Turma 1100 - Fundamentos Teórico-Metodológicos Contemporâneos I - 2018/1

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Curso:

Período: 4

Professor(es): GIOVANNI BEZERRA DO NASCIMENTO

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Configurações e tendências das demandas contemporâneas no Serviço Social. A gestão da carreira e da prática profissional frente às exigências postas por tais demandas. O mercado de trabalho do assistente social e os espaços não convencionais da prática profissional.

Competências

Compreender a Crise contemporânea do capital e seus rebatimentos no mercado de trabalho profissional. Refletindo a acerca do Serviço Social na cena contemporânea. Apreensão da profissão e de seu processo de trabalho; Capacidade de compreensão da profissão em suas áreas de atuação.

Objetivos

Programa

Compreensão das expressões da crise na atualidade e sua influência teórico-prática.
Programa
 Demandas Contemporâneas para o Serviço Social.
 O Serviço Social na Cena Contemporânea;
 Crise Contemporânea e as Transformações na Produção Capitalista;
 Crise capitalista e seus rebatimentos no Mercado de Trabalho;
 Serviço Social: Profissão, Carreira e Mercado de Trabalho;
 A Profissão e a prática profissional frente os novos campos de atuação do Assistente Social;
 Mercado de Trabalho e novos espaços de atuação profissional.
 O Trabalho em Rede como uma Estratégia de Enfrentamento as expressões da questão social;
 Redes Sociais como Forma de Intervenção no Serviço Social;
                     Datas e conteúdo das aulas
30/01 Iniciado os diálogos: Capitalismo, crises e conjuntura;
Plano de Ensino: Aulas, Contrato; Trabalhos em Grupo; Avaliações.  
06/02 Crise do capital, precarização do trabalho e impactos no Serviço Social
20/02 O trabalho do Assistente Social em Tempo de Capital Fetiche
27/02 Objeto do Serviço Social e sua relação com as configurações atuais do mercado de trabalho  
06/03 A dimensão política do trabalho do assistente social
13/03 Seminário Temático: I - Crise Capitalista; II - O trabalho Profissional em tempos de crise; III - A Mediação do Serviço Social contemporâneo.  
17/03 1 Web Atividade: Apresentar um resumo expandido do conteúdo trabalhado até a aula 06/03: Conforme orientações no Conecta    
20/03 Estratégias frente à questão social e projeto Profissional no cenário atual do Serviço Social
27/03 Avaliação de Grau I
03/04 Espaço sócio-ocupacional do Assistente Social
10/04 Oficina Temática I: Espaço sócio-ocupacional: o trabalho profissional em ONG’s
17/04 Oficina Temática II: Espaço sócio-ocupacional: trabalho profissional em Assessoria e Consultoria
24/04 Oficina Temática III: Espaço sócio-ocupacional: trabalho profissional em Empresas Privadas
08/05 Oficina Temática V: Espaço sócio-ocupacional: trabalho profissional em Instituições filantrópicas
12/05 2 Web Atividade:  Relatório das oficinas Tématicas I, II, III e V. Roteiro no Conecta  
15/05 Semana do Assistente Social: Os espaços sócio-ocupacionais e as estratégias profissionais  
22/05 Painel Temático: Redes de Atendimento Social: Perspectivas a partir das oficinas temáticas – Construção de um painel
29/05 Espaços sócio-ocupacionais e demandas profissional: debate das novas configurações do exercício profissional  
05/06 Avaliação de Grau 2
12/06 Devolutiva das avaliações. Avaliação do Semestre.
19/06 Avaliação: Substituição de Grau  

Metodologia

A disciplina será desenvolvida por meio de técnicas de ensino: oficinas, seminários, aula investida, visitas institucional, painel temático, aulas expositivas e trabalho em grupo. Bem como a utilização de dinâmicas que facilitem a aprendizagem. Sempre buscando uma relação docente-discente de sujeito-sujeito. Uma relação horizontal e dialogada que proporcione a participação ativa do discente no processo de ensino-aprendizagem.
As técnicas utilizadas colocam o docente como mediador do processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno é agente do seu processo, buscando incentivar a atividade intelectual do acadêmico, levando-o a descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o desenvolvimento das habilidades operações de pensamento significativas – identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicar o que aprendeu. Busca-se também formar um profissional crítico, participativo e agente do seu processo de formação e histórico.
Por fim, a avaliação pelos discentes e pelo docente do ensino e da aprendizagem proporcionados pela disciplina.
As Web’s Atividades serão desenvolvidas de maneira conectada com as atividades desenvolvidas em sala e deverão ser postadas conforme as orientações da docente para que seja validada.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma contínua, cumulativa e sistemática. Os alunos serão avaliados quanto à participação nas atividades, apreensão do conteúdo, articulação dos mesmos à realidade e capacidade crítica. Como a maioria das atividades serão desenvolvidas em sala de aula, a disciplina avaliará também, a presença e a participação do discente na sala de aula. A avaliação será distribuída da seguinte maneira:
Avaliação de G1:
Data Atividades Pontos
13/03 Seminário Temático: I - Crise Capitalista; II - O trabalho Profissional em tempos de crise; III - A Mediação do Serviço Social contemporâneo.   Até 1,0
13/03 Resumo Expandido: Conteúdo do Seminário   Até 1,5
Aulas Atividades em Sala de Aula – aleatória Até 1,5
27/03 Avaliação de Grau I Até 6,0
Total 10 pontos
Avaliação de G2:
Data Atividades Pontuação
Apresentação Trab. escrito
10/04 Grupo I - Oficina Temática I: Espaço sócio-ocupacional: o trabalho profissional em ONG’s Até 1,0 Até 2,0
17/04 Grupo II - Oficina Temática II: Espaço sócio-ocupacional: trabalho profissional em Assessoria e Consultoria Até 1,0 Até 2,0
24/04 Grupo III - Oficina Temática III: Espaço sócio-ocupacional: trabalho profissional em Empresas Privadas Até 1,0 Até 2,0
08/05 Grupo IV - Oficina Temática V: Espaço sócio-ocupacional: trabalho profissional em Instituições filantrópicas Até 1,0 Até 2,0
22/05 Painel Temático: Redes de Atendimento Social Até 1,0
05/06 Avaliação de Grau 2 Até 6,0
Total 10 pontos

Bibliografia

Básica

FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em serviço social. 4. ed. São Paulo : Cortez, 2003.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2001.

___________.Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 5. ed. São Paulo : Cortez, 2011.

PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Complementar

FALCÃO, Maria do Carmo. Cotidiano: conhecimento e critica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
GUEIROS, Maria José Galvão. Serviço social e cidadania. Rio de Janeiro : Agir, 1991.
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. 7. ed. São Paulo : Cortez, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e conservadorismo no serviço social: ensaios críticos / Marilda Villela Iamamoto. 9. ed. São Paulo : Cortez, 2007.



Material Digital

Material digital
CEOLIN, George Francisco. Crise do capital, precarização do trabalho e impactos no Serviço Social. Disponível in: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n118/a03n118.pdf. Acesso dia 29 de janeiro de 2018.
DELGADO, Leila Baumgratz. Espaço sócio-ocupacional do assistente social:
seu arcabouço jurídico-político. Disponível in: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n113/n113a06.pdf. Acesso dia 29 de janeiro de 2018.
YAZBEK, Maria Carmelita. A dimensão política do trabalho do assistente social. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 677-693, out./dez. 2014. Disponivel in: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/05.pdf. acesso dia 29 de janeiro de 2018.

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