Concebida como elemento transversal às atividades de extensão, pesquisa e ensino, na Ulbra Palmas a internacionalização é assumida como uma política, considerando que as discussões mundiais atuais sobre educação corroboram a responsabilidade das instituições de ensino superior pela formação de profissionais cidadãos com profundo conhecimento dos problemas comuns à maioria das nações, de forma a contribuir para o crescimento sustentável coletivo.

Para colaborar com esse processo, a instituição mantém dois programas de mobilidade acadêmica que permitem a realização de diferentes atividades de extensão, pesquisa e ensino norteados por uma vivência intercultural nos níveis de ensino superior e nas modalidades presencial e a distância por ela oferecidos: o Programa de Mobilidade Interna e o Programa de Cooperação Acadêmica Internacional.

Através da mobilidade interna, é possível vivenciar experiências acadêmicas, culturais e turísticas diferentes e valiosas. Pela sua inserção nacional, a Ulbra apresenta enorme potencial de intercâmbio em 13 unidades espalhadas em cinco estados brasileiros, constituindo-se em um diferencial relevante para o acadêmico

Objetivos do Programa de Mobilidade Interna

Funcionamento

O princípio da reciprocidade é a base do Programa de Mobilidade Interna, em que cada unidade da Ulbra, tanto envia quanto recebe alunos e professores.

Os créditos das disciplinas cursadas na unidade de destino são aproveitados no currículo do curso de origem. Outras atividades, como a realização de estágios, visitas técnicas e participação em projetos de extensão e pesquisa, também podem ser validadas, uma vez que o processo de avaliação dessas atividades será realizado por professores das unidades da Ulbra. A duração das atividades da mobilidade interna possui grande flexibilidade, uma vez que poderão variar de uma viagem de estudos de alguns dias até um ano letivo completo cursando disciplinas de graduação.

Acesse o site e saiba mais:
https://www.ulbra.br/canoas/intercambio

Programa de Cooperação Acadêmica Internacional

Nesta modalidade, é possível cursar disciplinas por semestre e realizar viagens de estudos, assim como se integrar a projetos de extensão e pesquisa no exterior. São mais de 50 universidades e instituições estrangeiras conveniadas para o acadêmico se qualificar, expandindo seus horizontes a partir de experiências fora do Brasil.

O programa proporciona a alunos de graduação e pós-graduação da Rede, a oportunidade de estudar de um a dois semestres de seu curso no exterior, podendo aproveitar na unidade de origem os créditos das disciplinas cursadas na universidade conveniada. Outras atividades - como a realização de visitas técnicas e participação em atividades de extensão e pesquisa - poderão ser validadas como atividades complementares". Esta validação está sujeita à aprovação da RI (Relações Internacionais Ulbra) e/ou da coordenação do curso do aluno.

Convênios Ulbra Palmas

Atualmente, a Ulbra mantém convênio com mais de 50 Instituições de Ensino Superior (IES), em 18 países. Tais convênios permitem cursar disciplinas e participar ou desenvolver projetos de extensão e pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, conforme acordo firmado com cada uma.

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.