Turma 1101 - Questão Social - 2018/2

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Curso:

Período: 2

Professor(es): GIOVANNI BEZERRA DO NASCIMENTO

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/2

Ementa

Fatores históricos (sociais, econômicos e políticos) que contribuítram para o surgimento e acirramento da questão social. A gênese da questão social e o Serviço Social. Desigualdade e exclusão social como categorias da questão social. A diferença entre problemas sociais e questão social. A questão social como objeto de atuação do Serviço Social. As expressões da questão social no Brasil e no Tocantins e as demandas para o trabalho profissional do assistente social conforme as especificidades da região.

Competências

Capacidade de compreensão sobre a Questão Social, desigualdade social e Serviço Social na sociedade capitalista;
Capacidade de desenvolver a visão critica a partir de uma retrospectiva histórica, teórico-metodológico e ético-política a respeito da questão social e, assim, estabelecê-la e situá-la como objeto de trabalho da profissão.

Objetivos

Programa

Aula 1


26/07 Apresentação do Plano de ensino/contextualização da disciplina.
Debate e discussão grupal: Introdução à questão social
Aula 2 02/08
Elementos para entender a concepção e a gênese da questão social
Aula 3 09/08 Questão Social e Serviço Social
Aula 4 16/08 Elementos para compreender a concepção e a gênese da Questão Social; acumulação primitiva do capital; modo de produção capitalista; a dinâmica política da questão social.

Aula 5 23/08 Painel I: Apresentação e exposição dos painéis fotográficos com as diversas expressões da Questão Social.
Aula 6 30/08 As diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social

Aula 7


13/09 Painel II: Questão Social: particularidades no Brasil.

15/09 1ª Web atividade – Reflexões sobre as Expressões da Questão Social no Tocantins
Aula 08 20/09 O debate contemporâneo da “Questão Social”
Aula 9 27/09 Avaliação de Grau 1: Disciplina dispensada conforme aprovado no Conselho de Curso
Aula 10 04/10 Devolução das avaliações/correções/apontamentos
Tema: As diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: influencias do Materialismo histórico dialético
Aula 11 11/10 Oficina I: O Novo trato a questão social no contexto da reestruturação do capital
Aula 12 18/10 Oficina II: O debate contemporâneo da nova questão social
Aula 13 25/10 Oficina III: Processo de conhecimento das expressões da questão social: processos constitucionais e particulares; dispositivos legais, políticos, sociais e metodológicos.

15/09 1ª Web atividade – Realizar entrevista com um Profissional de Serviço Social identificando apontamentos e estratégias utilizadas para o enfrentamento das expressões da questão social
Aula 14 01/11 Apontamentos sobre as tendências ao enfrentamento do desemprego como expressão da questão social no Brasil contemporâneo.

Aula 15 08/11 Gincana do Conhecimento: Determinantes do desemprego nos anos 1980 a 1990.

Aula 16 22/11 Apontamentos sobre as tendências ao enfrentamento do desemprego como expressão da questão social no Brasil contemporâneo.

Aula 17 29/11 Avaliação de Grau 2: Disciplina dispensada conforme aprovado no Conselho de Curso
Aula 18 06/12 Entrega das avaliações/fechamento das médias/encerramento da disciplina
Aula 19 13/12 Substituição de Grau

Metodologia

Para a condução e materialização desta proposta acadêmica valer-se-á de alguns recursos didáticos e algumas técnicas de ensino. São elas:
1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina;
2. Calendário Acadêmico: informe da Instituição de Ensino com a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo;
3. Atividade semipresencial: Disponibilizada no Conecta;
4. Frequência: Os alunos terão um registro de frequência para as atividades em sala de aula, incluindo as atividades avaliativas;
5. Avaliação da Disciplina: para a avaliação da disciplina serão utilizados os instrumentos apontados neste Plano de Ensino, devendo os(as) discentes cumprir todas etapas para obter o grau de aprovado(a);
6. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período de desenvolvimento da disciplina, conforme orientação do professor;  
7. Oficinas: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização atividades relativas ao conteúdo, a não participação implica em perca de pontos das respectivas atividades;

Avaliação

Considerando que a avaliação se constitui em um processo contínuo, sistemático e cumulativo, no decorrer do semestre serão utilizados vários instrumentos, a fim de acompanhar e orientar a maneira como os acadêmicos estão elaborando os conhecimentos abordados na disciplina.  Todas as avaliações são obrigatórias, a não participação e entrega dos trabalhos implica em perda de nota, conforme organização abaixo.
Data Atividade Peso
02/08 Elementos para entender a concepção e a gênese da questão social 1,0
09/08 Questão Social e Serviço Social 1,0
16/08 Elementos para compreender a concepção e a gênese da Questão Social; acumulação primitiva do capital; modo de produção capitalista; a dinâmica política da questão social. 1,0
23/08 Painel I: Apresentação e exposição dos painéis fotográficos com as diversas expressões da Questão Social. 1,0
30/08 As diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social 1,0
13/09 Painel II: Questão Social: particularidades no Brasil. 1,0
20/09 O debate contemporâneo da “Questão Social” 1,0
Diversas Atividades e exercícios propostos no Conecta 3,0
Total avaliação de Grau 1 10,0
Data Atividade Peso
11/10 Oficina I: O Novo trato a questão social no contexto da reestruturação do capital 1,0
18/10 Oficina II: O debate contemporâneo da nova questão social 1,0
25/10 Oficina III: Processo de conhecimento das expressões da questão social: processos constitucionais e particulares; dispositivos legais, políticos, sociais e metodológicos.
1,0
01/11 Apontamentos sobre as tendências ao enfrentamento do desemprego como expressão da questão social no Brasil contemporâneo.
1,0
08/11 Gincana do Conhecimento: Determinantes do desemprego nos anos 1980 a 1990.
2,0
22/11 Apontamentos sobre as tendências ao enfrentamento do desemprego como expressão da questão social no Brasil contemporâneo.
1,0
Diversas Atividades e exercícios propostos no Conecta 3,0
Total avaliação de Grau 2 10,0
Observações
1. A aprovação do aluno está condicionada ao aproveitamento da disciplina, que se sustenta em três pilares: (1) frequência em sala – que deve ser superior à 75 % de presença; (2) média final igual ou superior a 6,0 – sendo obrigatória a entrega dos trabalhos que são eixos da disciplina.
2. A data para entrega das atividades e exercícios propostos será marcada pelo docente a partir da complexidade e funcionalidade da disciplina. O atraso na entrega dos mesmos deve ser justificado, por escrito, ao professor, que se reserva no direito de descontar 20% da nota da mesma.
3. Em todas as aulas será exigida a leitura do texto, devendo o discente produzir uma resenha crítica e apresentar e defender em sala de aula, provocando a interação e participação no processo de construção do conhecimento. Todas as atividades são avaliativas, conforme apresentado na descrição das notas.  
4. A Substituição de Grau será realizada mediante uma prova, contemplando todo conteúdo avaliativo de G 1 e G 2.

Bibliografia

Básica

SILVEIRA, Sandra da Silva. Questão Social: particularidades no Brasil. São Paulo, Cortez, 2012.
SANTOS, Josiane Soares. Questão Social. Porto Alegre, Imprensa livre, 2008.
WANDERLEY, Mariangela Belfiore. BOGUS, Lucia. YASBEK (org). Desigualdade e a questão social. São Paulo, EDUC, 2000.

Complementar

PASTORINI.Alejandra.A categoria questão social em debate. São Paulo. Cortez.2004.(celoaçãp questão social da nossa época; v 109.
MONTANO. Carlos. Terceiro Setor e Questão Social: Crítica ao Padrão emergente da intervenção sócia -São Paulo: Cortez 2002.
Corbisier, Roland
Raizes da violência / Roland Corbisier. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1991. 294 p.

Material Digital

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