MENSAGEM - COMPARAR!
COMPARAR
Um pai procurava explicar para os filhos como seria a mudança para uma nova cidade. Ele falava em necessidade de recomeço, contingências trabalhistas, novas oportunidades, chance de renovação e crescimento. Mas a mãe percebeu que as coisas não estavam dando muito certo e interrompeu dizendo: “Querido, penso que assim eles não vão entender. Vamos utilizar uma comparação para que eles compreendam melhor?”
Histórias e comparações nos atraem não só pelo enredo em si, mas pela capacidade que têm de refletir um grande e importante conteúdo para a vida, muitas vezes, em poucas e precisas palavras.
Foi assim que Jesus Cristo agiu. Todo o seu ministério é recheado de parábolas e comparações. O evangelista Marcos chega a dizer que o Mestre não falava ao povo a não ser por meio dessas histórias e ilustrações. Só no capitulo 4 do evangelho de Marcos são várias. A do semeador, da lamparina, da semente e do grão de mostarda são alguns dos inúmeros exemplos que ele utilizou para falar do Reino de Deus, que é nosso, por meio da fé. E o evangelista conclui com esta afirmação: “Assim, usando muitas parábolas como estas, Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender”.
Pela nossa compreensão humana, somos crianças precisando de ilustrações. Não temos condições de entender a profundidade e a riqueza desse reino de amor de Deus. Por isso, Jesus se coloca no nosso nível humano, trazendo a nós a realidade de seu amor e graça, que foram tão longe a ponto de ele dar a sua própria vida em nosso lugar. Sua obra causa a grande e verdadeira mudança de que todos nós precisamos: um novo coração, vivendo na fé nele.
Esse Pai compreensivo nos acompanha em nossa vida, com comparações que nos dão a certeza de seu incomparável amor.
OREMOS: Senhor Deus, obrigado pelo teu amor que me guia e me dá a vida que não tem comparação. Faze-me compreender, cada vez mais, a tua vontade para minha vida. Fortalece a minha fé e a certeza da tua companhia. Em nome de Jesus. Amém.
