Governança de TI

2024/1 - Turma 0610

Ementa

Governança corporativa. Processos organizacionais, tendo como foco o papel da TI na geração de valor para os clientes; a importância da Governança de TI nas organizações. Modelos e frameworks de suporte à governança de TI; ITIL e Cobit.

Competências

Compreender o cenário organizacional;
Conhecer os processos organizacionais de TI e seus fundamentos;
Entender como preparar o ambiente corporativo para a Governança de TI.
Compreender, diferenciar e aplicar os Frameworks COBIT e ITIL.

Objetivos

Objetivo geral
Compreender os processos de governança e gestão das organizações considerando o papel da TI

Objetivos específicos
• Compreender os conceitos de governança e gestão e a sua evolução ao acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
• Entender como se dá a inserção da TI no processo de governança.
• Planejar a inserção dos frameworks COBIT e ITIL nas organizações.

Programa

Cenário Organizacional:
    O papel da TI no contexto organizacional atual;
    Governança corporativa e governança de TI;
    Planejamento estratégico e seus instrumentos.

ITIL v3:
  Ciclo de Vida do Serviço
  Aplicabilidade e benefícios

COBIT 5:
  Governança x Gerenciamento
  Princípios do COBIT
  Modelo de Capacidade do COBIT

Metodologia

A disciplina será desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos metodológicos:
• Aula expositiva: inicialmente serão introduzidos, através de aulas expositivas, os assuntos a serem trabalhados em cada aula, de modo a equipar os alunos com os conceitos necessários para a formulação ativa de conhecimento.
• Debates em sala de aula: baseado em vídeos, nas aulas expositivas e pesquisas, o aluno terá a oportunidade de refletir e discutir suas ideias e compreensões sobre o assunto desenvolvido e, em seguida, problematizar, isto é, discutir as diversas opiniões e ideias dos colegas de sala. O objetivo dessa metodologia é incentivar o estudante a ter uma visão mais abrangente e crítica sobre as diversas temáticas abordadas na disciplina.
• Trabalhos, simulados e listas de exercícios: diversas atividades serão elaboradas para permitir melhor entendimento da realidade do mercado profissional da área de TI e seu enquadramento nas organizações. Trabalhos em equipe simulando empresas reais e suas necessidades serão realizados, assim como a aplicação de listas de exercícios e simulados de exames de certificações pertinentes ao programa da disciplina.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem do aluno é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10) e será realizada ao longo do semestre letivo dividida em duas avaliações de grau (G1 e G2). A avaliação será continuada através de trabalhos, seminários, listas de exercícios e provas no decorrer do semestre.

Valores das avaliações:
Avaliação G1
• Trabalhos, simulados e listas de exercícios (4,0)
• Prova (6,0)
Avaliação G2
• Trabalhos, simulados e listas de exercícios (4,0)
• Prova (6,0)

A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP = (G1 + (G2 x 2))/3.

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.

Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF = (MP + (EF x 2))/3.

Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.

Critérios de avaliação:
• Compreensão dos conceitos e termos técnicos;
• Participação e execução das atividades propostas em sala de aula;
• Organização do pensamento e dos conceitos apresentados;
• Resolução de problemas e questões ;
• Trabalhos:
  **Conteúdo claro e abrangente;
  **Criatividade;
  **Apresentação.

Bibliografia

Básica

AKABANE, Getulio K.. Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação: Conceitos, Metodologias, Planejamento e Avaliações. São Paulo: Atlas, 2012.

FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir F. de. Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.

VAN BON, Jan. ITIL - Guia de Referência. São Paulo: Campus, 2012.

Complementar

BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S.. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2011.

COUGO, Paulo S. ITIL – Guia de implantação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013

HERRERO FILHO, Emílio. Balanced scorecard e a gestão estratégica: Uma abordagem prática. 10 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MANSUR, Ricardo. Governança da Nova TI: A Revolução. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2013.

MUNHOZ, Antônio; GUERREIRO, Karen S.; FERREIRA, Paula. Gestão de processos com suporte em tecnologia da informação. Curitiba: Intersaberes, 2013.

Material Digital

COBIT 5. Disponível em: http://www.isaca.org/COBIT/Pages/COBIT-5-portuguese.aspx

Elaboração de PDTI. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/220992268/Elaboracao-de-PDTI

Fundamentos de Governança de TI. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/49464788/Fundamentos-de-Governanca-de-TI

Gerenciamento de Serviços de TI. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/49511229/Gerenciamento-de-Servicos-de-TI

Gestão da Segurança da Informação NBR 27001 e NBR 27002. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/136758554/Gestao-da- Seguranca-da-Informacao-NBR-27001-e-NBR-27002

Gestão de Riscos de TI. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/55387254/Gestao-de-Riscos-de-TI-NBR-27005

ITIL V3 Fundamentos. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/50809607/ITIL-v3-Fundamentos

Planejamento e Gestão Estratégica de TI. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/85806152/Planejamento-e-Gestao-Estrategica-de-TI

Informações da Turma
Curso
Engenharia de Software
Período: 3
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: Labin VI - 417