Turma 1100 - Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social I - 2018/2

Imprimir

Curso:

Período: 2

Professor(es): GIOVANNI BEZERRA DO NASCIMENTO

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/2

Ementa

Compreensão dos Fundamentos Teóricos do Serviço Social nos diferentes períodos de sua trajetória, à luz dos respectivos fundamentos epistemológicos e históricos, além da compreensão das estruturações metodológicas no percurso evolutivo da profissão. Aprofundamento no contexto mundial e da América Latina.

Competências

Compreensão do significado social da profissão na América Latina e do seu desenvolvimento sócio-histórico a partir da análise de fundamentos históricos, teóricos e metodológicos.

Objetivos

Programa

24/07 Apresentação da Disciplina; Planejamento; Pactuações; Plano de Ensino e Cronograma de atividades.
31/07 Origem do Serviço Social no Brasil
07/08 Natureza e Trajetória Histórica do Serviço Social: as teses da natureza da profissão (perspectiva endogenista e histórico-crítica).
14/08 Emergência e desenvolvimento do Serviço Social: discutindo os aspectos históricos da profissão. Igreja, relações de produção capitalista e a gênese da profissão
21/08 Estudo Dirigido I: O Serviço Social e as conotações ideológicas da sua história
28/08 Estudo Dirigido II: Igreja, relações de produção capitalista e o período da gênese da profissão
11/09 Estudo Dirigido III: A Igreja católica e a formação das primeiras escolas de Serviço Social na America Latina
15/09 1ª Web Atividade: Resenha dos Estudos Dirigidos
18/09 Avaliação de Grau 1: Dispensa aprovada pelo Conselho de Curso
25/09 As diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: pensando na metodologia empregada pela profissão em sua trajetória. Objeto de intervenção: aproximação conceitual.
02/10 Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade.
09/10 Oficina I: O Serviço Social no Brasil: o Encontro e o Documento de Araxá, Teresópolis e Sumaré
16/10 Oficina II: O Serviço Social no Brasil: o Encontro e o Documento de Araxá, Teresópolis e Sumaré
23/10 Oficina III: O Serviço Social no Brasil: o Encontro e o Documento de Araxá, Teresópolis e Sumaré
15/09 2ª Web Atividade: Apresentar pesquisa de editais de Concursos Públicos que tenham conteúdos relacionados à disciplina.  
30/10 Serviço Social nos anos 1950 e 1960
06/11 Reflexões sobre o movimento de Reconceituação
13/11 Reflexões sobre o movimento de Reconceituação
20/11 Avaliação de Grau 2
27/11 Devolutiva das avaliações. Avaliação da Disciplina e Revisão de Conteúdo para Substituição de Grau  
04/12 Substituição de Grau

Metodologia

No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção ao objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento das disciplinas ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:
1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina
2. Calendário Acadêmico: informe da Instituição de Ensino com a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo;
4. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos complementares ao abordado nos encontros presenciais.  
5. Frequência: Disponibilizada ao/à aluno/a em cada encontro presencial e após a análise das atividades semipresenciais para assinatura;
6. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da Instituição;
7. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor.  
8. Reflexões e discussões: Após as leituras indicadas, espera-se que os alunos identifiquem os conceitos-chave, as idéias e as questões. Esses itens formarão a base para a discussão em sala de aula.  
9. Exercícios teóricos e práticos: Exercícios planejados para complementar, ampliar e organizar a aprendizagem que serão disponibilizados ao longo das aulas.
10. Oficinas: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de oficinas, a partir dos conteúdos discutidos em sala;
13. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e au-avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus, G 1 e G 2 bem como as atividades avaliativas ao longo do semestre;
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 será com notas acumulativas, devendo todos discentes participarem das atividades. A metodologia foi adotada considerando de maneira a envolver os discentes no processo de construção do conhecimento;  
e. As avaliações propostas na disciplina são obrigatórias, implicando a perda de pontuação caso o discente não participe das atividades propostas. Conforme atividades estabelecidas abaixo.  
Estudo Dirigido e Produção de Resenha Crítica: Origem do Serviço Social no Brasil 31/08 2,0
Trabalho em Dupla: perspectiva endogenista e histórico-crítica. 07/08 1,0
Estudo Dirigido I: O Serviço Social e as conotações ideológicas da sua história 21/08 2,0
Estudo Dirigido II: Igreja, relações de produção capitalista e o período da gênese da profissão 28/08 2,0
Estudo Dirigido III: A Igreja católica e a formação das primeiras escolas de Serviço Social na America Latina 11/09 2,0
Participação nas discussões e debates em sala de Aula 1,0
Total Avaliação de Grau 1 10,0
Trabalho em Grupo: Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade. 02/10 1,5
Oficina I: O Serviço Social no Brasil: o Encontro e o Documento de Araxá, Teresópolis e Sumaré 09/10 1,0
Oficina II: Serviço Social no Brasil: o Projeto Profissional de “Ruptura” 09/10 1,0
Oficina III: Serviço Social no Brasil: o Projeto Profissional de “Ruptura” 16/10 1,5
Roda de Conversa: Serviço Social nos anos 1950 e 1960 30/10 1,0
Roda de Conversa: Reflexões sobre o movimento de Reconceituação 06/11 1,0
Roda de Conversa: Reflexões sobre o movimento de Reconceituação 13/11 1,5
Exercícios propostos em Sala de Aula e no Conecta Diversas 1,5
Total Avaliação de Grau II (subjetiva e objetiva) 10,0
Observações
1. A aprovação do aluno está condicionada ao aproveitamento da disciplina, que se sustenta em três pilares: (1) frequência em sala – que deve ser superior à 75 % de presença; (2) média final igual ou superior a 6,0 – sendo obrigatória a entrega dos trabalhos que são eixos da disciplina.
2. A data para entrega das atividades e exercícios propostos será marcada pelo docente a partir da complexidade e funcionalidade da disciplina. O atraso na entrega dos mesmos deve ser justificado, por escrito, ao professor, que se reserva no direito de descontar 20% da nota da mesma.
3. Em todas as aulas será exigida a leitura do texto, devendo o discente produzir uma resenha crítica e apresentar e defender em sala de aula, provocando a interação e participação no processo de construção do conhecimento. Todas as atividades são avaliativas, conforme apresentado na descrição das notas.  
4. A Substituição de Grau será realizada mediante uma prova, contemplando todo conteúdo avaliativo de G 1 e G 2.


Bibliografia

Básica

Araxá. São Paulo: Cortez: Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 1984.
CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América Latina. São Paulo: Cortez, 2010. (Capítulo 1, pág. 27 – 43).
VIEIRA, Balbina Ottoni. Serviço Social: processos e técnicas. Rio de Janeiro: Agir, 1978.

Complementar

DAL’PIZZOL, Olema P. Pellizer; MAZUIM, Cleusa. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. (Cadernos Universitários: 74).
FELIZARDO, Lúcia Zelinda Zanella. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. (Cadernos Universitários: 73).
KERN, Francisco A. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. (Cadernos Universitários: 9).
SCHEUNEMANN, Arno Vopel. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. (Cadernos Universitários: 81).

Material Digital

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000