monografia, submissão do Projeto de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa.
O desenvolvimento da disciplina ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:
1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina – Será apresentado no início do semestre letivo, pactuado com os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e acessado, durante o semestre, sempre que se fizer necessário;
2. Calendário de Atividades: elaborado pelo professor responsável pela disciplina e disponibilizado aos/às alunos/as. Este material conterá todas as atividades previstas ao semestre letivo dispostas e descritas em um calendário;
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. As aulas serão expositivas e dialogadas;
4. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos complementares ao abordado nos encontros presenciais. 
5. Frequência: ocorrerá por meio de registro no Conecta;
6. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. As avaliações serão composta das etapas estabelecidas no item Avaliação, porém não será aplicada substituição dada a natureza da disciplina;
7. Leituras: leituras deverão ocorrer no período de desenvolvimento da disciplina, conforme orientação do professor. O professor poderá indicar aos alunos/as se a sugestão for pertinente à proposta de trabalho;
8. Rodas de Conversa: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à reflexão e discussão de questões e temáticas relevantes a pesquisa;

Avaliação

Avaliação de Grau 1: G 1
Nota atribuída pela banca de qualificação - (trabalho escrito e apresentação - até 5,0 pontos; atendimento das correções indicadas - até 5,0 pontos = Total 0 a 10 pontos)

Avaliação de Grau 2: G 2
Texto do Capítulo I e elementos pré-textuais do TCC (Total 10,0 pontos)

Bibliografia

Básica

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.

Complementar

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.

Material Digital

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.
BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.
PEREIRA, Potyara A. P. A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000