Turma 1112 - Gestão e Empreendedorismo Social - 2018/1

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Curso:

Período: 7

Professor(es): Ewandelina de Moraes

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

A Gestão Social e o empreendedorismo social. Origens e conceituação do empreendedorismo. Competitividade nas organizações. Sustentabilidade organizacional. Planejamento estratégico de organizações sociais. Elaboração de projetos sociais e Captação de recursos para projetos sociais.

Competências

* Demonstrar as práticas empreendedoras no contexto do desenvolvimento social;
* Compreender e analisar as atividades do mundo socioeconômico e a relevância do empreendedorismo na inovação, planejamento e desenvolvimento de tecnologias sociais;
* Reconhecer a Gestão Social como um caminho seguro para a sustentação e êxito das ações das organizações dos três setores da sociedade;
* Compreender a sustentabilidade organizacional.

Objetivos

Programa

1. O contexto do surgimento do empreendedorismo social
1.1 Administração e gestão: elementos fundamentais
1.2 Administração ou gestão?
1.3 Gestão Social ou Gestão do Social

2. Principais fundamentos e funções da administração aplicada às práticas de gestão no serviço social.
2.1 Exigências e desafios de gestão / administração no capo de atuação do Serviço Social na atualidade.

3. Empreendedorismo social como estratégia de intervenção social.
3.1 O que é empreendedorismo social
3.2  Responsabilidade Social Empresarial.
4. Sustentabilidade Organizacional
4.1 Conceitos;
4.2  Fontes de recursos;
4.3 Requisitos para a captação de recursos;
4.4 Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos


Metodologia

No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção ao objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento da disciplina ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e web atividades, subsidiadas por: Aulas dialogadas e expositivas, com apoio da bibliografia recomendada, textos e estudos de caso.
Espaço aberto à participação dos alunos para questionamentos e debates críticos e reflexivos.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE): a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo; b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre); c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 ( com peso 2); d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Avaliação de Grau 1:
6,0 pontos Prova Objetiva e Subjetiva
4,0 pontos atividades em sala( Rodas de conversa e painéis)

Avaliação de Grau 1:
6,0 pontos Prova Objetiva e Subjetiva
4,0 pontos Projetos sociais.

Bibliografia

Básica

DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

OLIVEIRA, Edson Marques.Empreendedorismo social : da teoria à prática, do sonho à realidade: ferramentas e estratégias / Edson Marques Oliveira. 8.ed. Rio de Janeiro : Qualitymark, 2008. 240 p.

________. Gestão e serviço social: o empreendedorismo social como estratégia de intervenção / Edson Marques Oliveira. Palmas : Provisão, 2009. 80 p., il.

Complementar

ABREU, Marina Maciel. Serviço social e a organização da cultura : perfis pedagógicos da prática profissional / Marina Maciel Abreu. 2.ed. São Paulo : Cortez, 2011. 240 p.

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. 2. ed. São Paulo: Veras, 2010. 155 p. (Série livro texto; n.1).

FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em serviço social / Vicente de Paula Faleiros. 4. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 208 p.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade : trabalho e formação profissional / Marilda V. Iamamoto. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 326 p.

MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social : crítica ao padrão emergente de intervenção social / Carlos Montaño. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2010. 288 p.

TENORIO, Fernando Guilherme (Coord.). Gestão social: metodologia e casos. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002.

Material Digital








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