Turma 1106 - Laboratório de Produção Científica em Serviço Social - 2018/1

Imprimir

Curso:

Período: 2

Professor(es): Maurício José da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

A preparação para aplicação de uma pesquisa científica. A habilitação ética e técnica dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. A construção do referencial teórico de base fundamental para a pesquisa em Serviço Social.

Competências

Entender o conhecimento humano em seus diferentes níveis de produção, bem como planejar projetos de pesquisa em Serviço Social, buscando o conhecimento científico na realidade social, dentro de parâmetros éticos e avaliação crítica. Entender a particularidade da investigação em Serviço Social.

Objetivos

Programa

Programa
1. Retomando elementos essenciais ao processo de pesquisa em Serviço Social: a elaboração do Projeto de Pesquisa, as técnicas e os procedimentos.
1.1. Planejamento da pesquisa.
1.1.1. Preparação da/para a pesquisa.
2.2. Fases/composição do Trabalho de Conclusão de Curso.
2.2.1. Elementos pré-textuais.
2.2.2. Elementos textuais.
2.2.3. Elementos pós-liminares ou pós-texto.
3. Questões relevantes na Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
3.1.1. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Serviço Social do CEULP/ULBRA.
3.1.2. Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Cronograma
Aula 1 (29.01) – Início das atividades do semestre. Contextualização da disciplina. Apresentação do calendário de atividades e plano de ensino. Orientações para a qualificação dos projetos de pesquisa.
Aula 2 (05.02) – Roda de Conversa: Pesquisa em Serviço, projeto de pesquisa e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Aula 3 (19.02) – Atendimento Individual.
Aula 4 (26.02) – Atendimento Individual.
Aula 5 (05.03) – Atendimento Individual.
Aula 6 (12.03) – Oficina: Instrumentais de pesquisa – A construção e aplicação dos instrumentos (Roteiro de entrevista, Roteiro de coleta de dados e Questionário).
Aula 7 (17.03) – Web Atividade 1 – Postagem do Sumário do TCC com respectivo resumo a ser trabalhado em cada capítulo.
Aula 8 (26.03) – Orientações quanto ao contato nas instituições de pesquisa (questões éticas e procedimentais)
Aula 9 (02.04) – Referencial Teórico (Seleção de material, Leitura seletiva, busca em web sites, construção de textos, citações, plágio).
Aula 10 (09.04) – Atendimento Individual.
Aula 11 (16.04) – Atendimento Individual.
Aula 12 (23.04) – Atendimento Individual.
Aula 13 (07.05) – Oficina: Orientações sobre coleta de dados – Testagem dos Instrumentos de Coleta de Dados – ICD.
Aula 14 (12.05) – Web Atividade 2 – Elabore uma síntese descritiva das principais leituras que serão referencias do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Aula 15 (14.05) – A coleta de dados (questões éticas e procedimentais) Tabulação, sistematização e análise de dados.
Aula 16 (21.05) – A comunicação dos resultados de pesquisa (Principais meios de socialização dos achados).
Aula 17 (28.05) – Atendimento Individual.
Aula 18 (04.06) – Atendimento Individual.
Aula 19 (11.06) – Atendimento Individual.
Aula 20 (18.06) – Seminário de pesquisa em Serviço Social: socialização das comunicações do primeiro capítulo da Monografia.
Aula 21 (55.06) – Avaliação do processo de trabalho; Encerramento das atividades da disciplina.

Metodologia

A disciplina é categorizada com teórico-prática, portanto em todos os momentos serão conduzidas metodologias que integrem as reflexões teóricas e a materialização dos elementos práticos estudados.
Os encontros servirão de subsídios para a qualificação do projeto de pesquisa, elaboração do Referencial Teórico da Monografia, submissão do Projeto de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa.
No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento da disciplina ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:
1. Plano de ensino da disciplina;
2. Calendário acadêmico;
3. Calendário de Atividades acordados entre professor e alunos;
4. Encontros Presenciais/frequência;
5. Web Atividades
4. Leituras, rodas de conversas, e exercícios teórico-práticos;
6. Oficinas para orientar e auxiliar o/a acadêmico/a no cumprimento de atividade que compõem o protocolo de pesquisa.
Utilizar-se-á de recursos audiovisuais como: slides, imagens, vídeos, entre outros, como instrumentos dinamizadores das aulas presenciais.

Avaliação

A avaliação da disciplina será processual e diferenciada das demais disciplinas do curso, por se tratar de laboratório de produção de projetos de pesquisa, portanto serão avaliados os itens gradativamente construídos pelos acadêmicos, seguindo o abaixo descrito.
G1: Peso 1
Qualificação do projeto - 5,0 pontos
Projeto versão pós banca - 5,0 pontos

G2: Peso 2
Projeto versão para o CEP - 2,0 pontos
Referencial Teórico do Trabalho de Conclusão de Curso - 5,0 pontos
Resumo expandido - 3,0 pontos

Bibliografia

Básica

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.

Complementar

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1994.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000

Material Digital

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.
PEREIRA, Potyara A. P. A utilidade da pesquisa para o serviço social. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000