MENSAGEM - JUVENTUDE IMPRUDENTE!
A Juventude Imprudente!
Texto: Pv 8.1-11
“Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente” (Pv 8.5).
As atitudes inconsequentes da juventude são por demais conhecidas. Uma das idades mais bonitas e desafiadoras da vida muitas vezes é marcada por tragédias ou por atos irreparáveis. “Bebi demais” – é uma das desculpas mais frequentes para explicar uma gravidez indesejada, uma contaminação por AIDS, ou um acidente de carro. A falta de experiência e a excessiva liberdade de que a maioria dos jovens desfruta levam pais ao desespero e às lágrimas.
“Você é jovem e sem experiência? Aprenda a ser prudente.” Esse é o conselho do sábio rei Salomão no seu livro de Provérbios, capítulo 8, versículo 5, acrescentando que prudência tem a ver com a sabedoria que vem de Deus. Ninguém é dono da verdade absoluta, a não ser Deus, que tudo criou na sua sabedoria. Quando o ser humano se desviou do caminho que Deus havia traçado para ele, chamou também a desgraça sobre si.
Deus não abandona o ser humano na sua imprudência e desgraça. Ele mesmo veio ao nosso encontro e fez-se um de nós na pessoa de seu Filho Jesus Cristo. Com Jesus e por meio de Jesus podemos retomar o caminho da prudência e ouvir os conselhos do nosso Pai celeste atentamente para o nosso bem. E, quando erramos, podemos voltar arrependidos a ele. Ele nos aceita e perdoa.
A prudência nunca fez mal a ninguém. Vale à pena repensar nossos conceitos como jovens, e nossos conceitos como pais na educação de nossos filhos. A Palavra de Deus está aí para nos orientar no verdadeiro caminho: Jesus.
Oremos: Senhor, perdoa a minha imprudência. Ajuda-me a andar pelo teu caminho da luz, seguindo os passos de Jesus. Dá-me prudência na condução da minha vida nesta nova semana que estou iniciando, para que minhas palavras e meus atos levem vida aos que me rodeiam. Obrigado pelo teu amor e perdão. Em nome de Jesus. Amém.
