Com o entendimento de que a extensão universitária se configura como uma das funções básicas de uma instituição de ensino superior, a extensão é reconhecida, na Ulbra Palmas, como uma forma de intercâmbio dessa com a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento e buscando, pela ação integrada, conhecimentos e experiências para subsidiar a avaliação e a qualificação do ensino e da pesquisa

A extensão universitária figura como forma de complementar, aprofundar, atualizar e difundir os conhecimentos, estabelecendo com a comunidade um processo de troca e participação, sem caráter assistencialista e/ou sem tomar a si ações e deveres do Estado.

Assim, a Política Institucional de Extensão se materializa em ações multidisciplinares e interdisciplinares, específicas e institucionais, que fomentam o exercício de habilidades, o desenvolvimento de competências, a produção do conhecimento e estimulam a formação do cidadão, capacitado a trabalhar integrado a equipes, reconhecendo o papel do indivíduo e valorizando o trabalho do conjunto, aspectos estes hoje considerados fundamentais na formação de um profissional de sucesso.

M O D A L I D A D E S

Na Ulbra Palmas, a extensão universitária se organiza nas seguintes modalidades:

  • Evento

  • Curso

  • Programa

  • Programa de Extensão Interdisciplinar – PEI

  • Projeto

  • Liga Acadêmica

Programa de Extensão Interdisciplinar - PEI

As ações extensionistas na Ulbra Palmas encontram materialidade em eventos, cursos, programas e/ou projetos de extensão, e articulam-se com a política institucional de pesquisa e a proposta de ensino, passando a configurar componentes curriculares obrigatórios, com explicitação nos projetos pedagógicos dos cursos.

Neste contexto, a curricularização da extensão, assim, é apreendida como um processo intrínseco ao fazer pedagógico, partindo do pressuposto de uma estrutura curricular balizada pela aprendizagem por competências; na organização curricular por eixos e, na concepção de disciplinas aderentes aos eixos.

A sistematização desse processo orienta-se pelas linhas de extensão nacionais aderentes ao perfil profissiográfico dos cursos de graduação e, seu planejamento está vinculado à simbiose entre extensão e pesquisa, com os Eixos Temáticos de pesquisa, cuja operacionalização dá-se mediante a estruturação de Programas de Extensão Interdisciplinares – PEI, visando à geração do conhecimento.

Assim, os Programas de Extensão Interdisciplinares (PEIs) assumem um modelo reconstrutivista de educação, em que o aluno protagoniza o processo de aprendizagem e orienta-se pela quadríade extensão-pesquisa-ensino-extensão. Com isso, os PEIs delineiam-se a fim de apreender e problematizar a realidade, estimulando a iniciação científica e fomentando a elaboração de respostas a problemas reais, que retroalimentam o ensino a partir das correlações teoria/prática.

Na conclusão desta circularidade, a extensão promove a devolutiva a partir da formação de agentes transformadores e da implementação das ações planejadas com e na própria comunidade.

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.