O fazer ciência, participando de atividades de pesquisa básica ou aplicada, representa um importante papel na formação do estudante universitário, no despertar e aprimorar de qualidades que se refletem em sua atuação profissional e na valorização da educação continuada.
A Política Institucional de Pesquisa se materializa em ações multidisciplinares e interdisciplinares que fomentam a produção do conhecimento científico e estimulam a formação do cidadão, capacitado a trabalhar integrado a equipes, reconhecendo o papel do indivíduo e valorizando o trabalho do conjunto, aspectos estes hoje considerados fundamentais na formação de um profissional de sucesso.
Para que o estudante possa ingressar no PROICT, através de um projeto elaborado pelo docente e aprovado institucionalmente, o mesmo deve submeter-se a um processo de seleção que ocorre anualmente. A gestão deste processo seletivo é realizada pela Educon, juntamente com a Direção Acadêmica da instituição.
A Revista Singular tem periodicidade semestral, avaliada por pares que se propõem a contribuir na difusão de debates e ideias no espaço acadêmico e, com isso, criar uma rede de pesquisadores com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate sobre as principais questões nesses campos. São publicações eletrônicas de divulgação científica de trabalhos originais e inéditos, que articulem temáticas e perspectivas interdisciplinares dentro das quatro câmaras da Capes da área interdisciplinar:
Com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos jovens pesquisadores um momento para expandir o conhecimento, visar novas descobertas e apresentar os trabalhos científicos desenvolvidos durante o ano, no contexto de disciplinas, projetos de pesquisa (PROICT), de extensão (PEI) e/ou outros, além de incentivar a busca de novos parâmetros e a troca de experiências entre pesquisadores e estudantes, a Ulbra palmas realiza anualmente a Jornada de Iniciação Científica. Desenvolvida há mais de 20 anos, a Instituição tem a Jornada de Iniciação Científica como seu principal evento científico acadêmico. No encerramento de cada edição ocorre a premiação dos três melhores trabalhos de cada uma das cinco áreas de conhecimento (ou junção de áreas), chamado “Prêmio Jovem Pesquisador”, mediante avaliação de um comitê técnico constituído por professores/pesquisadores do CEULP, além de outras instituições convidadas. Participantes de outras instituições, nesta categoria, que tiverem seus trabalhos premiados recebem uma menção honrosa