Publicado em: 11/03/2011 08:09

MENSAGEM DO DIA!

Quando DEUS está presente ou ausente na nossa vida?




AUSÊNCIA DE DEUS...?

Texto bíblico: 1 Samuel 4.1-11
“Por que é que o SENHOR DEUS deixou que os Filisteus no vencessem hoje? Vamos trazer de Siló para cá a arca da aliança, para que assim o SENHOR esteja no meio de nós e nos salve de nossos inimigos.” (v. 3)

       Na festa do colégio, o auditório seria usado como salão, inclusive para apresentação de danças. O diretor tinha dúvidas: “será que não seria melhor tirar a cruz da parede. Poderiam achar que não fica bem ter músicas seculares e danças na frente da cruz.”
       Desenvolveu-se um diálogo um pouco Mia longo sobre o símbolo da cruz e a presença de DEUS na vida cotidiana das pessoas, inclusive nas festas.
       Os israelitas, num momento muito crítico – haviam perdido uma batalha -, atribuíram sua derrota à ausência de DEUS. A ideia era: se DEUS está ausente, as coisas não dão certo para o nosso lado. E, de imediato, lembraram-se da arca da aliança, símbolo da presença do SENHOR. Além das tábuas da lei, a arca era considerada uma espécie de trono do SENHOR. O jeito era , pois, trazer a arca para o meio do povo, e pronto: a presença de DEUS estaria garantida. Israel teve que aprender que não é tão simples assim.
       Símbolos como a cruz apontam para DEUS e JESUS. Mas não garantem a sua presença em nosso meio e, menos ainda, o seu apoio nas iniciativas e lutas que nós empreendemos. De nada adianta a presença dos símbolos se não se pergunta pela vontade divina.
       DEUS está presente sempre e espera que nós lhe obedeçamos, conforme propõe o primeiro mandamento: “Eu sou o SENHOR, seu DEUS. Não tenha outros deuses além de mim.”

ORAÇÃO: Ó SENHOR, graças te dou porque tu estás perto de todos que te invocam sinceramente. Ensina-me a reconhecer e  a cumprir a tua vontade. Não me deixe cair em tentação e não afaste de mim a tua misericórdia. Ajuda-me na luta do dia-a-dia. Amém.


PRESENÇA DE DEUS...?

Texto bíblico: 1 Samuel 4.12-22
“Eli estava sentado numa cadeira, perto da estrada, esperando. Ele estava muito preocupado com a arca da aliança. Quando o homem deu a notícia, toda a gente da cidade ficou apavorada e começou a chorar alto.” (v. 13)

       Alguém está muito preocupado... “toda a gente da cidade ficou apavorada”. Nós também conhecemos isso. O sacerdote Eli, líder político e religioso do povo de Israel, está preocupado com a arca da aliança. Por que será? Entendo que a preocupação dele é, na verdade, a preocupação com toda a tradição e todo o sistema religioso: será que vai funcionar? O povo vai continuar confiando nas promessas de seu líder religioso? Aquela arca garante a presença de DEUS?
       Dúvidas... Não, não funcionou! A arca não garantiu a presença  e a ajuda do SENHOR. E agora? Só resta o choro e o desespero?
       Não! Resta aprende com o Evangelho de JESUS CRISTO. Não, não se pode forçar a presença de DEUS por meios ou ritos religiosos, nem por cultos e orações. Isso é engano e crendice religiosa, e não faz parte da FÉ cristã. DEUS quer ajudar, sim, e o nome de seu FILHO, JESUS, significa ajuda. Mas ELE é o SENHOR e nunca o empregado. Ele também é o SENHOR da história e intervém quando ELE quer. O seu povo precisa aprende isso, ontem, hoje e sempre.
       Por isso, a oração do SENHOR JESUS, o Pai nosso, é a oração modelo: “Seja feita a TUA vontade...” Isso é FÉ cristã e faz bem. Nela há espaço para temor e confiança, que estão acima do choro, do desespero e do pavor.
       Podemos continuar orando, clamando, agradecendo e contando com a presença e ajuda de DEUS.

ORAÇÃO: Querido Pai celestial! Liberta-me de ídolos e falsas crendices. Desperta em mim a verdadeira FÉ, que se baseia nas promessas de JESUS. Abre os meus olhos para os valores eternos e purifica o meu coração para buscar as coisas lá do alto. Em nome de JESUS. Amém.







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000