Turma 1110 - Filosofia Social - 2018/1

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Curso:

Período: 1

Professor(es): Maurício José da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

As principais correntes filosóficas que fundamentam a construção do conhecimento na história e em especial na contemporaneidade. O pensamento filosófico brasileiro e as expressões filosóficas que embasam o Serviço Social.

Competências

Ao final do semestre, espera-se que os acadêmicos tenham condições de:
Compreender o processo histórico da filosofia e como esta influenciou no Serviço Social.
Conhecer a evolução do pensamento filosófico e científico no tempo e no espaço.
Identificar os principais pensadores e pensamentos filosóficos, no sentido de compreender historicamente a filosofia e sua influência para a profissão.

Objetivos

Programa

Filosofia e Serviço Social
1.1. Por que estudar filosofia no curso de Serviço Social
1.1.1. O Serviço Social e o projeto de formação na atualidade
2. Filosofia: gênese e campos filosóficos
2.1. Questões introdutórias: qual a utilidade da filosofia?
2.2. A origem da filosofia
2.3. O nascimento da filosofia
2.4. Campos de investigação da filosofia
2.5. Principais períodos da história da filosofia
2.6. Aspectos da filosofia contemporânea

3. História da Filosofia: pensamentos e pensadores
3.1. Do mito à Filosofia
3.2. Filosofia Antiga
3.3. Filosofia Patrística
3.4. Filosofia Medieval ou Escolástica
3.5. Filosofia da Renascença
3.6. Filosofia Moderna
3.7. Filosofia da ilustração ou Iluminismo
3.8. Filosofia Contemporânea

4. A Filosofia no Brasil
5. Expressões filosóficas que embasaram e influenciaram o Serviço Social
5.1. O Positivismo
5.2. O Neotomismo
5.3. A Fenomenologia
5.4. O Marxismo
Cronograma
Aula 01 (31.01) – Início do Semestre Letivo. Avaliação Diagnóstica de Conhecimento Prévio. Contextualização da disciplina.
Aula 02 (07.02) – Por que estudar filosofia na formação em Serviço Social?
Aula 03 (21.02) – Tema: Filosofia para quê? Exercício: Quem/ o que sou eu?
Aula 04 (28.02) – Tema: Filosofia para quê? Texto: O mito da caverna.
Aula 05 (07.03) – História da Filosofia: Filosofia Antiga e Período Socrático.
Aula 06 (14.03) – História da Filosofia: Filosofia Patrística e Filosofia Medieval.
Aula 07 (17.03) – Web Atividade 1 – Construa uma síntese da sua compreensão sobre a importância da filosofia para o Serviço Social.
Aula 08 (21.03) – Exercício coletivo.
Aula 09 (28.03) – Avaliação de Grau I.
Aula 10 (04.04) – Devolutiva das avaliações. Planejamentos para os trabalhos de G2.
Aula 11 (11.04) – História da Filosofia: Filosofia da Renascença e Filosofia Moderna.
Aula 12 (18.04) – História da Filosofia: Filosofia da Ilustração e Filosofia Contemporânea.
Aula 13 (25.04) – A Filosofia no Brasil.
Aula 14 (02.05) – A Filosofia no Brasil.
Aula 15 (09.05) – Expressões filosóficas que embasaram e influenciaram o Serviço Social: neotomismo e positivismo.
Aula 16 (12.05) – Web Atividade 2 – Qual a relação existente entre o marxismo e o Serviço Social?
Aula 17 (16.05) – Expressões filosóficas que embasaram e influenciaram o Serviço Social: fenomenologia e marxismo.
Aula 18 (23.05) – Exercício coletivo.
Aula 19 (30.05) – Avaliação de Grau 2.
Aula 20 – (06.06) – Devolutiva da Avaliação de Grau 2 e encerramento do semestre.
Aula 21 – (13.06) – Substituição de Grau.

Metodologia

As aulas constarão de exposição dialogada dos conteúdos teóricos, com debates e exercícios que estimulem a participação do acadêmico, dando-lhe protagonismo no processo de ensino/aprendizagem. Os conteúdos serão correlacionados com a realidade estimulando a reflexão crítica dos acadêmicos. Utilizar-se-á de recursos audiovisuais como: slides, imagens, vídeos, entre outros, como instrumentos dinamizadores das aulas presenciais. Para tornar efetiva a proposta de aprendizagem serão desenvolvidos trabalhos complementares aos conteúdos ministrados em sala de aula, exercícios de fixação e web atividades, vislumbrando o desenvolvimento da leitura e escrita dos acadêmicos, bem como sua inserção no universo da pesquisa e produção de conhecimento.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):
a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1: relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2: relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.

GRAU 1
Avaliação Escrita (individual) – valor 6,0
Exercícios avaliativos – 4,0

GRAU 2
Avaliação Escrita (individual) – 6,0
Exercícios avaliativos – 4,0

Substituição de Grau:
Prova escrita (individual) com questões objetivas e/ou discursivas (a critério do docente) dos conteúdos do semestre  10

Bibliografia

Básica

JAIME, Jorge. História da filosofia no Brasil. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
CABRAL, Cleides Antonio. Filosofia. São Paulo: Editora Pillares, 2006.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2006.

Complementar

FEINBERG, Joel. Filosofia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. 178 p. (Curso moderno de filosofia).
LUCKESI, Cipriano Carlos. Introdução a Filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez. 2000.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3. ed. rev. São Paulo: Moderna. 2003. (1 ex.).
GOMES, Roberto. Crítica da razão tupiniquim. Porto Alegre: Movimento, 1977. 104 p. (Dialética; 6).

Material Digital

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