MENSAGEM - O CHUVEIRO DE DEUS!
O CHUVEIRO DE DEUS
Depois de trabalhar ou viajar um dia inteiro, que coisa boa é tomar um banho. Ganhamos novas energias, nos sentimos limpos para enfrentar outras tarefas ou para descansar de verdade.
A Bíblia também fala que Deus nos lava, e o apóstolo Paulo explica isso. O chuveiro de Deus não é automático. Levou tempo, suor e lágrimas para ser concretizado. Desde o momento em que Adão e Eva lhe desobedeceram, Deus já teve compaixão de todos. Era muito mais que um sentimento de pena. No seu plano de salvar da morte e da perdição eterna, Deus sabia que não poderia contar com a ajuda do próprio ser humano. Não era possível construir uma escada humana para chegar ao céu. A única alternativa era a generosidade infinita do Criador.
O plano de Salvação que Deus preparou saiu caro: enviou seu Filho para nascer de uma criatura humana, sofrendo as necessidades e tentações típicas dos homens e, finalmente, padecendo a tortura e morte na cruz. No entanto, tanto a cruz quanto o túmulo ficaram vazios, pois a vitória de Deus foi total: Jesus ressuscitou e agora essa vida está à nossa disposição.
Por isso, o apóstolo Paulo complementa: “Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida”. Esse chuveiro espiritual, que só Deus pode realizar, nos faz nascer de novo e nos dá uma nova perspectiva de vida. Essa é a essência do batismo e sobre isso o teólogo Martinho Lutero escreveu: “Quando lava o teu rosto, lembra do teu batismo”.
Podemos nos alegrar na perspectiva da Salvação por causa do amor de Cristo por nós. Amor que chega a nós pela Palavra de Deus e seus sacramentos: Santa Ceia e Batismo.
OREMOS: Santo Espírito, preciso da tua ajuda para diariamente lembrar o meu batismo e receber uma nova vida. Renova-me e regenera-me diariamente através de um arrependimento verdadeiro e do teu gracioso perdão. Em nome de Jesus. Amém.
