PERDOADOS E PERDOANDO!
PERDOADOS E PERDOANDO
Texto: Mt 18.32-33
Aí o patrão chamou aquele empregado e disse: “Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você.”
Quando somos perdoados experimentamos uma das melhores sensações que temos, tanto na família quanto nos relacionamentos em geral. Como é bom sermos perdoados quando erramos, não é mesmo? A coisa muda de figura quando nós precisamos perdoar alguém que nos ofendeu. Aí o nosso orgulho humano quer falar mais alto. Pensamos que temos direito à vingança.
Jesus nos contou uma parábola que nos mostra como Deus quer que façamos com o nosso semelhante. A história fala de alguém que devia uma enorme quantia, que se tornou impagável. O credor o chamou e simplesmente lhe disse que a sua dívida estava perdoada. Imagine-se numa situação assim. Quanta alegria saber que a sua dívida, que lhe tirava o sono e a alegria, não existe mais. Mas a história continua dizendo que essa pessoa, que foi perdoada dessa enorme dívida, quando encontrou um colega que lhe devia alguns trocados, o cobrou e inclusive o levou preso até que ele lhe pagasse aqueles trocados.
A Bíblia nos relata o que aconteceu a seguir. O patrão chamou aquele empregado e disse: “Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você” (Mt 18.32-33).
Onde nós entramos nessa história? É bem simples: a dívida que nós acumulamos diante de Deus, que chamamos de pecado, é tão grande que se tornou impagável. Deus sabia que, se dependesse de nós, estaríamos perdidos. Então ele resolveu fazer Jesus pagar essa dívida em nosso lugar. Toda a pessoa que recebe esse perdão, sente-se feliz, pois Deus tirou dela aquilo que lhe tirava o sono e a alegria. Agora Deus espera que eu também pratique esse perdão nos meus relacionamentos. Saber que Jesus, com seu sofrimento, morte e ressurreição, pagou toda a minha dívida com Deus, me dá forças para praticar o amor em meus relacionamentos.
Oremos: Ó Senhor, meu bondoso Deus, como é bom saber que tu me perdoas em Jesus Cristo. Ajuda-me a perdoar a todos do mesmo modo como tu perdoas. Abençoa este meu dia e também o final de semana que se aproxima. É o que peço e agradeço em nome de Jesus. Amém
www.horaluterana,org,br
Um abraço e que Deus te abençoe sempre.
Pastor Ari Schulz
Pastoral do CEULP/ULBRA
Fone: (63) 3219-8051 ou 92249827
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo." At 16.31