ATÉ QUANDO PERDOAR?
ATÉ QUANDO PERDOAR?
Texto: Mt 6.14-15
“Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês” (Mt 6.14-15).
Certa vez Jesus contou a seguinte história. Certo homem foi perdoado de uma dívida enorme, impagável. O rei viu que ele não tinha como pagar, teve pena dele e perdoou a dívida. Mas este mesmo homem não foi capaz de perdoar um amigo que lhe devia uma pequena dívida. Colocou o amigo na cadeia. O rei, ao tomar conhecimento do que havia acontecido, chamou aquele homem de volta e lhe disse: “Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu lhe perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você” (Mateus 18.21-34).
Após ensinar a oração do Pai Nosso, Jesus faz um comentário dizendo que se perdoarmos quem nos ofende, o Pai nos perdoará. Mas se não perdoarmos, o Pai também não nos perdoará. Ele sabe como o ser humano é raivoso e tem dificuldade em perdoar. Ele aborda este assunto diversas outras vezes, sempre enfatizando que Deus teria todos os motivos para nos condenar; mas, por amor, ele nos perdoa, pois Jesus pagou pelos nosso pecados na cruz. Assim como Deus nos perdoa, devemos nós também perdoar os que nos ofendem, formando uma grande cadeia de amor e perdão, que é a Santa Igreja Cristã, a comunhão dos que são perdoados e se perdoam mutuamente.
Em outra ocasião Jesus disse, também, aos discípulos: “Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; e se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez disser: ‘Me arrependo’, então perdoa. Os apóstolos pediram ao Senhor: Aumente a nossa fé.” (Lucas 17.3-5).
Que possamos aprender a perdoar com o mesmo amor que Cristo perdoou todos os que lhe fizeram mal. Ele ama e perdoa a todos nós, e por isso vamos levar aos outros, também, este amor sem medida.
Oremos: Senhor, tu sabes como somos fracos e raivosos. Abranda o nosso coração com o teu amor e ajuda-nos a perdoar assim como tu sempre nos perdoas. Por Jesus. Amém.
www.horaluterana,org,br
