Turma 1103 - Gestão Social e Serviço Social - 2018/2

Imprimir

Curso:

Período: 4

Professor(es): Ewandelina de Moraes

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/2

Ementa

Fundamentos teóricos, filosóficos e conceituais da Gestão Social.  Setores da Sociedade. Aplicabilidade dos conceitos de Gestão Social nas perspectivas da Gestão Pública, Mercado e Terceiro Setor. A Gestão Social no Serviço Social.

Competências

Ao término do semestre, espera-se que o acadêmico seja capaz de promover a ação profissional do Assistente Social com o enfoque interinstitucional e intersetorial, de maneira alinhada com a novíssima tendências de gestão e focada ao desenvolvimento microterritorial.

Objetivos

Programa

Unidade 1. ADMINISTRAÇÃO: TEORIAS E FUNDAMENTOS DA AÇÃO ORGANIZACIONAL
1.1. Introdução ao pensamento organizacional e sua importância na sociedade contemporânea
1.2. A evolução do pensamento administrativo
1.3. Os modelos gerenciais
1.4. As Funções Administrativas
1.5. A Gestão como ferramenta da Administração
1.5.1. Os Níveis de Gestão
1.5.2. As atividades de um Gestor
1.5.3. Níveis de Atividade de um Gestor
1.5.4. A Gestão na esfera pública e na esfera no Terceiro Setor


Unidade 2. GESTÃO SOCIAL: TEORIAS E PRÁTICAS EM CONSTRUÇÃO
2.1. Aproximando-se do conceito de Gestão Social
2.2. O processo da Gestão Social
2.3. O ciclo da Gestão Social
2.4. A Gestão Social e a Rede
2.5. Metodologias participativas na Gestão Social
2.5.1. Diagnóstico Rápido Urbano Participativo - DRUP
2.5.2. Diagnóstico Organizacional Participativo – DOP
2.5.3. Método ZOOP
2.5.4. Oficina do Futuro
2.6. Demandas contemporâneas da Gestão Social

Unidade 3. SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO SOCIAL: DEMANDAS E COMPETÊNCIAS PARA O PROFISSIONAL
3.1. O Planejamento Social
3.2. Planos, Programas e Projetos: a materialização do planejamento na legitimação da intervenção profissional.
3.3. Demandas e Desafios do Serviço Social no campo da Gestão Social

Metodologia

No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção ao objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento das disciplinas ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:
1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina: ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina;
2. Calendário Acadêmico: informe da Instituição de Ensino com a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo;
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 4 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia, ou retroprojetor;
4. Web Atividades: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos complementares ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pelo docente e validadas se atendida à orientação da proposta;
5. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
6. Reflexões e discussões: Após as leituras indicadas, espera-se que os alunos identifiquem os conceitos-chave, as idéias e as questões. Esses itens formarão a base para a discussão em sala de aula. Os/as alunos/as poderão ampliar as questões que estão sendo discutidas e sugerir leituras complementares. O professor poderá indicar aos demais alunos/as se a sugestão for pertinente à proposta de trabalho;
7. Exercícios teóricos e práticos: Exercícios planejados para complementar, ampliar e organizar a aprendizagem que serão disponibilizados ao longo das aulas. Estes exercícios poderão ser individuais ou em grupo conforme a orientação determinada pelo professor da disciplina;
8. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas , entre  outros ) que deverão ser explorados criticamente;
9. Pesquisas teóricas: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas bibliográficas. A apresentação deverá obedecer à metodologia científica (normas da ABNT);
10.Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.
11.Oficina com a disciplina Gestão e Empreendedorismo Social: momento destinado à discussão e/ou práticas interdisciplinares.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):
a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 ( com peso 2);
d. A composição de G1 forma individual de trabalhos (Debates - 2,0, Resumos - 2,0, Fichamentos - 2,0, Questões - 2,0, Atividades em sala - valor 2,0)  e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.



INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

G1

Debates - 2,0
Resumos - 2,0
Fichamentos - 2,0
Questões - 2,0
Atividades em sala - valor 2,0




G2
Avaliação - valor 6,0
Oficina com a turma de Gestão e Empreendedorismo Social - 2,0
Atividades em sala - valor 2,0


Substituição de Grau:
Prova escrita (individual) com questões objetivas e/ou discursivas (a critério do docente) dos conteúdos do semestre 10,0

Bibliografia

Básica

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. 2. ed. São Paulo: Veras, 2010. 155 p. (Série livro texto; n.1).
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campos, 2000. Edição compactada.
OLIVEIRA, Edson Marques. Gestão e serviço social: o empreendedorismo social como estratégia de intervenção. Palmas: Provisão, 2009.

Complementar

FARIA, José Carlos. Administração: introdução ao estudo. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
FISCHER, Tânia. Gestão contemporânea: cidades estratégicas e organizações locais. 2. ed. Rio de Janeiro : Ed. FGV, 1997.
MATTOS, Alexandre Morgado. Organização: uma visão global - introdução - ciência - arte. 2. ed. Rio de Janeiro : Ed. FGV, 1978.
RHEINHEIMER, Ivone. Responsabilidade social: uma nova demanda do setor produtivo - e o seviço social. Em: Opinio - N. 14 (jan./jun. 2005).
TENORIO, Fernando Guilherme (Coord.). Gestão social: metodologia e casos. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002.

Material Digital

Introdução à Gestão das Organizações. In: Processos de Gestão. ADC/DEI/FCTUC/2000/01. Disponível em: http://eden.dei.uc.pt/~dourado/Cadeiras/Pg/public_html/Acetatos/Cap2.pdf Acesso em: 01 de fevereiro de 2014.
TENÓRIO, Fernando G. Gestão social: uma perspectiva conceitual. RAP. Rio de Janeiro. Set/Out, 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/7754/6346 acesso em: 01 de fevereiro de 2014.

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000