O laboratório de leitura e produção textual é um importante suporte pedagógico para os acadêmicos do CEULP/ULBRA e está pensado no plano de desenvolvimento institucional (PDI) como estratégia para nivelar conhecimento. No laboratório, professores (e algumas vezes, alunos) atendem a alunos de todos os cursos, gratuitamente, com a intenção de tornar os discentes aptos a lerem, compreenderem e produzirem textos adequadamente e com desenvoltura. Assim, espera-se que os acadêmicos concluam o terceiro grau com a consciência de que comunicar, ou seja, falar, compreender e produzir texto de forma adequada é fundamental para obter sucesso em todas as áreas do conhecimento.
Este projeto atende acadêmicos, jovens e adultos, de todos os cursos, sobretudo, quando estão matriculados na disciplina Comunicação e expressão. Mas acolhe aluno de qualquer disciplina que tiver dificuldades em leitura, compreensão, interpretação e produção de textos orais e escritos. Ou que queiram corrigir/refazer textos com até quatro laudas. Quando possível, a professora acompanha a correção de capítulos de TCC e/ou monografia com a presença do acadêmico a fim de que ele tenha consciência dos problemas de escrita.
No ano de 2018, o projeto espera realizar trezentos (300) atendimentos em relação aos aspectos
expostos.
O atendimento no laboratório é realizado de acordo com as necessidades individuais de quem vai solicitar ajuda, seja para compreender um texto de determinado gênero e tipo textual, seja para escrever uma paráfrase ou comentário crítico sobre determinada charge, por exemplo. Quando tais necessidades são comuns ao grupo presente, as atividades são realizadas coletivamente. Se o acadêmico demonstra incerteza por onde começar, a professora propõe leitura de texto, seguida de conversa ou debate a partir de questões de compreensão e complementa com atividades de interpretação textual. Na segunda parte, a proposta é produzir texto escrito, seguido de correção e refacção pelo discente com ajuda do professor que ajuda em termos de coesão/coerência textuais, em termos de estrutura do texto, além do conhecimento linguístico relacionado a questões gramaticais. Após o atendimento, insiste-se com o aluno sobre a importância de retornar ao laboratório para continuar / praticar as habilidades até se tornar hábil ao ler e escrever.
Coordenação: Prof. Maria de Fátima Medina