Publicado em: 04/09/2012 11:11

MENSAGEM - A LUZ E A COLHEITA!




 A LUZ E A COLHEITA!

Texto: Ef 5.3-21

“Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” (Ef 5.8-9).

Para os antigos, a luz era sinal de milagre, de poder divino, de fazer “brotar a vida”. O fruto de uma planta era visto como um presente dos céus. Talvez seja essa uma das razões que levou o apóstolo Paulo a comparar a luz com a ação de Deus no livro bíblico de Efésios, capítulo 5, versículos 8 e 9: “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade”.

De um lado, a luz revela “o que está escondido” e dissipa as trevas mais densas, trazendo segurança e dissipando o medo do desconhecido. Por outro lado, a luz também é geradora da vida – ela faz a planta crescer e frutificar. Da mesma forma, Deus é a luz que ilumina nossa vida, afasta de nós todo o medo, nos dá vida nova e produz em nós os frutos do Espírito Santo.

Viver nessa luz não é merecimento, mas presente de Deus, um privilégio. A luz ilumina a planta, e esta se volta em sua direção. De igual modo, é Deus quem nos ilumina e nos faz “pertencer a ele” (Ef 5.8). O apóstolo João diz que Jesus “era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas” (Jo 1.4). Jesus escolheu habitar entre nós para nos trazer pessoalmente a luz de Deus. Com sua morte na cruz, fomos resgatados das trevas dos pecados e passamos a viver na luz, produtora da “grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade” em nós (Ef 5.9). Amar a Deus e amar ao próximo é refletir ao mundo a luz que recebemos de Deus.

De novo, não é motivo de orgulho, pois é a Luz que nos faz frutificar. Assim sendo, ainda hoje a Luz é um sinal do poder de Deus: o milagre da nossa salvação em Cristo Jesus. Graças a Ele, somos chamados das trevas para a maravilhosa luz! Graças a Ele, faremos parte da grande colheita da vida eterna!


Oremos: Nada, Senhor, pode ser maior do que teu amor por mim! Louvo a ti por tanto amor assim. Ilumina a minha vida, com a luz do teu Espírito Santo,  para que a colheita dos frutos da luz seja sempre rica. Abençoa este meu dia, para que nele eu possa ser um semeador da semente da tua palavra, que é luz que ilumina o caminho. Olha com misericórdia, Senhor, por tantos enfermos e necessitados que precisam, de forma especial, da tua misericórdia e graça.Em nome de Cristo, a luz do mundo. Amém.







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000