Publicado em: 16/04/2013 09:07

UM COCHILO PERIGOSO!




UM COCHILO PERIGOSO!

Texto: At 20.1-11

“De repente ele dormiu e caiu da janela. Quando o levantaram, estava morto. Então Paulo desceu, abaixou-se, abraçou o moço e disse: Não se assustem, pois ele está vivo.” At 20.9-10

Estudos têm comprovado que um cochilo após do almoço faz muito bem à saúde do trabalhador. A pessoa descansada se torna mais produtiva. Mas um cochilo em hora inadequada pode custar muito caro, com graves consequências. É o caso, por exemplo, de um motorista que cochila ao volante.

O livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 20, versículos 7 a 12, relata um episódio interessante sobre este assunto. O apóstolo Paulo estava na cidade de Trôade. No sábado à noite ele reuniu os cristãos para o estudo da Palavra de Deus. Estavam numa sala do 3º andar de um prédio. Um jovem, chamado Êutico, se assentou no peitoril de uma janela. Paulo se alongou tanto em seu estudo que o jovem não só cochilou, mas literalmente adormeceu e caiu. E a queda foi fatal. Houve pânico e correria! Mas o apóstolo, achegando-se ao jovem, lhe devolveu a vida pelo poder de Deus.

Está aí um tema muito atual e delicado para a reflexão: O que um pregador precisa fazer, que métodos usar para manter seus ouvintes acordados nas reuniões da Igreja? Ou talvez devêssemos perguntar: quem é mais culpado pelo cochilo nos serviços da Igreja: o pastor que não controla seu tempo na pregação ou o ouvinte que não se esforça para vencer sua sonolência? Os dois fatores são necessários para um bom aproveitamento da mensagem. O pregador precisa saber quando parar e o ouvinte precisa estar atento para ouvir e assimilar as verdades do evangelho.

Quando se trata de contar às pessoas que só através de Cristo temos perdão dos pecados, vida eterna e salvação, todos os esforços devem ser feitos. Mas, cabe ao pregador o maior desafio para manter atentos os seus ouvintes. Uma mensagem bem elaborada, estudada e fundamentada na Escritura Sagrada sempre despertará interesse. Além disso, o uso das técnicas  básicas da redação, ou seja: princípio, meio e fim, garantem uma boa receptividade dos ouvintes. E aos ouvintes valem as palavras do profeta Isaías sobre o Senhor Deus: “Todas as manhãs ele faz que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer” (Is 50.4). Então, não cochile, mas ouça mais uma vez o que Deus tem a lhe dizer e receba o seu imensurável AMOR em sua vida. Assim você viverá eternamente.

Oremos: Senhor, ajuda-me a estar sempre atento e pronto para ouvir as tuas verdades que trazem alento e salvação. Afasta de mim a sonolência espiritual que me afasta de ti. Aumenta a minha fé e o meu amor pela tua Palavra. Abençoa-me e guarda-me. Em nome de Jesus.  Amém.

Adaptado de: www.horaluterana.org.br

--
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31







Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000