Publicado em: 17/08/2012 08:34

MENSAGEM - O QUE FAZER DIANTE DO ERRO DO PRÓXIMO?




O QUE FAZER DIANTE DO ERRO DO PRÓXIMO?

“Se o teu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois” (Mt 18.15).

De que maneira e com quais objetivos chamamos a atenção ou repreendemos uma pessoa que faz algo errado? Fazemos isso com cuidado, bom senso e sinceridade de coração? Ou, simplesmente saímos aos quatro ventos divulgando o que o outro fez, criticando e piorando a situação?

No evangelho de Mateus, capítulo 18, versículo 15, Jesus, o bom Mestre e nosso Salvador, diz como devemos agir. O irmão, citado no texto bíblico, é aquele que peca e age erradamente, desrespeita a lei de Deus e a lei dos homens. Ofende você e age de forma vergonhosa. Pode ser qualquer um que tem contato com você, em seu dia-a-dia. E o que você faz? Ignora-o totalmente? Você sabe que isso também não está certo. O que fazer então? Jesus responde: “Vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois”. Esta é a atitude correta. Sem fofocas, sem indiretas, sem falar pelas costas, sem agredir verbalmente em público, sem humilhação. Mas com uma conversa franca, em particular, para esclarecer tudo. É claro que nem sempre há abertura para isso. É preciso avaliar a situação e ver se estamos em posição de corrigir a pessoa. Se for possível, é sempre importante “ganhar de volta o seu irmão”. É preciso estar disposto a perdoar, seguindo o exemplo de Cristo, expressão maior de amor e de perdão para com os homens. Se isso não der certo, então podemos pedir ajuda de outros, sempre com o objetivo de fazer as coisas conforme a vontade de Deus.


Será que temos agido assim, com cautela, seguindo estes passos no espírito do amor, com o objetivo de promover a reconciliação? E a oração, tem acompanhado este procedimento? Jesus garante que “todas as vezes que dois de vocês pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo Pai que está no céu. Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”.

Estes conselhos são fundamentais para o relacionamento entre os seres humanos. Que o amor do Salvador Jesus nos inspire a procedermos desta maneira. E sejamos também humildes, sabendo receber os conselhos, orientações e repreensões que os outros dão a nós.

Oremos: Senhor, diariamente eu erro na minha relação com o próximo e também contra Ti. Perdoa-me sempre e ajuda-me a melhor a minha relação com as pessoas com as quais convico. E quando os outros erram contra mim, da-me humildade para perdoar e sabedoria para admoestar o meu próximo faltoso. Abençoa este meu dia e o final de semana que se aproxima. Em nome de Jesus. Amém.







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000