MENSAGEM - CADARÇOS DA HUMILDADE!
CADARÇOS DA HUMILDADE
João disse a todos: — Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lc 3.16)
Nos tempos de Jesus, amarrar e desamarrar as correias das sandálias era uma das tarefas mais humildes, geralmente feita por escravos e servos. No evangelho de Marcos, capítulo 3, versículo 16, lemos sobre uma pessoa que se achava indigna até mesmo de uma tarefa tão simples: “João disse a todos: – Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
João Batista considerava-se, diante de Jesus, um servo humilde, alguém indigno diante do santo de Deus, o Messias, o enviado para trazer paz e vida ao povo de Israel e à humanidade. João, famoso por batizar as pessoas, aponta um milagre que Jesus faria e ainda faz: o milagre do batismo. E João fala sobre Jesus, sobre a grandeza do Messias, justamente porque as pessoas, esperançosas pelo perdão, pelo cumprimento da promessa de Deus, o estavam confundindo com o Messias.
Na ânsia por respostas e uma vida melhor, muitas vezes nós mesmos nos deixamos levar por líderes e pessoas. Em nossa angústia por solução, na busca por um caminho que dê sentido à vida ou à morte, acabamos seguindo líderes que, ao invés de apontar para Jesus, são entronados e enriquecidos com glória, dinheiro e poder. E, por fim, diante da realidade de que tais pessoas não podem trazer paz ou consolo duradouros, muitas pessoas acabam desiludidas com a igreja, e mesmo com a fé cristã.
João Batista nos ensina: só há esperança no Messias. Jesus deu sua vida e ressuscitou por todas as pessoas. Quem nele crê não ficará desiludido. Ele é único que pode batizar com o Espírito Santo e com fogo. Ele, de quem não somos dignos de desamarrar as sandálias, é o Salvador humilde, o Rei que desce do trono e coloca-se ao lado dos indignos, batizando-os e trazendo-os para o seu lado, perto, amados. É esse Deus Salvador e Amigo que precisamos buscar em todos momentos da nossa vida, pois só ele pode nos dar o que nada e ninguém deste mundo pode nos dar, a Vida Eterna no céu. Confie nele, pois ele não te decepcionará!
Oremos: Meu Senhor Jesus, não sou digno de estar junto a ti, mas o teu amor me trouxe à tua família. Obrigado pelo batismo regenerador e renovador. Dá-me humildade verdadeira para reconhecer diariamente a minha dependência da tua graça, do teu amor e da tua misericórdia. Acolhe-me, pelo teu perdão e renova as minhas forças para esta nova semana, que consagro a ti. Em teu nome, Senhor Jesus, eu peço e agradeço. Amém.
