MENSAGEM - NOME DE BATISMO!
Nome de Batismo!
Qual é o seu nome de batismo? É uma pergunta comum em todo o país, mas muito significativa. Responda: Qual é o seu nome de batismo? João? Maria?
Não! Não é esse e nenhum outro nome próprio. Pois esse nome com o qual você se identifica aos outros e exerce a sua cidadania foi dado por pessoas humanas, pelos seus pais, com ou sem a influência de outros.
No batismo, recebemos o Espírito Santo e passamos a ter uma nova vida. Isso pode acontecer logo ao nascer ou ainda criança, quando os pais levam seus filhos ao batismo. Ou, quando adultos conhecem a Palavra de Deus, o Espírito Santo age no coração, e então a pessoa é levada ao batismo.
O seu nome de batismo é aquele que o próprio Deus, pela sua infinita graça, lhe dá. Em várias partes do Novo Testamento, aqueles que foram batizados em Cristo passaram a receber nomes e cognomes próprios da sua união com Jesus Cristo.
Por exemplo, no evangelho de Mateus, capítulo 28.19, as palavras de Jesus são de que todas as pessoas do mundo, batizadas e instruídas pelos seus discípulos, passam a ser igualmente discípulos.
Outro texto é o de Romanos 6.3, que destaca o batismo como o meio pelo qual a graça de Deus nos fez morrer e ressuscitar do pecado e da morte juntamente com Cristo, para termos uma vida completamente dedicada a ele.
Gálatas, capítulo 3., afirma que, batizados em Cristo e a ele unidos pela fé, nós herdamos a titularidade de filhos de Deus!
Que alegria, portanto, é saber que desde o batismo você foi chamado e feito discípulo de Jesus, tanto para aprender a sua Palavra quanto para testemunhar da sua fé a outras pessoas. Como é significativo você saber que, a partir do seu batismo, também foi transformado em servo de Deus, a fim de praticar com amor a sua vontade.
E como é confortador saber que, desde o batismo, o Espírito Santo passou a habitar em você e você se tornou filho de Deus, de tal forma que pode dirigir-se a Deus, com toda a confiança e liberdade e chamá-lo de Pai. Conforme o texto de Romanos diz: “O Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: ‘Pai, meu Pai!’” (Rm 8.15).
Oremos: Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome na minha vida. Obrigado por teres me chamado pelo meu nome e escolhido para ser um filho teu. Conserva o teu Espírito Santo em minha vida para que Ele me oriente e guie para que eu possar herdar a coroa da vida eterna. Em nome de Jesus. Amém.
