MENSAGEM - DOMINAR PARA VENCER!
Dominar para vencer
A semente do ciúme e da inveja começou a crescer no coração de Caim, filho de Adão e Eva, primeiro casal da humanidade. Nos poucos detalhes que a Bíblia nos relata, sabemos que Caim pegou alguns produtos da terra para oferecer a Deus e “Abel, seu irmão, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao Senhor” (Gn 4.4). Quando Caim ficou furioso e até carrancudo diante da alegria de Deus com a oferta de Abel, também recusou o conselho amoroso que lhe deu o Criador, conforme registrado no texto bíblico de Gênesis, capítulo 4, versículo 7: “O pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo”.
Em um convite premeditado para ir ao campo se daria o violento ataque ao seu próprio irmão, causando a primeira morte entre os seres humanos. Caim também mentiu a Deus dizendo agressivamente que não sabia onde estava Abel e que não era o “cuidador” de seu irmão.
Deus aplica a sua justiça mostrando que não está contente com o que aconteceu. Ele disse: “Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra” (Gn 4.11). A saída do paraíso já tinha provocado muitas consequências para eles. Agora a vida de Caim se tornava mais difícil e, como Deus mesmo o advertiu, ele iria “andar pelo mundo sempre fugindo” (Gn 4.12).
Diante do medo da vingança e da morte, Caim mostrou a sua fragilidade e, do seu jeito, solicitou a proteção divina. Deus, além de justo, também é amoroso. Ele não eliminou o castigo pelo que tinha feito, mas advertiu: “se alguém matar você serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança”.
Esse Deus completo também leva muito a sério os pecados que cometemos diariamente. E por isso teve de mandar seu Filho Jesus para dar sua vida perfeita em nosso lugar e assim, nos conceder o seu amoroso perdão. Justiça e amor são as principais características do nosso Deus e Criador. E Ele ainda hoje nos adverte a ficarmos atentos as tentações do pecado e a vencê-las, com a força que Dele recebemos.
Oremos: Amado Pai, ajuda-nos a controlar nossos sentimentos e emoções para que nossa vida seja marcada pela paz e pelo amor, amor como o do teu Filho Jesus. Dá-nos forças para não permitirmos que o pecado nos domine e cria em nós um coração sempre contrito e arrependido. Em nome de Jessu. Amém.
--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31
